- Apenas filmes assistidos por esse blogger que vos fala.
- Ranking embasada unicamente e exclusivamente na minha humilde opinião.
- Lembrando que o ano do Oscar no qual o filme foi vencedor procede o ano que ele foi lançado nos cinemas.
Sem mais delongas, vamos aos filmes:
10º) Onde os Fracos Não Tem Vez (Melhor Filme 2008)
Dirigido pelos irmãos Coen, esse thriler que conta sobre uma intensa caçada entre um homem que pegou uma maleta de dinheiro ilegal e um assassino frio e perigoso, é sem dúvida uma das obras primas do século 21. Com um enredo inquietante e um elenco afiadíssimo (destaque para Javier Bardem, que levou o Oscar de "Melhor Ator Coadjuvante" como o esquisitíssimo vilão Anton Chigurh) o longa é perfeitamente conduzido e se tornou uma referência para o faroeste atual, revigorando o gênero.
Além do prêmio de "Melhor Filme", "Onde os Fracos Não Tem Vez" também deu aos irmãos Coen a primeira estatueta na categoria de "Melhor Direção".
Um dos melhores filmes da carreira do diretor Oliver Stone, quando o cineasta vivia seu auge (bons tempos), "Platoon" é um dos filmes mais realistas sobre a guerra no Vietnã.
Sem rodeios,sem excesso de patriotismo e contado de forma sintética, o longa se tornou um clássico da sétima arte, e pra mim, um dos dez melhores ganhadores da história do Oscar.
Com um ótimo elenco formado por estrelas como Charlie Sheen, Tom Berenger, Willem Dafoe (fora participações pequenas de Johnny Depp e Forest Whitaker) e com tomadas históricas (como a cena do sargento Elias), o longa foi o responsável pela primeira estatueta de "Melhor Direção" para Stone (ele receberia outra pelo filme "Nascido em 4 de Julho").
8º) ...E o Vento Levou (Melhor Filme 1940)
Quem não se arrepia quando Rhett se vira para uma desesperada Scarlett, e com toda a indiferença do mundo diz a seguinte frase: "Frankly, my dear, i don't give a damn". Pois esse notável diálogo é só um dos pontos altos desse épico lançado em 1939. O filme dirigido por Victor Fleming (que também levou o prêmio de "Melhor Diretor") e protagonizado por Clark Gable e Vivian Leigh (que por sua vez, conquistou a estatueta de "Melhor Atriz"), ostenta até hoje a marca de ser uma das produções que mais recebeu indicações na história da cerimônia (Foram 13 ao todo). "Gone with the Wind" também foi responsável pelo primeiro Oscar recebido por uma pessoa negra, no caso a atriz Hattie McDaniel na categoria de "Melhor Atriz Coadjuvante".
7º) Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Melhor Filme 1978)
Um dos piores títulos traduzidos pelo Brasil é também um dos melhores a receber o prêmio mais importante do Oscar. "Annie Hall" (no original) não é só uma das melhores comédias românticas de todos os tempos, como resume em um só filme, tudo que o cineasta Woody Allen pensa sobre cinema: Uma história deliciosamente sarcástica e bem trabalhada (levou o prêmio de "Melhor Roteiro Original"), diálogos bem escritos, atuações perfeitamente encaixadas (Diane Keaton recebeu a estatueta de "Melhor Atriz"), bom uso de quebra da quarta parede, edição bem trabalhada e um cenário genuinamente bem explorado. Tudo isso jogado em um enredo capaz de fazer com que o espectador se identifique com alguma ou outra situação. Um filmaço que também deu ao cineasta seu único Oscar de "Melhor Diretor" até aqui.
6º) Titanic (Melhor Filme 1998)
Falar o que sobre "Titanic" que alguém ainda não sabe? Vencedor da principal categoria na cerimônia de 1998, a belíssima história de amor que se passa no gigantesco navio que acaba naufragando após bater em um iceberg, se transformou em um recordista de indicações (14 no total) e levou 11 estatuetas pra casa, entre elas o de "Melhor Diretor" para o cineasta James Cameron. Fale o que quiser, mas quem não ama "Titanic"?!
5º) Lawrence da Arábia (Melhor Filme 1963)
Chamado por muitos de "épico dos épicos", "Lawrence da Arábia" contém quase 4 horas de filme e consegue ser majestosamente grandioso em cada segundo que se passa. O roteiro é baseado na história real do tenente britânico T.E. Lawrence que acaba tendo uma importância gigantesca durante a Revolta Árabe. Bem conduzido, repleto de ótimas sequências de guerra, diálogos poderosos e atuações grandiosas, o filme venceu sete categorias do Oscar, entre elas, o de "Melhor Diretor" para David Lean.
4º) O Silêncio dos Inocentes (Melhor Filme 1992)
Um filme que te introduz a um dos personagens mais enigmáticos da história da sétima arte, deveria obrigatoriamente obter uma boa colocação neste ranking. Caso você não saiba do que estou falando, então você precisa assistir "O Silêncio dos Inocentes" e conhecer Hannibal Lecter desesperadamente.
O longa acompanha a vida de uma detetive iniciante que está em busca de um serial killer e pra conseguir capturá-lo, ela acaba transformando um ex-psiquiatra forense com fortes tendências canibais em seu principal conselheiro neste caso.
Com um enredo perfeitamente escrito, atuações primorosas e muito bem dirigido, "O Silêncio dos Inocentes" foi um dos poucos que conseguiu faturar os principais prêmios do Oscar de uma só vez, já que além de "Melhor Filme", também premiou Jodie Foster ("Melhor Atriz"), Anthony Hopkins ("Melhor Ator") e Jonathan Demme ("Melhor Diretor").
3º) O Poderoso Chefão: Parte 2 (Melhor Filme 1975)
Outro típico caso que há pouco o que dizer que já não tenha sido dito, afinal todos sabem quão incrível é a trilogia que conta a história da família Corleone.
O segundo filme, lançado em 1974 e agraciado com o prêmio máximo no ano posterior, traz paralelamente a trama do início de tudo com o jovem Vito Corleone, e de como seu filho Michael está atuando como o chefe da família nos dias atuais. Com atuações incríveis de Al Pacino, Diane Keaton e Robert DeNiro (venceu a categoria de "Melhor Ator Coadjuvante"), o longa é milimetricamente conduzido, intenso e poderoso. Sem dúvida, um dos três melhores filmes a receber o Oscar de "Melhor Filme".
2º) A Lista de Schindler (Melhor Filme 1994)
Se alguém ainda tinha algum tipo de dúvida sobre a genialidade de Steven Spielberg, todas elas caíram por terra quando o cineasta lançou dois clássicos da sétima arte no mesmo ano de 1993. Um deles foi o ultra, mega, super blockbuster "Jurassic Park" que levou milhares de pessoas aos cinemas. O outro longa, trata-se do belíssimo, fortíssimo e duríssimo "A Lista de Schindler", que conta a história do empresário alemão Oskar Schindler que conseguiu salvar 1200 judeus da morte durante o Holocausto nazista. Esse longa por sua vez, foi agraciado pela Academia com os prêmios de "Melhor Filme" e "Melhor Direção" para Spielberg, entre outras categorias técnicas. Enfim, um primor de filme que deve ser assistido por qualquer ser humano vivente na terra.
1º) O Poderoso Chefão (Melhor Filme 1973)
E tinha outro jeito? Um dos melhores filmes de todos os tempos (o melhor para este blogger que vos fala) só poderia ser o primeiro lugar deste ranking maroto! "O Poderoso Chefão" de 1972 foi um acontecimento e saiu extremamente vitorioso na cerimônia seguinte, pois além da estatueta principal, a produção rendeu um Oscar de "Melhor Ator" para Marlon Brando e seu lendário Vito Corleone, e de "Melhor Roteiro Adpatado" para Mario Puzo e Francis Ford Coppola, que foi o diretor do longa, mas só recebeu o prêmio de "Melhor Direção" pelo segundo filme da saga.
Um marco da sétima arte, o topo do pódio não poderia estar em melhores mãos.
Primeiro ranking de 2017 finalizado! E aí? Concorda com a lista? Não? Então participe através dos comentários, compartilhe com os seus amigos e curta a página do "Eu e o Cinema" no Facebook para ajudar no crescimento do blog!
Ótimas escolhas, talvez para mim mudasse um pouco a ordem, mas todos são filmes que considero. Gostei demais da lista!!!!!!!!
ResponderExcluir