Ontem, dia 26-02-2017, foi a data da tão aguardada cerimônia do Oscar, a mais importante premiação da sétima arte que acontece anualmente. Apresentado pelo comediante Jimmy Kimmel, esta edição teve "La La Land" como vencedor da noite levando 6 das 14 indicações que recebeu. Porém o premiado na principal categoria foi o drama "Moonlight", após uma confusão nunca antes vista na história do Oscar, que comentarei mais adiante.
A premiação, em si, foi bastante competente mas não teve absolutamente nada demais. As performances musicais foram bem bacanas, começando pela dançante "Can't Stop the Feeling" do filme "Trolls" e executado por Justin Timberlake iniciando a cerimônia em uma nota muito positiva. Outra atração musical que merece destaque, foi a versão de John Legend para a canção "City of Stars", vencedora da categoria "Melhor Canção Original", sendo uma das seis estatuetas conquistadas por "La La Land".
Um outro ponto que me agradou bastante na cerimônia foram os vídeos de apresentações produzidos para antecipar algumas categorias. Como sou um cara nostálgico, foi bacana ver vencedores de edições anteriores recebendo suas estatuetas, e grandes estrelas atuais de Hollywood reverenciando veteranos e grandes lendas do cinema. Além de emocionante, esses pequenos momentos despertaram até a vontade de assistir novamente os filmes que foram citados nessas homenagens.
Como dito anteriormente, Jimmy Kimmel foi o host da cerimônia neste ano e devo confessar que não sou muito fã do trabalho do comediante. Infelizmente sua performance como apresentador não mudou positivamente minha opinião. Com pouca inspiração, repleto de piadas tolas e uma notável falta de jogo de cintura nos momentos críticos, Kimmel se destacou quando promoveu uma surpresa para um grupo de turistas que adentrou o Teatro Dolby, sem saberem que ali estava ocorrendo o Oscar, fora as tiradas geniais contra a postura do presidente Donald Trump contra a entrada de imigrantes nos Estados Unidos.
Seria injusto dizer que o comediante foi desastrosamente ruim a frente da cerimônia, mas é sem duvida o apresentador mais fraco desde a dupla Anne Hathaway (que até tava bem) e James Franco (que foi ruim pelos dois) na edição de 2011.
Falando das premiações, não houve injustiças dessa vez. Mesmo que torcendo por outros indicados (como Dev Patel na categoria de "Ator Coadjuvante", Naomi Harris na categoria de "Atriz Coadjuvante" e "A Chegada" na categoria de "Melhor Filme") os vencedores foram mais que merecidos devido a suas interpretações poderosas. Viola Davis brilhou mais uma vez com seu discurso ao receber sua estatueta que a consagrou como uma das principais atrizes da atualidade.
Quem acompanha o blog e viu o último post aonde palpito sobre os vencedores das principais categorias do Oscar ("Melhor Filme", "Melhor Direção", "Melhor Ator", "Melhor Atriz", "Melhor Ator Coadjuvante" e "Melhor Atriz Coadjuvante") viu que quase gabaritei nas escolhas se não fosse um pequenino e bizarrésimo detalhe... a entrega da estatueta de "Melhor Filme", a mais importante da cerimônia. Para celebrar o aniversário de 50 anos de lançamento do filme "Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas", Warren Beatty e Faye Dunaway, protagonistas do longa, foram escolhidos para a entrega dessa categoria. Após anunciar os indicados, o ator acabou estranhando o resultado do papel que tinha em mãos, hesitou por longos segundos e passou para que Faye Dunaway anunciasse "La La Land" como o melhor filme do ano. Mas após alguns minutos, toda a hesitação de Beatty foi justificada, "Moonlight" foi o escolhido da Academia para receber a estatueta. O papel que tinham entregado a dupla de apresentadores era o da categoria de "Melhor Atriz", vencido por Emma Stone que estrelou o musical. Após um momento muito estranho, muito vergonha alheia e inédito na história do Oscar, a edição que não teve nada de muito especial vai ficar marcada pra sempre como aquela que trocou os vencedores de "Melhor Filme"... Justo!
Sendo assim, a fase Oscar 2017 do blog "Eu e o Cinema" chega ao seu fim com este post derradeiro. E você caro amigo internauta e amante da sétima arte? O que achou da cerimônia deste ano? Gostou? Não? Deixe seu comentário, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a nossa página no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário