Antes de iniciar este ranking, vamos aos bons e velhos critérios que regeram a lista a seguir:
- Só foram listados diretores com 10 anos de carreira ou que lançaram seu primeiro filme de expressão de 2007 pra cá.
- Só foram listados diretores que tenham dois ou mais filmes no currículo.
- Ranking embasado exclusivamente na minha humilde e muitas vezes equivocada opinião.
Agora sim, vamos ao que interessa:
10º) Ruben Fleischer
Conhecido por sua edição frenética e uma fotografia animada que brinca com o lúdico, Ruben Fleischer tem 42 anos de idade e nasceu em Washington D.C. Antes de estrear nos cinemas, dirigiu diversas propagandas e alguns videoclipes de artistas como M.I.A e Dizzee Rascal. Estreou em Hollywood no ano de 2009 com o caótico e divertido "Zumbilândia" onde trabalhou com Jesse Einsenberg, com quem viria trabalhar mais uma vez.
O roteiro de seus filmes são enervantes e os diálogos costumam ser leves e bem conduzidos. Seus personagens são pontualmente caricatos se encaixando na linha entre o excesso e o realista.
Filmes da carreira: "Zumbilândia" (2009), "30 Minutos ou Menos" (2011), "Caça aos Gângsters" (2013).
Melhor Filme: "Zumbilândia" (2009)
Aos 52 anos, Joss Whedon é multifacetado. Antes de se tornar o principal diretor dos filmes de heróis da atualidade, ele esteva a frente de diversas séries de sucesso na televisão, como por exemplo "Buffy, A Caça-Vampiros". Ele também roteirizou sucessos como "Toy Story" que acabou lhe rendendo uma indicação ao Oscar. Como diretor de cinema, sua filmografia se resume a apenas dois filmes até então, entre eles o mega sucesso "Os Vingadores" de 2012, que se tornou um dos mais significantes do gênero.
Filmes da carreira: "Os Vingadores" (2012), "Os Vingadores 2: A Era de Ultron" (2015).
Melhor Filme: "Os Vingadores" (2012)
8º) Tony Gilroy
Tony Gilroy apareceu em 2007 fazendo bastante barulho em Hollywood com "Conduta de Risco", seu primeiro filme que concorreu a várias categorias importantes do Oscar logo de cara, entre eles o de "Melhor Filme" e "Melhor Diretor". Com uma pegada sucinta, diálogos ágeis e roteiros inteligentemente elaborados, o cineasta manteve suas características em seus trabalhos posteriores. Mesmo não tendo unanimidade com "O Legado Bourne", a qualidade de Gilroy como diretor não pode ser colocada em cheque... ainda!
Filmes da carreira: "Conduta de Risco" (2007), "Duplicidade" (2009), "O Legado Bourne" (2012).
Melhor Filme: "Conduta de Risco" (2007)
7º) Anna Muylaert
Anna Muylaert não é bem uma novata. Aos 53 anos, a paulistana roteirizou diversos programas infantis de sucesso como "Castelo Rá-Tim-Bum", "Mundo da Lua" e "Disney Club". Nos cinemas ela também esteve por trás do roteiro de "O Ano em que Meus Pais Saíram de Casa", filme que recebeu grande aclamação da crítica especializada. Como diretora, o primeiro trabalho de Anna foi em 2002 com a comédia "Durval Discos". Mas foi em 2009 que ela atingiu a cena com o romântico "É Proibido Fumar". De lá pra cá, a cineasta vem se tornado um dos principais nomes do cinema nacional.
Filmes da carreira: "É Proibido Fumar" (2009), "Chamada a Cobrar" (2012), "Que Horas Ela Volta?" (2015), "Mãe Só Há Uma" (2016)
Melhor Filme: "Que Horas Ela Volta?" (2015)
6º) Tom Ford
Tom Ford tem apenas dois filmes na sua carreira de diretor de cinema e o segundo foi lançado sete anos depois do primeiro e ambos são demasiadamente excelentes. Mas essa não é a profissão principal do americano de 55 anos, já que é mundialmente conhecido por ser o estilista responsável por dar um novo gás para a Gucci, uma das maiores grifes do planeta. Seus trabalhos cinematográficos são intensos, de forte carga dramática, realistas, angustiantes e lembram longas inspirados do cineasta David Fincher.
Se Tom Ford vai dar seguimento em sua filmografia, só nos resta esperar e torcer bastante.
Filmes da carreira: "Direito de Amar" (2009), "Animais Noturnos" (2016)
Melhor Filme: "Direito de Amar" (2009)
5º) Steve McQueen
Ambição é a palavra que define os filmes dirigidos por Steve McQueen, cineasta londrino de 47 anos de idade. Com roteiros determinantemente crús, realistas e sem glamour, o diretor consegue inserir o espectador pra dentro de sua história de maneira muito competente. Os planos abertos e silenciosos que duram por bastante segundos se tornaram uma de suas marcas registradas.
Sua estréia em Hollywood deu-se em 2008 quando lançou "Hunger", drama estrelado por Michael Fassbender, ator que se encontra nos seus dois trabalhos posteriores.
É o único nome da nossa lista a ostentar o Oscar de "Melhor Filme" que acabou recebendo pelo estarrecedor "12 Anos de Escravidão" de 2013.
Filmes da carreira: "Hunger" (2008), "Shame" (2011), "12 Anos de Escravidão" (2013)
Melhor Filme: "12 Anos de Escravidão" (2013)
4º) José Padilha
Provavelmente o mais conhecido dentre os nomes deste ranking, o carioca José Padilha virou sinônimo de crítica ao sistema após o lançamento do bombástico "Tropa de Elite" de 2007. A maneira de como seus filmes introduziram os diálogos rápidos e espontâneos, a edição frenética e as atuações realistas ajudaram a revolucionar o cinema brasileiro. Fora seus trabalhos cinematográficos, o diretor brilhou ao executar alguns episódios da série "Narcos" que foi estrelada por Wagner Moura, mesmo ator dos seus filmes mais importantes.
Filmes da carreira: "Tropa de Elite" (2007), "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro" (2010), "Robocop" (2014)
Melhor Filme: "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro" (2010)
3º) Kleber Mendonça Filho
Mais um nome brasileiro no ranking, e na minha opinião, o mais promissor de todos. Kleber Mendonça Filho, diretor de 49 anos nascido no Recife, é responsável por dois dos filmes mais importantes da história do cinema brasileiro, justamente os únicos realizados por ele até então. Se no quesito curta-metragem o cineasta tem de monte, sua filmografia de longas é bem enxuta, porém a mais poderosa dessa nova geração. Com temas que misturam o cotidiano com o extraordinário de maneira muito coerente, Kleber consegue demonstrar muita versatilidade e inventividade por trás das câmeras. Sem dúvida, o melhor diretor novato do Brasil.
Filmes da carreira: "O Som ao Redor" (2012), "Aquarius" (2016)
Melhor Filme: "O Som ao Redor" (2012)
2º) Damien Chazelle
O mais novo da lista (apenas 32 anos) e o único a ter o Oscar de "Melhor Diretor" não poderia ficar de fora do nosso ranking. Fale bem ou fale mal, uma coisa não se pode negar: Damien Chazelle é um dos melhores diretores da nova geração. Com um método de trabalho que une competência, versatilidade, audácia e habilidade, o cineasta simplesmente nasceu pra isso... Sem mais...
Filmes da carreira: "Whiplash: Em Busca da Perfeição" (2014), "La La Land" (2016)
Melhor Filme: "La La Land" (2016)
1º) Denis Villeneuve
Uma coisa é fato na vida do diretor canadense Denis Villeneuve: se não for pra fazer filme bom, ele nem levanta da cama. Se você assistiu alguns de seus trabalhos, sabe do que estou falando. Intensos, poderosos, ambiciosos, repleto de questões morais diretas e ambíguas, suas películas tem se demonstrado extremamente competentes ano a ano. Pra mim, Villeneuve não é apenas uma promessa mas sim uma realidade, e se manter o seu nível de qualidade assim como está, o Oscar vai cair no seu colo logo, logo...
Filmes da carreira: "Incêndios" (2010), "Os Suspeitos" (2013), "O Homem Duplicado" (2013), "Sicario: Terra de Ninguém" (2015), "A Chegada" (2016)
Melhor Filme: "A Chegada" (2016)
Mais um ranking devidamente listado e finalizado!!! E você, caro amigo internauta e que ama o cinema... Nosso ranking está do seu gosto? Então comente, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a nossa página no Facebook para fortalecer a ideia cada vez mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário