Lembrando que falaremos da qualidade dos filmes vencedores e não especificamente de injustiças. Podemos usar de exemplo a premiação de "Melhor Filme" na edição de 1980. O merecedor da estatueta naquela ocasião, foi sem dúvida o apoteótico "Apocalypse Now" dirigido por Francis Ford Coppola, porém quem levou foi o drama "Kramer versus Kramer" que também é muito bom. Sendo assim, este caso e outros parecidos, não entraram na listinha a seguir:
Crash - No Limite (Melhor Filme 2006)
Vamos começar pelo mais recente caso de filmes que não são tão bons assim, mas levaram a estatueta de melhor do ano. O drama "Crash - No Limite" não é o dos piores, ele tem os seus méritos, como por exemplo a crítica que faz contra o racismo e a ótima interpretação de alguns atores que conseguem dar uma boa dinâmica ao roteiro. Mas pensar que essa película desbancou clássicos do cinema atual como "Capote", "Boa Noite e Boa Sorte" e "O Segredo de Brokeback Mountain", é uma coisa que não encaixa na cabeça de ninguém, apenas naquelas que votaram na categoria de "Melhor Filme" no Oscar de 2006.
Chicago (Melhor Filme 2003)
Diferente de "Crash", "Chicago" não é um bom filme. Mesmo com todo o sucesso e aclamação que sofreu na época, após a histeria é possível ver que esse musical é fraco e simplesmente esquecível. Na ocasião que levou a estatueta de "Melhor Filme", "Chicago" desbancou "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres" e "O Pianista". Vai entender...
Conduzindo Miss Daisy (Melhor Filme 1990)
Outro caso de filme que não é ruim mas está longe de ser considerado o melhor, está "Conduzindo Miss Daisy", lançado em 1989 e premiado no ano seguinte. Trata-se de uma película bonitinha e agradável, que tem um desenvolvimento de enredo confortável e bem sessão da tarde, se é que me entendem. Na cerimônia daquele ano, este filme concorria com "Nascido em 4 de Julho", "Meu Pé Esquerdo" e "Sociedade dos Poetas Mortos", que eram produções muito mais relevantes.
Shakespeare Apaixonado (Melhor Filme 1999)
O Oscar de 1999 talvez tenha sido um dos mais caóticos da história da cerimônia. Com premiações equivocadas nas categorias principais, o filme que acabou levando a estatueta de melhor do ano, foi o bonitinho, porém insosso "Shakespeare Apaixonado" de 1998. O romance que não deveria nem estar entre os indicados a "Melhor Filme", conseguiu se sobressair em cima de clássicos do cinema recente como "O Resgate do Soldado Ryan", "A Vida é Bela" e "Além da Linha Vermelha". Fora a injustiça monstruosa de ver Gwneth Paltrow "roubando" o Oscar que cairia muito melhor nas mãos de Cate Blanchett ou Fernanda Montenegro, mas isso aí já é um outro assunto...
Gigi (Melhor Filme 1959)
Nos anos 40 e 50, os musicais mandavam em Hollywood. Muitos filmes do gênero se tornaram grandes sucessos de público e crítica e venceram o prêmio mais importante da cerimônia. Mas considerar "Gigi" digna da estatueta no Oscar de 1959 foi uma decisão, no mínimo, infeliz. Completamente datado, a impressão que a película dá, e que não é boa hoje e nem foi naquele tempo. Longo, tedioso, inverossímil, o musical que poderia ser apenas uma produção esquecível, ostenta o título de um dos piores filmes a vencer o Oscar em toda a sua história.
O Maior Espetáculo da Terra (Melhor Filme 1953)
O diretor Cecil B. DeMille se tornou um dos grandes nomes da história cinematográfica, tanto que deu nome a uma categoria do Globo de Ouro que premia a carreira de atores e cineastas consagrados. O mesmo não pode-se dizer de "O Maior Espetáculo da Terra", filme dirigido por ele e lançado em 1952, se tornando vencedor principal da cerimônia seguinte. Bagunçado, longo, enfadonho, o longa é o exemplo perfeito de uma produção ruim que foi considerada a melhor pela Academia. Naquela edição, concorria o faroeste "Matar ou Morrer" que está a anos luz a frente no quesito qualidade.
E pra você? Qual filme que levou a estatueta de "Melhor Filme" do Oscar e que não entra na sua cabeça? Participe através dos comentários, compartilhe com seus amigos e não deixe de dar like na nossa página do Facebook.
Gostei da lista, concordo com vc, esses não são filmes ótimos para merecer um premio muito disputado. Parabéns pela análise, e mesmo podendo discordar de alguns, achei coerente com que avalou também!!!
ResponderExcluir