segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

OSCAR GANHOS POR PAPÉIS ERRADOS

Sim, nós amamos o Oscar! Mesmo que ele dê inúmeras mancadas como nomear filmes e atuações que não mereciam ser nomeadas, ou esnobar filmes e atuações que mereciam ser nomeadas, premiar o pior dentre os indicados, sem manter nenhum tipo de coerência ou linha de raciocínio, a gente para tudo pra acompanhar essa cerimônia. Baseando-se nisso, o "Eu e o Cinema" resolveu fazer um post diferente, citando atores e diretores que ganharam o Oscar, mas na ocasião errada. Caso não tenha entendido a ideia, é só seguir adiante que você pega o jeito da coisa:


Martin Scorsese ("Melhor Diretor" - Oscar 2007)

Venceu por: Os Infiltrados
Deveria ter Vencido por: Touro Indomável ou Os Bons Companheiros

Antes de levar o Oscar de "Melhor Diretor" na edição de 2007 pela realização do bom filme "Os Infiltrados", Martin Scorsese estava concorrendo nesta categoria pela sexta vez, e pelo menos quatro das cinco oportunidades anteriores, tratavam-se de produções muito melhores do que essa. Para este blogger que vos fala, a estatueta chegou 26 anos atrasada para o cineasta, que já deveria ter levado na sua primeira indicação a melhor direção por "Touro Indomável" no Oscar de 1981, mas na ocasião a Academia resolveu premiar Robert Redford pelo drama "Gente Como a Gente". Dez anos depois, a mesma Academia teve chances de desfazer a burrada, e premiar Scorsese pelo magnífico "Os Bons Companheiros". Mas por ironia do destino, acabou perdendo para Kevin Costner, outro ator que se aventurava na direção por "Dança com Lobos".
É como uma frase que eu ouvi uma vez: "Para um cara que dirigiu "Taxi Driver", "Os Bons Companheiros" e "Touro Indomável", ganhar o Oscar por "Os Infiltrados" é quase um tapa na cara" - Belotti, Tiago (Canal "Meus 2 Centavos").



Sandra Bullock ("Melhor Atriz" - Oscar 2010)

Venceu por: Um Sonho Possível
Deveria ter Vencido por: Gravidade

Não tenho absolutamente nada contra Sandra Bullock, muito pelo contrário, acho a atriz talentosa e tremendamente carismática. Mas uma coisa é fato: Ela não merecia ter levado o Oscar nem por "Um Sonho Possível" de 2009 e nem por "Gravidade" de 2013, mas já que ela levou a estatueta, teria sido mais coerente pela sua competente interpretação no longa espacial dirigido por Afónso Cuarón. Em "Gravidade", a atriz segura o filme com uma interpretação tensa, firme e pontualmente sentimental. Diferentemente de sua performance em "Um Sonho Possível" que poderia ser feito por qualquer atriz que tivesse o mesmo porte físico, naquela mesma faixa etária. Um papel que não mereceu a indicação, muito menos a estatueta, que estaria em melhores mãos se tivesse sido entregue para Carey Mulligan por sua atuação em "Educação", ou até mesmo para estreante Gabourey Sidibe por "Preciosa - Uma História de Esperança".

Denzel Washington ("Melhor Ator" - Oscar 2002)

Venceu por: Dia de Treinamento
Deveria ter Vencido por: Malcolm X

Diferentemente de Sandra Bullock, eu acho que Denzel Washington deveria ter ganho a estatueta não só pela sua estarrecedora performance em "Dia de Treinamento" de 2001, como também pela sua arrasadora atuação em "Malcolm X" de 1992. Mas como a brincadeira aqui é alocar premiações erradas para ocasiões certas, o Oscar de "Melhor Ator" dado para Denzel veio com 9 anos de atraso. Se no longa dirigido por Antoine Fuqua, o ator transmite um charme, uma maldade e uma presença muito forte em cena, no filme do diretor Spike Lee, Denzel simplesmente se transformou em Malcolm X e deu aula de como interpretar uma genuína evolução de personalidade.
Não dá pra falar que na ocasião em que perdeu o Oscar na cerimônia de 1993 houve uma injustiça, já que a performance de Al Pacino por "Perfume de Mulher", vencedora naquela edição, é igualmente primorosa, mas se for pra colocar na balança, foi a ocasião aonde Denzel mais mereceu a estatueta dourada.

Jack Nicholson ("Melhor Ator" - Oscar 1998)

Venceu por: Melhor Impossível
Deveria ter Vencido por: Ironweed ou Questão de Honra

Que Jack Nicholson é um monstro sagrado, todo mundo sabe. Que sua atuação em "Melhor Impossível" de 1997 é muito boa, todo mundo sabe também. Mas que não se trata de uma atuação digna de Oscar, também é de conhecimento geral. 
Tendo inúmeras interpretações poderosas no currículo, o ator se tornou um dos recordistas de indicações na história da premiação, e tem pelo menos duas delas que seriam melhores ocasiões para se levar a estatueta que foi ganha na edição de 1998.
No Oscar de 1988, Nicholson concorreu ao prêmio pelo seu excelente trabalho em "Ironweed", filme dirigido pelo saudoso Hector Babenco, mas acabou perdendo para Michael Douglas, que teve méritos pela sua ótima atuação em "Wall Street". Alguns anos mais tarde, mais precisamente em 1993, ele voltaria a concorrer (agora na categoria de "Melhor Ator Coadjuvante") pelo filme "Questão de Honra". Nada contra "Melhor Impossível", mas eu não pensaria duas vezes em trocar o Oscar dado por esse papel, para o personagem responsável pela seguinte frase: "You want the truth? You can't handle the truth"... Clássico!

Julia Roberts ("Melhor Atriz" - Oscar 2001)

Venceu por: Erin Brockovich
Deveria ter Vencido por: Álbum de Família

É aquela coisa, Julia Roberts não merecia o Oscar de "Melhor Atriz" nem por "Uma Linda Mulher" (que foi ganho por Kathy Bates que está impecável em "Louca Obsessão"), quem dirá por "Erin Brockovich" aonde a atriz dá uma interpretação genérica sem nada demais. Mesmo assim, ela recebeu da Academia o prêmio por esse papel, tirando das mãos de Ellen Burstyn que era a legítima merecedora por sua monstruosa atuação em "Réquiem para um Sonho". Mas se teve uma performance que Julia Roberts brilhou ao ponto de levar a estatueta pra casa de maneira merecida foi em "Álbum de Família". Concorrendo na categoria de "Melhor Atriz Coadjuvante" na cerimônia de 2014, a interpretação da atriz só não foi melhor do que a da vencedora Lupita Nyong'o pelo seu papel em "12 Anos de Escravidão", mas se alguma vez Julia foi apta para ganhar a estatueta, foi sem dúvida, nesta ocasião.


Reese Witherspoon ("Melhor Atriz" - Oscar 2006)

Venceu por: Johnny e June
Deveria ter Vencido por: Livre

Assim como Sandra Bullock, Reese Whitherspoon é outra atriz talentosíssima que não merecia estar no hall das vencedoras da estatueta dourada. Mas já que ganhou, ela deveria ter levado o Oscar pelo seu papel em "Livre" de 2014 e não por "Johnny e June" de 2005.
Em "Wild" (título original de "Livre"), Reese deu uma atuação sagaz que exigiu não só dos seus dotes interpretativos, como também exigiu sacrifícios físicos. Diferentemente de sua atuação em "Johnny e June", que não foi ruim, porém tão ordinária que poderia ser interpretado por qualquer Cameron Diaz ou Drew Barrymore da vida.
Na ocasião que venceu o Oscar, nomes como o de Charlize Theron (indicada por "Terra Fria"), Keira Knightley (indicada por "Orgulho e Preconceito") e principalmente Felicity Huffman (indicada por "Transamérica") mereciam mil vezes mais a premiação de "Melhor Atriz" daquele ano.

Meryl Streep ("Melhor Atriz" - Oscar 2012)

Venceu por: A Dama de Ferro
Deveria ter Vencido por: Quase todas as outras vezes que foi indicada e não venceu

E você achou que eu ia terminar esse post sem lançar uma intriga????
Mesmo sendo uma das melhores atrizes que já passou pela face da Terra, quiçá das galáxias, Meryl Streep se encaixa no assunto que estamos discorrendo por aqui.
Ser indicada ao Oscar é tipo um hobby para ela (são 20 indicações até hoje), mas um dos três prêmios que recebeu talvez tenha sido de forma equivocada.
Vencedora na categoria de "Melhor Atriz" na cerimônia de 2012 pelo seu papel em "Dama de Ferro", Meryl deu um show como sempre, mas teve uma performance inferior do que de costume e de atrizes como Glenn Close (por "Albert Noobs") e até mesmo Rooney Mara (por Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres").
Seria mais justo da parte da Academia se ao invés de tê-la premiado nessa ocasião, a premiasse quando a atriz concorreu por papéis mais deslumbrantes em filmes como "Silkwood" de 1983, "Ironweed" de 1987, "As Pontes de Madison" de 1995, "Dúvida" de 2008, "Álbum de Família" de 2013 e por aí vai... Opções de realocamento de Oscar é o que não falta no caso de Meryl Streep.

E então caros amigos cinéfilos internautas? Concordam com a logística do Eu e o Cinema? Qual seria a sua troca? Comente, compartilhe para saber as opiniões dos amigos e não deixe de curtir a página do blog no Facebook para nos ajudar a crescer.

  







Nenhum comentário:

Postar um comentário