terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

ONTEM E HOJE: TITANIC

Não se trata de uma unanimidade, mas um dos primeiros filmes que batem na nossa cabeça quando falamos de grandes vencedores do Oscar é de fato "Titanic" de 1997. Indicado a 14 categorias na cerimônia de 1998, o longa levou 11 estatuetas pra casa incluindo a de "Melhor Filme". Devido a isto, mais o sucesso estrondoso que fez nos cinemas, "Titanic" acabou se tornando um clássico cinematográfico e é adorado até os dias de hoje. E como a palavra de ordem aqui no blog "Eu e o Cinema" é Oscar, vamos listar um antes e depois dos principais nomes envolvidos nessa obra que marcou gerações.




Titanic (1997)

Dirigido pelo megalomaníaco James Cameron, "Titanic" é um grandioso romance que conta a história de amor entre Jack, um pobre e viajante rapaz, e Rose, uma jovem de classe alta com casamento marcado, tendo como cenário a trágica viagem inaugural do navio que tem o mesmo nome do filme.
Estrondosamente belo, cativante e poderosamente emocionante, a obra teve um custo de aproximadamente 200 milhões de dólares, mas seu enorme sucesso nos cinemas do mundo todo, foi capaz de arrecadar uma bilheteria de mais de 1 bilhão de dólares, se mantendo como o filme de maior arrecadação de todos os tempos por longos 12 anos.

James Cameron (Diretor)

Para listar os grandes nomes desse clássico dos cinemas, nada mais justo começar pelo realizador da obra. James Cameron já tinha uma carreira bem sucedida como cineasta antes de dirigir "Titanic". Conhecido por realizar filmes grandiosos, no qual já tinha alguns em sua carreira, o seu ápice de fato veio com este longa.
Sucesso extraordinário de público e de críticas, acabou levando 11 estatuetas do Oscar pra casa, incluindo as de "Melhor Diretor" e "Melhor Filme".
Após "Titanic", Cameron ficou 12 anos sem lançar um novo longa metragem, mas quando lançou, foi nada mais, nada menos, do que a ficção científica "Avatar" de 2009. Assim como sua obra anterior, esse filme foi nomeado a muitas categorias do Oscar, mas acabou levando apenas as de cunho técnico. No quesito bilheteria, "Avatar" desbancou "Titanic" se tornando a maior arrecadação de todos os tempos até os dias de hoje.
Fora os rumores de um "Avatar 2", mais recentemente James Cameron produziu o mediano "Santuário" de 2011 e uma série de tv baseada no filme "Aliens", que também foi dirigido por ele e trará Sigourney Weaver reprisando a personagem Ellen Ripley.

Kate Winslet (Rose)

Em "Titanic", Kate Winslet interpreta a jovem e rica Rose DeWitt Bukater, a mocinha do filme.
Antes de participar deste projeto, a atriz tinha uma curta, porém interessante carreira que exibia boas obras como "Hamlet" de 1996 e "Razão e Sensibilidade" de 1995, que acabou lhe rendendo até uma indicação ao Oscar de "Melhor Atriz Coadjuvante".
Após o estouro de "Titanic" e uma nova nomeação a cerimônia (concorreu por "Melhor Atriz"), o talento de Kate Winslet não a deixou marcada como a eterna Rose e o sucesso só fez alavancar a sua carreira, o que costuma ocorrer de forma diferente em alguns casos.
Longas como "Contos Proibidos de Marques de Sade" de 2000, "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" de 2004, "Romances & Cigarros" de 2005, "Foi Apenas Um Sonho" (onde voltaria a fazer par romântico com Leonardo DiCaprio) e "O Leitor" (que lhe rendeu o Oscar) ambos de 2008, virou uma tônica na carreira da atriz.
Recentemente ela fez parte do estrelado elenco do drama "Beleza Oculta" de 2016, que traz Will Smith no papel principal.


Leonardo DiCaprio (Jack)

O personagem Jack, o rapaz humilde que acaba se apaixonando por Rose, interpretado por Leonardo DiCaprio, elevou o nível de estrela que o ator já tinha, para um patamar ultra galático. Amado pelas mulheres, invejado pelos homens, envolvido em propagandas, salários megalomaníacos e capas de revistas, o ator alcançou o auge. Sua carreira, que antes de estrelar "Titanic" já constavam bons filmes como "O Despertar de Um Homem" de 1993, "O Diário de Um Adolescente" de 1995 e "Romeu + Julieta" de 1996, sofreu uma leve assustada após o sucesso estrondoso do longa de James Cameron, pois o ator escolheu projetos bem inferiores do que estava acostumado como "O Homem da Máscara de Ferro" de 1998, o bom, porém desconhecido "Celebridades" também daquele ano, "A Praia" de 2000 e "Gangues de Nova York" de 2002. Seu caminho retornou ao norte após co-protagonizar o excepcional "Prenda-me se For Capaz" também lançado em 2002. Dali pra frente, DiCaprio se tornou sinônimo de filme bom!
Recentemente, o ator levou o Oscar pelo seu papel em "O Regresso" de 2015 e tem previsão para começar a trabalhar em "Conquest", filme que ainda não tem data de lançamento.

Kathy Bates (Molly Brown)

Kathy Bates já tinha um Oscar de "Melhor Atriz" no currículo quando resolveu dar vida a Molly Brown, a rica e bondosa mulher que dá força ao romance de Jack e Rose.
Veterana e talentosa, Bates é o que chamamos de eclética, pois roteiro não é empecilho para a atriz, o importante é trabalhar. Basta olhar sua vasta carreira que fora "Titanic", contém outros clássicos como "Dick Tracy" e "Louca Obsessão" (responsável pelo sua estatueta), ambos de 1990 e "Tomates Verdes Fritos" de 1991, que vão até bombas relógios prontas pra explodir como "O Anjo da Guarda" de 1994, "Diabolique" de 1996 e "O Rei da Água" de 1998.
Seu último trabalho nos cinemas foi na comédia "A Chefa" de 2016, protagonizada por Melissa McCarthy.
Já sua carreira na televisão anda de vento e polpa, pois fora o Emmy que recebeu por "Melhor Participação em Séries" por sua aparição em "Two and a Half Men" em 2012, a atriz é uma das principais atrações da atual temporada do aterrorizante "American Horror History".

Billy Zane (Cal Hockley)

Antes de dar vida ao vilão Cal Hockley em "Titanic", a carreira do galã Billy Zane já não era muito convencional. O ator já tinha feito pontas em clássicos do cinema como "De Volta Para o Futuro" de 1985 e "De Volta Para o Futuro 2" de 1989, também participou de bons filmes como "Terror á Bordo" de 1989 e "Tombstone - A Justiça Está Chegando" de 1993, porém esteve em bobagens completas como "Criaturas" de 1986 e "Loucos, Birutas e Debilóides" de 1994, chegando a protagonizar como um herói no longa "O Fantasma" de 1996 (filme esse que chamou a atenção de James Cameron em relação a sua interpretação). Após "Titanic", Zane se manteve dessa forma e acabou trabalhando em uma porção de filmes B e C ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, é possível citar apenas duas obras relevantes da vasta filmografia do ator de 1997 até hoje: são eles "Zoolander" de 2001 e "Zoolander 2" de 2016... Triste né?!

Frances Fisher (Ruth Bukater)

A responsável por dar vida a Ruth Bukater, a esnobe mãe da Rose que é contra seu relacionamento com Jack e obriga a filha se casar com Cal Hockley para manter seu status econômico e social elevado, já tinha anos de cinema na época do lançamento de "Titanic", mas esse foi de fato o seu segundo grande filme da carreira e o último até então(o primeiro foi "Os Imperdoáveis" de 1992, outro vencedor de "Melhor Filme" no Oscar). A atriz que tinha participado de "Striptease" de 1996 acabou emplacando poucos filmes importantes em sua carreira cinematográfica, como o tolo porém divertido "60 Segundos" de 2000 e o forte "No Vale das Sombras" de 2007.
Se na telona Frances Fisher fez pouco, quase nada, nas telinhas ela brilhou em séries como "Grey's Anatomy", "The Mentalist", "Days of Our Lives" e mais recentemente em "Ressurrection".

Bill Paxton (Brock Lovett)

Se "Titanic" ajudou a levantar a carreira de muitos que estavam envolvidos, parece ter feito o oposto com a carreira de Bill Paxton que no filme interpreta o caçador de tesouros Brock Lovett, responsável por encontrar o "Coração do Oceano" nos destroços do navio e acaba chamando atenção de uma idosa Rose.
Antes do lançamento de "Titanic" em 1997, a filmografia de Paxton, que faz um papel extremamente coadjuvante no longa, era repleto de filmes que mesmo sendo bons ou ruins, eram sucessos. Exemplos não faltam: "O Exterminador do Futuro" de 1984, "Mulher Nota 1000" de 1985, "Aliens, O Resgate" de 1986, "True Lies" de 1994, "Apollo 13" de 1995 e "Twister" de 1996 são alguns deles. Estranhamente, após o lançamento deste longa, a fonte pareceu ter secado, e de lá pra cá é possível listar poucos trabalhos relevantes do ator, como "Um Plano Simples" de 1998 e "O Abutre" de 2014.
Futuramente, Bill Paxton estará no elenco de "A Bela e a Fera", remake em live-action da animação da Disney de 1991 que será lançado em Março deste ano.


Danny Nucci (Fabrizio)

Fabrizio, interpretado por Danny Nucci, nada mais é do que o melhor amigo de Jack e seu acompanhante na viagem inaugural do navio.
Esse não foi o primeiro papel coadjuvante em um grande filme da carreira do ator austríaco. O mesmo esteve fazendo pontas em películas como "Vivos" de 1993, "Maré Vermelha" de 1995, "A Rocha" de 1996, "Guerra dos Sexos" de 1998 e "As Torres Gêmeas" de 2006.
Hoje, aos 48 anos de idade, não se tem muitas notícias de projetos futuros ou recentes de Danny Nucci, a não ser a sua participação no tapete vermelho da premiere do relançamento de "Titanic" em 3D, que ocorreu em 2012 e reuniu parte do antigo elenco, diretores, produtores e funcionários que participaram por trás das câmeras. Fora isso, pouco se sabe do ator.



É isso aí meus amigos, mais um clássico do cinema tendo o seu elenco devidamente relembrado! 
Se você gostou, não deixa de comentar, compartilhar esse post com amigos e principalmente, de curtir a página do "Eu e o Cinema" no Facebook e dar aquela força no crescimento da página!




Nenhum comentário:

Postar um comentário