Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)
Quinto filme da franquia mais longínqua sobre corridas e perseguições automobilísticas que não respeitam a lei da gravidade, "Five Fast" (no original) tem seu enredo localizado no Brasil, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro. Dom Toretto e sua gangue fogem para terras tupiniquins aonde devem completar a sua última missão antes de conseguirem sua liberdade definitiva. Este longa foi um dos mais elogiados da saga "Velozes e Furiosos" pois mudou o seu foco narrativo e contou com a primeira participação do sempre carismático Dwayne Johnson no seu elenco.
Rio (2011)
No mesmo ano de "Velozes e Furiosos 5", a cidade do Rio de Janeiro voltou para os holofotes de Hollywood e virou até nome de filme. "Rio", animação produzida pelo mesmo pessoal de "A Era do Gelo" e dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, conta a história de Blu, uma arara azul que vive nos Estados Unidos mas deve vir para o Brasil para procriar com uma outra ave da mesma espécie e assim evitar a extinção. Mas ao chegar no país, ele precisa salvar a sua pele das mãos dos contrabandistas. No seu áudio original, "Rio" recebe as vozes de Jesse Einsenberg, Anne Hathaway, Leslie Mann, Jamie Foxx, Will.i.am e Rodrigo Santoro, ou seja, produção 90% estrangeira.
Você já foi à Bahia? (1944)
Se engana quem acha que "Rio" de 2011 foi a primeira animação que explorou terras brasilis. Mal sabem eles que a Disney já tinha passado por aqui mais de sessenta anos antes. "Você já foi à Bahia" foi lançado em 1944 e leva o americano Pato Donald para explorar países latinos. Nessa viagem ele conhece o mexicano Panchito e o brasileiro Zé Carioca. Esse filme foi um marco para os estúdios Walt Disney pois foi o responsável por introduzir o papagaio malandro no hall de personagens históricos ao lado de Mickey, Pateta e o próprio Pato Donald.
Anaconda (1997)
Uma das cobras mais temidas do cinema mundial teve sua história retratada por aqui. "Anaconda" de 1997 conta a história de uma equipe de filmagem que viaja para a Amazônia afim de rodarem um documentário sobre o cotidiano de uma tribo local. Chegando lá, acabam se deparando com uma gigantesca serpente que coloca em risco a vida de todos os tripulantes. Há quem goste e há quem ache tosco, mas é inegável que esse longa é um dos mais importantes deste subgênero (sem contar aquele das cobras no avião que é protagonizado pelo Samuel L. Jackson).
A Missão (1986)
Estrelado por um elenco primoroso que contém Robert De Niro, Jeremy Irons, Aidan Quinn e Liam Neeson e dirigido pelo lendário cineasta Roland Joffé, "A Missão" de 1986 se passa nas florestas brasileiras na época da Guerra Guaranítica, guerra essa que envolveu portugueses e espanhóis contra os índios guaranis que se recusavam a sair do sul do país. Conceituado, o longa chegou a receber diversas indicações a prêmios importantes, como por exemplo o Oscar e o Globo de Ouro.
Brincando nos Campos do Senhor (1991)
Ainda falando sobre filmes que se passam em florestas brasileiras, não tem como esquecer o drama "Brincando nos Campos do Senhor", lançado em 1991 e dirigido pelo cineasta argentino (naturalizado brasileiro) Hector Babenco. Esse longa conta a história de um casal de missionários que viajam até a Amazônia para catequizar uma tribo indígena, mas se deparam com aventureiros que cultivam planos diferentes para aquela aldeia. Mesmo tendo um elenco repleto de atores tupiniquins como Nelson Xavier, Stênio Garcia e José Dumont, são os astros hollywoodianos do quilate de Tom Berenger, Daryl Hannah, Kathy Bates e Jon Litgow é quem carregam a premissa principal nas costas.
O Beijo da Mulher Aranha (1985)
Mais uma obra de arte do mestre Hector Babenco, "O Beijo da Mulher Aranha" possa ser o exemplo mais polêmicos dessa lista. Afinal, o longa está na sexagésima primeira posição da lista dos 100 maiores filmes brasileiros de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Entretanto, os atores que protagonizam a película são os estrangeiros Raul Julia e William Hurt (que recebeu a estatueta de "Melhor Ator" devido a este trabalho). Outro ponto interessante é que "O Beijo da Mulher Aranha" não foi indicado a nenhuma categoria para filmes estrangeiros em premiação alguma, seja no Oscar, no BAFTA ou no Globo de Ouro. Em cima dessas informações, vale dizer que esse longa não é nacional e nem estrangeiro, no máximo mestiço.
E então pessoal!? Gostaram da lista? Faltou algum filme? Então participe deixando o seu comentário, compartilhe com seus amigos e não deixe de curtir a nossa página do Facebook para ajudar no crescimento do blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário