terça-feira, 15 de novembro de 2016

FILMES QUE RESUMEM OS ANOS 90

Se você tem entre 25 á 30 anos assim como eu, provavelmente tenha vivido sua infância em meio á todas as belezas e maravilhas da épica década de 90. "Banheira do Gugu", "TV Colosso", "O Fantástico Mundo de Bobby", Ayrton Senna, Romário, Plano Real, entre outras coisas que foram embalados ao som de "Macarena" ou "Na Boquinha da Garrafa".
Se tivermos mais coisas em comum, aquela época foi quando você começou a dar os seus primeiros e inexperientes passos para se tornar o amante do cinema de hoje. E quais filmes resumem esse tempo tão nostálgico, e porque não, caótico?
Se você não se lembra o que de importante aconteceu na sétima arte nos longínquos anos 90, pega sua pipoca e seu super tazo, e deixa que o "Eu e o Cinema" faz o resto.





EFEITOS ESPECIAIS

A Casa Branca sendo destruída por aliens em Independence Day de 1996
Para iniciarmos nossa viagem ao passado, nada melhor do que a ferramenta que mais se aprimorou naquela década e se tornaria algo essencial em um blockbuster até os dias de hoje: os efeitos especiais! 
Essa ferramenta já existia em décadas passadas, mas foi na década de 90 que ela se profissionalizou e se tornou mais do que um recurso.
Com o avanço tecnológico e computadores mais capacitados, foi possível que filmes como "Jurassic Park", "Independence Day" e até  "O Máskara" fossem lançados tornando-se sucessos estrondosos de público pelo mundo inteiro.


COMÉDIA

Carrey: O símbolo da comédia dos anos 90
Comédia não foi feita para ser politicamente correta, mas na década de 90 ela se tornou mais ousada e escrachada.
Comediantes como Steve Martin, Billy Crystal e Chevy Chase saíam dos holofotes e cediam espaço para nomes como o de Adam Sandler, Ben Stiller e o careteiro (porém genial) Jim Carrey.
Com essa nova leva de atores, vieram filmes como "Débi & Lóide", "O Mentiroso", "Quem Vai Ficar com Mary" e "O Paizão" que acabaram ditando como a comédia deveria funcionar naquela época. Se antes o enfoque de um filme deste gênero estava nas situações e na sagacidade do roteiro, na década de 90 o gênero se tornou mais físico com uma certa pegada infantilóide.
#Saudades de assistir á um filme bom de um inspirado Jim Carrey...



AÇÃO

Lee Curtis e Schrwarzenegger protagonizaram True Lies
A década de 90 não foi a propulsora pelo gênero de ação, afinal quantos clássicos do gênero não foram lançados na década anterior? Mas isso não quer dizer que não teve coisa boa nesse período. "Missão Impossível", "O Exterminador do Futuro 2" e "Velocidade Máxima" são bom exemplos disso, mas nenhum destes filmes são tão anos 90 quanto o bombástico, megalomaníaco e super divertido "True Lies" de 1994, dirigido pelo ótimo James Cameron e estrelado por Arnold  Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis.


ANIMAÇÃO

Simba e a luz do sol no clássico da Disney
A Disney teve uma crise que se iniciou nos anos 70 e perdurou por quase toda a década seguinte. Mas em 1989, a produtora lançou "A Pequena Sereia" e deu início a uma era que seria conhecida como o "Renascimento da Disney", e durante toda a década de 90, a Disney reinou no quesito animação. Produções como "A Bela e a Fera", "Aladdin" e "Pocahontas" só provaram que os estúdios voltavam a sua antiga e bem sucedida forma. 
Nesta mesma época foi lançado aquele que seria a segunda animação por computação gráfica da história do cinema: "Toy Story" de 1995 (a primeira foi o longa brasileiro "Cassiopéia").
Mas não tem jeito, quer falar de animação dos anos 90, então nada supera "O Rei Leão" de 1994. Se existe alguém no mundo que não tenha sorrido e chorado com esse clássico do cinema infantil, provavelmente acabou de chegar da lua... Hakuna Matata!


TERROR

GhostFace, o perigoso slasher dos anos 90
Se teve um gênero que sofreu grandes mudanças na década de 90, este foi o terror. Saem de cena (ou de relevância) filmes protagonizados por Jason, Chucky e Freddy Krueger, e se tornam populares os filmes que envolvem assassinos misteriosos em um enredo completo de suspense. O exemplo maior, é o sanguinário slasher GhostFace, vilão mor do aterrorizante "Pânico" de 1996.

FOUND FOOTAGE

Bruxa de Blair: a grande novidade dos anos 90
Falando sobre terror dos anos 90, não poderia deixar de mencionar o clássico "Bruxa de Blair" de 1999. O que nos leva ao gênero "Found Footage", que foi inventado nos anos 80, popularizado na década seguinte, e que hoje todo mundo já fez. 
Pra quem não sabe, o estilo "Found Footage" consiste em filmes que se fazem de documentário, e que na realidade não são. E para passar tal veracidade aos espectadores, ele é gravado com uma câmera de mão de maneira amadora.
Devido ao cruel (e genial) marketing gerado em cima de "Bruxa de Blair", o longa que teve baixo orçamento de produção, conseguiu se tornar um dos 100 maiores faturamentos do cinema americano de todos os tempos.

CLÁSSICOS

Titanic: Só um dos vários clássicos dos anos 90
Se esse ano de 2016 tá ruim pro cinema no quesito qualidade, saiba que os anos 90 não sofreu com esse tipo de situação. A década é simplesmente repleta de filmes que entraram pra história da sétima arte, e marcam presença facilmente em listas de melhores de todos os tempos. 
Quem nunca se emocionou com o romance de Jack e Rose em "Titanic" de 1997? Ou com as histórias de "Forrest Gump" de 1994? Ou quem nunca torceu pelo inocente presidiário de "Um Sonho de Liberdade" também de 1994? Ou não ficou angustiado já nas primeiras cenas de "O Resgate do Soldado Ryan" de 1998? Ou seriamente intrigado com as mortes hediondas de "Se7en - Os Sete Pecados Capitais" de 1995? Ou não se divertiu com o sarcasmo de "O Grande Lebowski" de 1998 ou com as intrigas de "Pulp Fiction" de 1994? Entre vários outros clássicos que renderiam linhas e mais linhas desse texto já extenso! 
Ah que saudades dos anos 90...


Curtiu voltar no tempo com mais um post do blog? Claro que os anos 90 foi muito mais do que foi dito aqui e provavelmente renderá em uma parte 2! Até lá, curta a página do Facebook, comente e compartilhe com aquele seu amigo e amiga que assim como você e eu, ama o cinema!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário