quinta-feira, 20 de julho de 2017

COLETÂNEA: JACKIE CHAN

Jackie Chan, sem dúvida, é o ator chinês mais importante da história de Hollywood e ele não conseguiu essa proeza a toa. Com uma carreira bem sucedida tanto no seu país natal como no mundo todo, seu sucesso se deu pela ótima qualidade de seus filmes e pelas perigosas e surpreendentes sequências de ação que são protagonizadas pelo próprio. Sendo assim, nada mais propício do que uma coletânea juntando os sete longas mais importantes de toda a filmografia de Jackie Chan. É fã do ator e quer se aprofundar melhor em suas obras cinematográficas? Então esse post vai lhe cair como uma luva.





PRIMEIRO SUCESSO NA CHINA

Punhos de Serpente (1978)


Elenco: Jackie Chan, Yuen Siu Tien, Hwan Jang Lee.
Antes deste longa, Jackie Chan já tinha participado de diversos projetos. Para ser mais exato, o ator já tinha participado de 45 filmes alternando entre pequenas participações e papéis secundários. Mas foi em 1978, no auge dos seus 24 anos, que protagonizou o seu primeiro trabalho de maior expressão na China: "Se ying diu sau" (que no Brasil ficou conhecido como "Punhos de Serpente"). Nesta película, Chan dá vida a Chien Fu, um órfão que sofria agressões constantes de professores da academia onde trabalhava como faxineiro. Tudo isso acaba quando o jovem encontra um velho mestre que decide lhe ensinar as técnicas das artes marciais. Dessa maneira ele acaba se tornando um poderoso aliado na batalha contra o mestre de um terrível clã.
A obra foi um sucesso no país oriental alcançando uma bilheteria considerável.


O PRIMEIRO BOOM NA ÁSIA!

Police Story - A Guerra das Drogas (1985)


Elenco: Jackie Chan, Charlie Cho, Maggie Cheung, Brigitte Lin.
Após seu primeiro filme de maior expressão, Jackie Chan se envolveu em mais uma porção de projetos. Alguns chegaram a ter um certo destaque como "O Jovem Mestre Kung Fu" de 1980 e "Projeto China" de 1983. Mas nenhum foi tão avassalador como "Police Story - A Guerra das Drogas" de 1985. Neste longa aonde encarna um policial inserido em uma batalha sem precedentes contra os traficantes de Honk Kong, o ator deu o primeiro grande passo em sua carreira. O sucesso desta obra foi tanta, que ela recebeu diversas premiações ao redor do continente asiático e acabou influenciando projetos hollywoodianos como "Tango & Cash" de 1989 e "Rajada de Fogo" de 1992. Fora isso, "Police Story" acabou se tornando uma poderosa e vasta franquia que resultou em mais cinco sequências até aqui. 


GRANDE PASSO PARA HOLLYWOOD

Arrebentando em Nova York (1995)


Elenco: Jackie Chan, Anita Mui, Bill Tung, Françoise Yip, Marc Akerstream.
Ao contrário do que muitos pensam, "Arrebentando em Nova York" não se trata de uma produção hollywoodiana, mas sim, uma obra originalmente chinesa que foi gravada no Canadá. Entretanto, essa foi a porta de entrada para que Hollywood e o mundo conhecessem seu trabalho.
Neste filme lançado em 1995, Jackie Chan da a vida a Keung, um rapaz que viaja até a cidade nova iorquina para participar do casamento do seu tio. Chegando lá, uma série de mal entendidos acontecem e acabam relacionando o jovem chinês a um esquema de roubo de diamantes.
Um dos principais fatores que mais chamaram a atenção do grande público para esta película, foram as surpreendentes coreografias feitas pelo ator sem nenhum tipo de auxílio de dubles Esse fato acabou transformando essa obra em algo cultuado pelos fãs até os dias atuais.


O PRIMEIRO BOOM MUNDIAL!

Mr. Nice Guy - Bom de Briga (1997)


Elenco: Jackie Chan, Gabrielle Fitzpatrick, Miki Lee, Richard Norton, Karen McLymont.
Com o sucesso de "Arrebentando em Nova York", Jackie Chan começou a ganhar mais visibilidade mundial. Toda essa notoriedade foi confirmada com o lançamento de "Mr. Nice Guy - Bom de Briga". Esse longa de 1997 foi o responsável por mostrar todas as facetas do ator chinês para um público bem maior. Neste filme, Jackie Chan deu vida a um cozinheiro que salva uma repórter investigativa de mafiosos, usando todas as suas habilidades de lutas marciais. Com isso, ele acaba se envolvendo em uma batalha explosiva contra os criminosos.
Sucesso no mundo inteiro, inclusive no Brasil, esta obra cinematográfica foi reprisada diversas vezes nas noites dominicais do SBT. Grande Silvio!



THE BIG HIT!

A Hora do Rush (1998)


Elenco: Jackie Chan, Chris Tucker, Tom Wilkinson, Tzi Mah, Ken Leung, Julia Hsu.
Se até o lançamento de "A Hora do Rush" Jackie Chan era uma figura promissora em Hollywood,  depois desse filme o ator entrou no seleto hall de maneira definitiva. Com um orçamento de 33 milhões de dólares, essa comédia policial conseguiu arrecadar um pouco mais de 240 milhões nas bilheterias e recebeu diversas premiações populares.
O roteiro conta a história do detetive Lee (Jackie Chan) que recebe a missão de capturar a filha de um cônsul chinês que é sequestrada em Los Angeles. Chegando a cidade americana, ele se depara com o detetive Carter (Chris Tucker) que por sua vez tem a missão de vigiar todos os passos de Lee. Juntos na missão, eles decidem unir forças para salvar a jovem garotinha. Sagaz, engraçado, carismático e com ótimas sequências de ação e luta corportal, "A Hora do Rush" é sem dúvida um dos seus filmes mais aclamados, tanto que acabou gerando uma franquia com mais dois longas e uma série para televisão.


CONSOLIDAÇÃO DA CARREIRA

Bater ou Correr (2000)


Elenco: Jackie Chan, Owen Wilson, Lucy Liu, Brandon Merrill, Xander Berkeley.
Existe uma cartilha hollywoodiana que diz: pra que mudar se está dando certo? Em cima disso, nasceu "Bater ou Correr" comédia lançada nos anos 2000. Com uma estrutura bem parecida com "A Hora do Rush", a dupla da vez é protagonizada por Jackie Chan e Owen Wilson e tem o velho oeste como cenário para história. Neste filme Chan interpreta Chon Wang, um guarda do reino chinês que decide ir para os Estados Unidos para resgatar a princesa Pei Pei, raptada por traidores. Chegando no país norte americano ele acaba conhecendo Roy O'Bannon, um malandro cowboy que se torna seu principal aliado.
Diferentemente do que se era esperado, "Bater ou Correr" se mostrou uma grata surpresa e também se tornou sucesso de público e de critica. O fato de misturar elementos tradicionais da arte marcial chinesa com o western resultou em diversas avaliações positivas.


O ÚLTIMO SUCESSO

Karatê Kid (2010)


Elenco: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson, Yu Rongguang, Zhenwei Wang, Wenwen Han.
Remake inferior a obra original e de questionável existência, "Karatê Kid" na versão 2010 pode não ser um grande filme, mas tem o seu valor. Sai Daniel San (interpretado por Ralph Macchio) e entra o garoto Dre (interpretado por Jaden Smith), um jovem americano que se muda para a cidade chinesa de Pequim com a sua mãe e precisa lidar com as dificuldades da sua nova rotina. Sofrendo bullyng constantemente de valentões do seu colégio, ele acaba conhecendo o sr. Han (o novo mestre Miyagi interpretado por Jackie Chan), o zelador do seu prédio que lhe ensina tudo sobre a arte do Kung Fu.
Mesmo não sendo uma unanimidade, o longa acabou faturando alto nas bilheterias e teve críticas geralmente favoráveis por parte da opinião especializada.




Lista dos sete filmes mais importantes da carreira de Jackie Chan devidamente citados. Já assistiu algum? Quer assistir? Qual? Participe através dos comentários e não deixe de compartilhar nossa ideia com amigos e principalmente curtir a página do Eu e o Cinema no Facebook. 


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário