terça-feira, 25 de agosto de 2015

PARCERIAS ENTRE ATORES E DIRETORES

No universo hollywoodiano é possível notar muitas parcerias. Existem parcerias entre atores (tanto no pessoal, quanto no profissional), existem parcerias entre diretores, e existem as parcerias entre atores e diretores. É justamente este último exemplo que vamos focar no post de hoje. Seja por amizade, por afinidade profissional, ou por ambas as coisas, alguns cineastas optam pelo mesmo ator ou atriz para estrelarem a maioria de seus filmes. Segue adiante alguns dos exemplos mais significantes desse acontecimento:



Pedro Almodóvar e Penélope Cruz


Essa parceria se iniciou antes mesmo de Penélope Cruz se tornar uma estrela de cinema, pois foi assistindo "Ata-Me!", filme de 1990 dirigido por Almodóvar é que veio a vontade de se tornar uma atriz. De lá pra cá, a parceria entre a dupla espanhola já rendeu 5 longas metragens. Entre eles, um papel coadjuvante em "Carne Trêmula" de 1997 e o protagonismo em "Volver" de 2006. Filme este que rendeu uma indicação ao Oscar de "Melhor Atriz" á Penélope Cruz, e uma das indicações como "Melhor Filme Estrangeiro" no Globo de Ouro. A última parceria dos dois, foi em uma pequena participação da atriz na comédia "Amantes Passageiros" de 2013, dirigido por Almodóvar.

Filmes de destaque: Carne Trêmula (1997), Tudo Sobre Minha Mãe (1999), Volver (2006)



Tim Burton e Johnny Depp


Parceria antiga que rendeu mais de 8 filmes (tem mais um vindo por aí), é a parceria entre o "sombrio" diretor Tim Burton e o camaleônico ator Johnny Depp. Não dá pra imaginar a carreira de ambos, sem que um esteja presente na vida do outro. A parceria que se iniciou em 1990 com "Edward Mãos-de-Tesoura", se estende até os dias de hoje, e já rendeu clássicos do cinema como "A Noiva-Cadáver" e o próprio "Edward...", até filmes menos promissores como "Sombras da Noite" de 2012. Independente da qualidade do filme, é inegável que essa parceria é um marco para a história da sétima arte.

Filmes de destaque: Edward Mãos-de-Tesoura (1990), Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999), A Noiva-Cadáver (2005), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Martin Scorsese e Leonardo di Caprio


Parceria que já rendeu 5 filmes, é quase que impossível citar uma produção de baixa qualidade quando falamos da fusão "Scorsese/DiCaprio". Há quem ache os longas "Gangues de Nova York" de 2002 e "Os Infiltrados" de 2006, um tanto quanto superestimados. Mas não dá pra falar que são filmes ruins. Sem citar clássicos como "O Aviador" de 2004 e "O Lobo de Wall Street" de 2013 que são escandalosamente muito bons!!!
Não sei se deu pra perceber, mas para este blogger que vos fala, Martin Scorsese e Leonardo Di Caprio formam uma das melhores parcerias entre ator e diretor que o cinema já teve. Só falta o Oscar, né Di Caprio?!

Filmes de destaque: O Aviador (2004), Os Infiltrados (2006), Ilha do Medo (2010), O Lobo de Wall Street (2013)

Irmãos Coen e Frances McDormand


Os irmãos Joel e Ethan Coen já formam por si só, uma grande parceria nos cinemas. Enquanto um dirige o outro escreve. Mas com a atriz Frances McDormand, essa parceria se estende das câmeras até a vida pessoal. Casada com Joel desde 1994, Frances esteve presente no primeiro filme da dupla de diretores. "Gosto de Sangue" de 1985. Naquela época, a atriz e o diretor já eram namorados. De lá pra cá, o trio lançou mais quatro longas, entre eles a comédia dramática "Fargo" de 1996, que rendeu o Oscar de "Melhor Atriz" a Frances McDormand. 
A última parceria entre os irmãos Coen e a experiente atriz ocorreu em "Queime Depois de Ler" de 2008.
Fora McDormand, os diretores costumam a fazer parcerias com outros atores. Nessa lista constam nomes como George Clooney, Steve Buscemi, John Goodman, entre outros.

Filmes de destaque: Arizona Nunca Mais (1987), Fargo - Uma Comédia de Erros (1996)


Martin Scorsese e Robert de Niro


A parceria entre o diretor Martin Scorsese e o ator Robert de Niro, é sem dúvida uma das mais longas e mais produtivas do cinema. Foram 8 filmes juntos, fora um que ainda está em fase de projetos. De 1973 á 1995, a dupla presenteou o cinema com verdadeiras obras de arte. Como não lembrar de "Táxi Driver", "Touro Indomável" e "Os Bons Companheiros" e os olhos não brilharem??? Impossível!!! Sem dúvida, uma das melhores parcerias da história da sétima arte!!!

Filmes de destaque: Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980), O Rei da Comédia (1982), Os Bons Companheiros (1990)

Woody Allen e Mia Farrow


De um relacionamento amoroso que não virou casamento, mas se estendeu por doze anos e terminou de uma forma um tanto quanto perturbada, acabou sendo benéfica ao cinema, resultando em 13 filmes. Provavelmente, a parceria mais produtiva da história de Hollywood, o casal lançou seus trabalhos nos anos de 1982 até 1992. Clássicos da comédia romântica e dramática estiveram presentes na parceria do diretor Woody Allen e da atriz Mia Farrow. Entre eles, podemos citar "A Rosa Púrpura do Cairo" de 1985, "Hannah e Suas Irmãs" de 1986 e "Simplesmente Alice" de 1990. Com um fim de relacionamento amoroso repleto de sérias acusações, não houve mais clima para novos trabalhos entre eles.

Filmes de destaque: Brodway Danny Rose (1984), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Hannah e Suas Irmãs (1986), Simplesmente Alice (1990)

Quentin Tarantino e Tim Roth


Muito se diz sobre a super parceria entre o diretor Quentin Tarantino e o ator Samuel L. Jackson. Afinal, essa fusão já rendeu 5 clássicos do cinema e ainda tem mais um pra chegar. O que poucos se lembram, é da parceria entre o diretor e o ator Tim Roth. Parceria essa que vem desde o primeiro filme de Tarantino, o sensacional "Cães de Aluguel" de 1992. Roth também esteve em um dos filmes mais cultuados do diretor, o revolucionário "Pulp Fiction" de 1994, e protagonizou a comédia "Grande Hotel" de 1995, que tinha Tarantino como um dos diretores. Desde então, ambos retomariam essa parceria apenas neste ano, com o lançamento do faroeste "Os 8 Odiados" que tem data de lançamento prevista no final de 2015 (filme este que também terá Samuel L. Jackson nos papéis principais).

Filmes de destaque: Cães de Aluguel (1992) e Pulp Fiction - Tempos de Violência (1994)


É isso ai meus amigos!!! Mais uma matéria novinha em folha aqui no blog do "Eu e o Cinema". Gostou da relação de parcerias entre atores e diretores?? Ficou faltando alguém??? Então não deixe de comentar aqui no blog, e de curtir e compartilhar a página do "Eu e o Cinema" no Facebook, para fortalecer nossa parceria. Afinal, todos nós amamos o cinema!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário