quinta-feira, 7 de maio de 2015

RANKING: OS 10 MELHORES FILMES DRAMÁTICOS DE COMEDIANTES

Quando você escuta nomes de atores do quilate de Jim Carrey, Adam Sandler, Ben Stiller, entre outros, rapidamente você os associa a uma boa ou a uma ruim comédia. Mas saiba que esses destemidos comediantes já tentaram dar uma movimentada em suas carreiras e decidiram sair da zona de conforto, estrelando uma ou mais produções dramáticas em algum determinado momento de suas vidas. Sendo assim, o blog "Eu e o Cinema" resolveu ranquear os 10 melhores filmes de drama desses atores que tem como especialidade a comédia e suas vertentes. Como de costume, antes de qualquer precipitação da parte do leitor amigo, citarei quais regras foram determinantes para a formação desse ranking:
 - Só foram listados um filme por ator. Ou seja, o melhor na minha opinião.
 - O que vale é a qualidade do filme num todo e não a qualidade do comediante.
 - Só foram listados filmes que eu assisti.
 - O ranking é simplesmente embasado na minha humilde e errante opinião.

Tudo explicadinho?! Bóra pro ranking:


10º Lugar - Ben Stiller

"A Vida Secreta de Walter Mitty - 2013"

No quesito comédia, Ben Stiller é um dos meus favoritos. Protagonista em clássicos como "Entrando Numa Fria", "Quem Vai Ficar com Mary?" e "Trovão Tropical", Stiller faz rir com o seu jeitão retraído e meio perdedor. Jeitão esse que também deu certo com os filmes mais dramáticos. Em 2010 o ator esteve no longa "O Solteirão", que apesar do nome infeliz, trata-se de uma comédia com grande carga dramática. Mas foi em 2013 que Stiller fez o notável e simpático "A Vida Secreta de Walter Mitty". A produção conta a história de um empregado introspectivo e desinteressante que vive tendo visões e que precisa se aventurar pelo mundo para salvar seu emprego. O filme é bonito, visualmente interessante e conta com a presença de Kristen Wiig, atriz que também é conhecida por atuar em comédias.

Ben Stiller em "A Vida Secreta de Walter Mitty": Filme simpático

9º Lugar - Seth Rogen

"50/50 - 2011"

Seth Rogen faz parte da mais recente safra de comediantes que vem ganhando cada vez mais espaço na sétima arte, juntamente com atores como Jonah Hill, Michael Cera e Jason Segel. No quesito dramático, Seth co-estrelou o ótimo longa "50/50" de 2011. O filme que tem Joseph Gordon-Levitt no papel principal, conta a história de um rapaz de 27 anos que descobre um tumor que lhe dá 50% de chances de sobrevivência. Mesmo com este tema forte, o enredo trata o problema da forma mais despojada e alegre possível.
Enquanto o filme é bem bacana e bem conduzido, a interpretação de Seth Rogen não se baseia em nada além do que o amigo "Seth Rogen", mais "Seth Rogen" que alguém poderia ter na vida. Nada que atrapalhe o desenvolvimento do longa.

Seth Rogen em 50/50: Rogen sendo Rogen

8º Lugar - Adam Sandler

"Reine Sobre Mim - 2007"

Se no quesito comédia, Adam Sandler não é uma unanimidade (apesar de ser um dos mais bem sucedidos financeiramente falando), nos poucos dramas que se envolveu ele recebeu elogios. A sua primeira experiência com os filmes dramáticos foi com o elogiadíssimo "Embriagado de Amor" em 2002. Recentemente ele esteve em "Homens, Mulheres e Filhos", mas na minha opinião "Reine Sobre Mim" de 2007 foi sua melhor produção dramática (mesmo porque eu não assisti os outros filmes citados... foi mals). O longa que conta a história de amizade entre um dentista bem sucedido e um homem que perdeu a família nos atentados do 11 de Setembro (Sandler) é de fato bem tenso e dramático. O comediante não compromete no papel e segura a carga pesada que o filme lhe oferece com bastante competência. Vale assistir!!!

Adam Sandler em Reine Sobre Mim: Mudança de visual pra mudar de gênero

7º Lugar - Jennifer Aniston

"Cake - Uma Razão Para Viver - 2014"

Jennifer Aniston (eterna Rachel Green... ou não) era a rainha das comédias românticas!!! Filmes como "Quero Ficar com Polly", "O Amor Pede Passagem" e "O Amor Acontece" estão aí para provar isso. De uns tempos pra cá, Jennifer deixou essa vertente um pouco de lado para se aventurar em comédias mais sacanas como "Quero Matar meu Chefe" e "Família do Bagulho". Mas foi em "Cake - Uma Razão Para Viver" que ela deu um giro de 360 graus e encarou uma personagem de carga emocional extremamente tensa. A missão foi tão bem cumprida, que a atriz teve seu nome cotado para concorrer ao Oscar de "Melhor Atriz" neste ano. O filme em si é bem mediano, mas a atuação de Jennifer é digna de aplausos.

Jennifer Aniston em Cake: Interpretação melhor que o filme em si.

6º Lugar - Jerry Lewis

"O Rei da Comédia - 1983"

Para muitos, Jerry Lewis é um dos maiores comediantes de todos os tempos, senão o maior. Protagonistas de clássicos da sétima arte, Lewis já era extremamente respeitado quando foi convidado pelo diretor Martin Scorsese a co-estrelar juntamente com Robert de Niro, uma comédia nem tão engraçada assim. "O Rei da Comédia" de 1983 conta a história de um aspirante a comediante (DeNiro) que deseja ter seu momento de glória no programa de um famoso apresentador de televisão (Lewis) e para isso ele está disposto a tomar a atitude que julgar necessário. O filme é mais um dos clássicos "DeNiro/Scorsese" e a atuação de Jerry Lewis é perfeita, tanto que concorreu ao BAFTA pelo seu personagem como "Melhor Ator Coadjuvante".


Jerry Lewis em O Rei da Comédia: Esqueçam as caretas

5º Lugar - Eddie Murphy 

"Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho - 2006"

Eddie Murphy era o cara da comédia nos anos 80 até meados dos anos 90. Assim como sua popularidade, o nível de qualidade dos seus filmes também decaiu bastante nos anos posteriores. Afinal, como se esquecer de produções terríveis como "O Professor Aloprado 2", "Showtime" e "A Creche do Papai"? Até que em 2006, Eddie Murphy surpreendeu a todos ao fazer parte do elenco do drama musical "Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho". Neste filme que conta a história de um grupo musical feminino que almeja o estrelato, Murphy contracena (e muito bem, tanto que concorreu ao Oscar de "Melhor Ator Coadjuvante") como um dos cantores mais populares da gravadora que contratam as meninas. Infelizmente, para tristeza geral da nação, mesmo com a boa repercussão que "Dreamgirls" lhe proporcionou, o ator resolveu voltar para as bombas que (quase) sempre estiveram presentes em sua carreira (leia-se "Norbit", "O Grande Dave", "As Mil Palavras", entre outros).


Murphy em "Dreamgirls": Sem duvida o seu melhor filme nos últimos 15 anos

4º Lugar - Whoopi Goldberg

"A Cor Púrpura - 1985"

Antes de Whoopi Goldberg se embrenhar nas mais variadas comédias, seu primeiro grande filme de destaque foi um drama (e bota drama nisso). "A Cor Púrpura", filme de Steven Spieberlg que conta a tensa história de uma mulher negra que é violentada pelo próprio pai e é comprada por um fazendeiro, chamou tanto a atenção do público e da crítica especializada, que concorreu as principais indicações ao Oscar de 1986 (incluindo "Melhor Atriz" para Whoopi). Depois disso, a atriz nunca mais foi vista em um drama sério novamente. Daí você vira e fala: "Aaah, mas a Whoopi Goldberg ganhou o Oscar por "Ghost" e é um romance dramático...". Ok!!! Mas vamos combinar que a atriz desempenhou um papel cômico na trama e "A Cor Púrpura", convenhamos, é bem melhor que "Ghost"... Ou não é?!?!

Whoopi em A Cor Púrpura: Primeiro e único grande drama da carreira

3º Lugar - Steve Carell

"Procura-se Um Amigo para o Fim do Mundo - 2012"

Na minha opinião, Steve Carell é um dos melhores comediantes da atualidade. Seu jeito tímido e suas expressões faciais comicamente sérias (ou seriamente cômicas... você escolhe) são os seus maiores trunfos. Porém uma coisa muito grata aconteceu quando Carell resolveu apontar seu norte para filmes mais dramáticos. Ótimas produções como "A Pequena Miss Sunshine", "Um Divã para Dois" e "Foxcatcher" foram recebidos com bons olhos pelos espectadores. Mas a melhor de todas (pelo menos pra mim), foi a original "Procura-se Um Amigo para o Fim do Mundo" de 2012. Com um enredo doce e sútil, o longa conta a história de um casal que se conhece em meio as turbulências consequentes de um fatídico fim do mundo anunciado. Sentimental e emocionante, o filme explora bem o grande talento de Carell, que dá show contracenando ao lado de Keira Knightley. Filmão!!!

Steve Carell em Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo: Terceiro lugar

2º Lugar - Zach Galifianakis

"Birdman - 2014"

Me lembro que quando assisti "Se Beber, Não Case" de 2009, cravei que Zach Galifianakis seria o comediante dessa década, substituindo a vaga de Adam Sandler na década de 2000 e Jim Carrey na década de 90. Hoje não tenho mais essa opinião, mas nada nega um fato extremamente importante: Zach Galifianakis é extremamente talentoso! Mesmo não tendo um papel de destaque, o ator é um dos (vários) trunfos de "Birdman", filme lançado em 2014 e que recebeu o Oscar (muito mais que merecido) de "Melhor Filme" na cerimônia deste ano. Inventivo, original, tenso, cômico, o longa é sem dúvida uma das melhores produções dos últimos anos, mesmo sendo mal compreendido por boa parte da crítica pública. Um filme pra poucos...

Zach Galifianakis em Birdman: Papel com leve pegada cômica

1º Lugar - Jim Carrey

"Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembrança - 2004"

Pra mim (e para muitos outros por aí) uma coisa é fato! Jim Carrey é o melhor comediante de todos os tempos da história do cinema! É só olhar o currículo do cara e você vai notar uma grande quantidade de comédias absurdamente hilárias, como por exemplo: "Debi & Lóide", "O Máskara", "O Mentiroso", entre outros. Quando Carrey resolveu entrar na onda de filmes dramáticos, também se revelou uma grata e talentosa surpresa, afinal como não lembrar de "O Show de Truman" e "O Mundo de Andy"?! Mas na minha singela e insignificante opinião, "Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembrança" é uma obra prima do cinema moderno. Enredo incrível, atuações impecáveis (Jim Carrey e Kate Winslet dão um show) e injustiçado pelo Oscar (concorreu apenas nas indicações de "Melhor Atriz" e "Melhor Roteiro Original"), "Eternal Sunshine of the Spotless Mind" (no original) é sem duvida, o melhor drama que um comediante já fez na história da sétima arte.

Jim Carrey em Brilho Eterno: Esqueçam as caretas (2)



É isso aí meus amigos! Mais um ranking feito, mais uma missão cumprida. 
E você? Concorda com a lista? Não? Então não deixe de comentar e de curtir a página do blog no seguinte link, pois afinal todos nós amamos o cinema:

https://www.facebook.com/blogeueocinema?fref=ts















Um comentário:

  1. Esses filmes são ótimos! Adoreí filmes de drama é definitivamente meu gênero favorito. Mas eu recomendo é definitivamente Meu Jantar Com Hervé, um dos melhores movie drama 2018 . Acho que a atuação é perssonages muito boa. Introduzir o universo deste filme produz uma sensação que vai gerando fascinação, a chave da diversão São dos meus preferidos, por que me diverte por um tempo. O que mais eu gostei deste filme é a musica com a que a ambientaram cada situação da historia.

    ResponderExcluir