segunda-feira, 1 de junho de 2015

SESSÃO SÁBADÃO - #12ª EDIÇÃO

Pois é, hoje não é domingo mas como diria o bom e velho ditado: "antes tarde do que nunca". Seguindo tal premissa é que em plena segundona braba, o blog "Eu e o Cinema" posta a décima segunda edição da "Sessão Sábadão". O filme analisado de hoje, é o drama adolescente lançado em 2014 chamado "Se eu Ficar". Vamos lá?!...


Se eu Ficar - 2014

Elenco: Chloë Grace Moretz, Jamie Blackley, Mireille Eno e Stacey Keach

Nota (0/10): 5,5
Dirigido pelo novato R.J. Cutler, "Se eu Ficar" trata-se de um romance adolescente com forte carga dramática lançado em meados de 2014, mesmo ano de lançamento de "A Culpa é das Estrelas", outro filme que segue o mesmo gênero e fez grande sucesso comercial. 
"Se eu Ficar" conta a história de uma jovem musicista que sofre um acidente familiar e fica em coma. Enquanto se encontra nessa situação, a jovem reflete sobre seu passado e como pode ser seu futuro caso se recupere de tal acidente.

PRÓS: O primeiro grande trunfo desse filme é a empatia que você tem com grande parte dos personagens. Você gosta e torce para que tudo corra bem para aqueles que estão envolvidos no trama central da história, e até sente um certo choque e tristeza quando a trama não dá um desfecho feliz para alguns deles. Tudo isso se dá ao fato do segundo trunfo deste filme... A atuação. Tirando Chloë Grace Moretz (que não está ruim, mas a gente chega lá...), o elenco faz um grande trabalho. Destaque para os atores Mireille Eno, Joshua Leonard e Jakob Davies (mãe, pai e irmão mais novo da personagem principal), e para Stacey Keach (avô da personagem principal que protagoniza o momento mais emocionante do longa). Outro ponto forte é que o longa não tem uma estrutura preparada para fazer o espectador chorar, como é o comum dos filmes desse gênero. O enredo até pode te levar as lágrimas, porém segue uma linha e se baseia nela o filme inteiro.

CONTRAS: Anteriormente comentei que "...tirando Chloë Grace Moretz, o elenco faz um grande trabalho...". Não que a talentosa atriz precise provar alguma coisa, mesmo porque acho o trabalho dela muito bom, mas devo confessar que nesse filme, Chloë ficou devendo. Talvez por seu seu primeiro longa de "emancipação", aonde foi envolta em um trama com romance e sexo, a atriz não passou veracidade de sentimentos e não segurou a barra nas cenas de maior carga dramática. Talvez tenha sido muito cedo para a jovenzinha ter se tornado mulher (pelo menos no cinema). Outro ponto fraco é a morosidade do enredo. Com poucos momentos que realmente te prendem, a história é simplesmente um vai e vem de sentimentos e de escolhas. Nada além disso. Para terminar, pode se dizer que a conclusão do longa é um tanto quanto covarde. Quando parecia ir para um caminho mais duro e realista, o filme resolve recuar e cair na conclusão mais satisfatória pra todos.

DIAGNÓSTICO DO FILME:
"Se eu Ficar" é um romance/drama adolescente assim como tantos outros que apareceram nestes últimos anos, mas parece menos inspirado que os outros. Com um enredo moroso, uma protagonista pouco expressiva e um final clichê, o longa por outro lado emociona, te envolve mesmo que superficialmente e é fiel a sua ideia deste o princípio.
Tirando aqui, colocando ali, o filme é nota 5,5.




É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link: 
(https://www.facebook.com/blogeueocinema?ref=aymt_homepage_panel)




Nenhum comentário:

Postar um comentário