Usando tais exemplos, o blog "Eu e o Cinema" resolveu listar artistas e diretores que eram sucesso e esbanjavam um respeitoso currículo, e que hoje em dia seus filmes são considerados legítimas bombas prestes a explodir.
Oliver Stone
Em meados dos anos 80 até os anos 90, um filme do diretor Oliver Stone era sinônimo de qualidade. Ousado e polêmico, o cineasta dirigiu clássicos como "Platoon", "Wall Street - Poder e Cobiça", "Nascido em 4 de Julho", "Assassinos por Natureza", entre outros. Tudo isso se refletiu nas duas estatuetas que recebeu da Academia, na categoria de "Melhor Diretor". Com o passar dos anos, Oliver Stone demonstrava ter perdido a fórmula de seus filmes anteriores e as produções de qualidade duvidosa começaram a aparecer com mais frequência na sua carreira. Com filmes fraquíssimos como "Alexandre, o Grande" e de pouca expressão como "As Torres Gêmeas". O tiro no pé do diretor, foi quando decidiu lançar a continuação de um antigo sucesso de sua carreira, o que resultou no chato, cansativo e piegas "Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme".
Cada vez que divulgam um novo filme de Oliver Stone, cria-se uma expectativa para que esse seja finalmente o longa que devolva a personalidade do diretor. Infelizmente isso não tem acontecido.
Último Grande Filme: Nixon (1995)
Martin Lawrence
Na década de 90, Martin Lawrence fazia parte de um seleto grupo de comediantes bastante respeitados que contava com nomes do naipe de Eddie Murphy e Chris Rock, por exemplo. Seu nome se fortaleceu após estrelar produções bastante engraçadas e divertidas. "Bad Boys", "Nada á Perder", "Um Tira Muito Suspeito" e "Vovó...Zona" são apenas alguns dos exemplos de que o ator tinha muito a oferecer ao cinema no quesito comédia. O caldo começou a desandar no início da década de 2000. Caldo esse que se encontra desandado até os dias de hoje. "Loucuras na Idade Média", "Segurança Nacional", "A Hora da Virada" e as continuações de "Bad Boys" e "Vovó...Zona" mostravam que o bom e velho Martin Lawrence tinha se perdido no excesso e simplesmente deixou de ser divertido, para ser apenas bobo.
Há quem goste dos atuais trabalhos de Martin, mas quem conhece os seus trabalhos antigos, sabe que o ator nunca mais foi o mesmo.
Último Grande Filme: Vovó...Zona (2000)
Há quem goste dos atuais trabalhos de Martin, mas quem conhece os seus trabalhos antigos, sabe que o ator nunca mais foi o mesmo.
Último Grande Filme: Vovó...Zona (2000)
Val Kilmer
Mais um grande astro na década de 90, Val Kilmer era o que se chamava de galã. No quilate de Tom Cruise e Brad Pitt, Kilmer não se evidenciava apenas pelos dotes físicos, mas também pelos seus dotes artísticos. Presença importante em filmes como "Top Gun - Ases Indomáveis", "The Doors - O Filme", "Fogo Contra Fogo", "A Sombra e a Escuridão", entre outros, sua carreira ia tão bem que o ator foi escalado para fazer parte do mais ousado trabalho do diretor Joel Schumacher (aquele mesmo do "Let's Burn it"). O problema é que esse projeto se tratava do primeiro filme do Batman, na qual o cineasta iria conduzir nova franquia. Fraco e beirando o ridículo, "Batman Eternamente" de 1995, simplesmente arrebentou com a carreira de Val Kilmer, que nunca mais participou de filmes relevantes de la pra cá, e até chegou a se aventurar no mundo obscuro dos filmes denominados "B" (produções de baixo custo).
Último Grande Filme: A Sombra e a Escuridão (1996)
Charlie Sheen
Se você conhece Charlie Sheen apenas da série "Two and a Half Men", saiba que você conhece pouco sobre essa peça. Filho de ator consagrado, Charlie começou a sua carreira nos cinemas como poucos conseguiram. Protagonizou clássicos do cinema como "Platoon" e "Wall Street - O Poder e a Cobiça", fez bons filmes de aventura como "Os Jovens Pistoleiros" e "Comando Imbatível", e na comédia mostrou seu potencial nos longas "Trabalho Sujo" e "Top Gang - Ases Muito Loucos". Com o passar do tempo (seja por consumo de drogas ou por incompetência), Charlie Sheen simplesmente se perdeu em uma maré de péssimas escolhas e seus filmes variavam de ruins para horrorosos. Vários exemplos podem ser citados: "Tudo por Dinheiro", "Sob Pressão", "O Segredo do Sucesso" e uma porção de "Todo Mundo em Pânico" não me deixam mentir.
Se na telona o ator nunca mais foi o mesmo, na telinha sua carreira encontrou refúgio, mas essa questão já são outros quinhentos.
Último Grande Filme: Top Gang - Ases Muito Loucos (1990)
M. Night Shyamalan
A carreira do diretor M. Night Shyamalan talvez seja a mais decrescente da lista. Quando o cineasta indiano naturalizado americano apareceu em Hollywood, foi fazendo bastante alarde. Afinal, quem não se lembra de "O Sexto Sentido" e "Corpo Fechado"? Após estes grandes sucessos, Shyamalan decaiu de qualidade ao dirigir o mediano "Sinais" e o polêmico "A Vila" (tem gente que odeia... eu particularmente gostei). Daí pra frente, o diretor só ingressou em filmes inexplicavelmente ruins... "A Dama na Água", "Fim dos Tempos", "O Último Mestre do Ar" e "Depois da Terra" são produções que te incita ao choro, não por se tratarem de obras emocionantes, mas sim por serem crimes hediondos contra a sétima arte. Antes visto como um diretor de excelentes suspenses, hoje em dia Shyamalan chega causar calafrios nos cinéfilos quando tem um novo filme anunciado pela imprensa.
Último Grande Filme: A Vila (2004)
Edward Norton
Se há 15 anos atrás você juntasse 10 cinéfilos e lhes pedissem para citar cinco atores/atrizes que ainda não ganharam o Oscar mas que iriam ganhar brevemente, nove dos dez cinéfilos citariam Edward Norton como um dos exemplos. Versátil e extremamente talentoso, Norton se tornou um dos grandes nomes da sua geração. Atuando em filmes como "O Povo Contra Larry Flynt", "As Duas Faces de Um Crime", "A Outra História Americana" e "Clube da Luta", o ator ganhou admiração e respeito por todos aqueles que amam cinema. Entretanto a carreira de Edward Norton sofreu uma reviravolta negativa em meados do ano 2000 em diante. Atuando em uma porção de filmes sem expressão como "Sem Saída", "Morra, Smoochy, Morra", "Cruzada" e "Homens em Fúria", o ator ficou esquecido no sub consciente do público e de Hollywood.
Felizmente ainda há esperança para Norton, pois recentemente o ator demonstrou seu talento no longa "Birdman", atual vencedor do Oscar na categoria de "Melhor Filme". Sua atuação foi tão elogiada, que o mesmo concorreu na categoria de "Melhor Ator Coadjuvante" pelo papel responsável por aquilo que os críticos chamam de: "A volta de Edward Norton"... Tomara que ele tenha voltado de fato!!!
Último Grande Filme: Birdman (2014)
Demi Moore
Musa dos anos 90 ao lado de Sharon Stone (outra que anda bem sumida, mas sempre aparece em um filme bom aqui ou acolá), Demi Moore era um dos maiores salários de Hollywood devido a fama conquistada. Fama essa que foi gerada devido ao seu interessante currículo, que constavam filmes de grande apelo popular como "Ghost - No Outro Lado da Vida" e "Assédio Sexual", e de longas cultuados como "Questão de Honra" e "Desconstruindo Harry". Mesmo quando estava no auge, Demi protagonizou alguns filmes de qualidade bem questionável como "Proposta Indecente" e "Striptease", ambas produções feitas mais no intuito de explorar os dotes físicos da atriz do que a história propriamente dita. Mas a partir dos anos 2000, os filmes ruins começaram a ser regra e não mais exceção, e de lá pra cá Demi Moore deu mais o que falar sobre sua vida amorosa, do que os trabalhos no cinema. Se um dia ela voltará assim como voltou Edward Norton, só o tempo dirá. Mas na atual conjuntura fica difícil de acreditar.
Último Grande Filme: Assédio Sexual (1994)
Nicolas Cage
Se tem uma pergunta que ecoa sobre os quatro ventos de Hollywood, é aquela que questiona: O que aconteceu com Nicolas Cage?? Eu sei que é repetitivo citar o ator sempre quando o assunto é relacionado a isso, mas fica difícil não comentar sobre as atrocidades (nem tão) recentes que o ator tem feito em sua carreira. Protagonista de clássicos como "Arizona Nunca Mais", "Peggy Sue - Seu Passado a Espera", "Feitiço da Lua", "Despedida em Las Vegas" e "A Outra Face", Nicolas se inspirou em jogadores de futebol que estão em fim de carreira e vão jogar na china (ótimo link), para transformar o cinema em uma simples ferramenta de ganhar dinheiro. Há pelo menos uns 10 anos, o ator não tem lançado algum filme bom e relevante (com exceção de um ou dois). A lista que tem exemplos como "Motoqueiro Fantasma 1 e 2", "Perigo em Bangkok", "Reféns", entre outros, é de deixar qualquer fã do trabalho de Nicolas Cage bastante magoado.
Último Grande Filme: Adaptação (2002)
O que aconteceu com essa rapaziada eu não sei responder, porém essa é a lista do blog de atores/diretores que simplesmente resolveram não serem tão mais exigentes assim em relação a suas carreiras. Concorda com a lista? Faltou alguém? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, adora o cinema.
E não deixe de curtir e compartilhar a pagina do blog no seguinte link:
(https://www.facebook.com/blogeueocinema)
(https://www.facebook.com/blogeueocinema)
Nenhum comentário:
Postar um comentário