quinta-feira, 13 de julho de 2017

RANKING: OS 10 MELHORES FILMES DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS

Graças a Cristiane Torloni, podemos usufruir de uma das frases que melhor define este dia que comemora um dos gêneros mais amados da música: Hoje é dia de rock bebê! E para celebrar esta tão amada data, o "Eu e o Cinema" resolveu listar os 10 melhores filmes que melhor enaltecem o bom e velho rock and roll. E para começarmos de fato, vai a seguir a lista de critérios que segui para montar esse tão abalizado ranking:
- Só foram nomeados filmes aonde o rock se faz completamente presente na trama, seja ele o ponto determinante do longa ou o principal plano de fundo aonde a história acontece.
- Só foram listados filmes que eu assisti.
- Ranking embasado exclusivamente na minha humilde e questionável opinião.
Critérios listados, hora do som pauleira começar....


10º) A Fera do Rock (1989)


Dennis Quaid em A Fera do Rock: Great Balls of Fire!

Abrindo o nosso ranking da forma mais rock and roll possível, nada melhor do que "A Fera do Rock", longa biográfico que conta a história de Jerry Lee Lewis, um dos principais nomes do gênero musical entre as décadas de 50 e 60. Não trata-se de uma obra perfeita e sem erros, mas é explosivo, energético e é uma homenagem, não apenas ao seu personagem principal, como é uma ode a toda a cultura roqueira daquela época.


9º) Tenacious D: Uma Dupla Infernal (2006)


Tenacious D: Puro besteirol e puro heavy metal

Que esse filme é uma comédia besteirol cheia de piadas escatológicas, situações insanas e momentos completamente absurdos é uma verdade. Mas quem disse que o rock and roll não é justamente isso? Além de hilário, as canções deste longa são de ótima qualidade, fora as diversas participações especiais de mitos do metal como Dio, Meat Loaf e Dave Grohl. Uma obra que faz jus ao nome do rock and roll!

8º) The Runaways - Garotas do Rock (2010)


The Runaways: Punk rock e muito estrogênio

Cinebiografia que conta sobre a ascensão da banda "The Runaways", o primeiro grupo punk formado por integrantes femininas a alcançar o sucesso, é outro longa que enaltece o bom e velho rock and roll. Com uma trama atmosférica que contém sexo, droga e grandes sucessos da banda (ch, ch, ch, ch, Cherry Bomb), "The Runaways - Garotas do Rock" foi o primeiro filme que me fez pensar: "ei, essa menina do "Crepúsculo" não é tão ruim assim"...

7º) Escola do Rock (2003)


Escola do Rock: Se tem Jack Black, tem rock and roll

Mais um filme estrelado por Jack Black e que tem o rock and roll correndo nas veias, atende pelo nome de "Escola do Rock". Dirigido por Richard Linklater, essa comédia conta a história de um roqueiro frustrado que decide se tornar professor temporário de um colégio bastante severo. Ali, ele decide ensinar a magia deste gênero musical ao seus alunos entediados. Engraçado, divertido e dono de uma trilha sonora impecável, essa obra se tornou cultuada por muitos que amam o rock e a toda a sua história.


6º) Quase Famosos (2000)


Kate Hudson como Penny Lane: Inesquecível

No nosso sexto lugar está o cultuadíssimo "Quase Famosos" de 2000. Dirigido por Cameron Crowe, esse longa acompanha a empreitada de um jovem aspirante a repórter musical que decide atravessar o país ao lado de uma banda de rock de relativo sucesso. Fora o ótimo enredo, o roteiro afiado e uma belíssima trilha sonora, este filme foi o responsável por nos apresentar Penny Lane, uma das groupies mais amadas da sétima arte, fruto de uma interpretação irretocável de Kate Hudson.


5º) Cazuza - O Tempo não Para (2004)


Daniel de Oliveira como Cazuza: Rock nacional

E quem disse que não tem filme brazuca neste ranking? O representante nacional entre os 10 melhores filmes de rock de todos os tempos (segundo o "Eu e o Cinema") é a cinebiografia "Cazuza - O Tempo não Para" lançado em 2004 e protagonizado magistralmente por Daniel de Oliveira. Este filme que conta toda a trajetória de um dos maiores poetas do rock brasileiro, também foi um dos responsáveis por iniciar uma nova fase do nosso cinema que se estende até os dias atuais. Um filmão pra gringo nenhum botar defeito.

4º) Frank (2014)

Frank: Não é bem rock, mas passa no crivo

Burlando as próprias regras um pouquinho, a musica determinante desta obra cinematográfica não é bem o rock and roll. A sonoridade aqui é uma coisa mais pop experimental. Daí você me pergunta: "Já que é assim, porque raios este filme está nesta lista?". Se a trilha não representa, a atmosfera, as atitudes e a ideologia da banda liderada pelo excêntrico Frank, respira o bom e velho rock and roll. Isso explica a minha vista grossa por colocar esse filmaço em quarto lugar deste ranking.


3º) The Wonders - O Sonho não Acabou (1996)


The Wonders: Pra sorte dos Beatles, se trata apenas de ficção

Abrindo o nosso pódio tem o filme com uma das melhores bandas fictícias da história da sétima arte: The Wonders! Escrito e dirigido por Tom Hanks, "The Wonders - O Sonho não Acabou" conta a história de um grupo de rock que faz imenso sucesso em meados dos anos 60 com a música "That Thing You Do". Música essa que não faz feio pra nenhum grande hit que realmente dominavam as rádios daquela época. Empolgante, cativante e com uma estrutura narrativa corretíssima, só basta dar a medalha de bronze para esse longa metragem.


2º) Isto É Spinal Tap (1984)


Isto é Spinal Tap: Obra de arte dos anos 80

Dirigido pelo ótimo Rob Reiner, esse mockumentary (documentário de mentira) conta a história de uma banda de heavy metal inglesa que está em turnê pelos Estados Unidos. Repleto de situações inusitadamente realistas e simplesmente hilárias, "Isto É Spinal Tap" acabou se tornando uma obra cult para os amantes da comédia e para os amantes do rock and roll. Uma obra de arte para se ter na estante.


1º) The Doors - O Filme (1991)


The Doors - O Filme: Val Kilmer virou  Jim Morrison

Esta cinebiografia que conta a trajetória de uma das bandas mais importantes da história da musica, simplesmente respira e transpira rock and roll. "The Doors - O Filme" é uma imersão profunda na raiz, na loucura, nos ideais, na transgressão e no conceito deste poderoso gênero musical. Dirigido por Oliver Stone em sua fase inspirada, esse longa ainda conta com a interpretação monstruosa de Val Kilmer no papel do vocalista Jim Morrison. A sua transformação aqui foi física e conceitual. Sem dúvidas uma obra prima que merece o primeiro lugar deste ranking sobre os melhores filmes de rock de todos os tempos. 


Mais um ranking devidamente listado e finalizado! Concorda com as posições? Faltou alguém? Então comente, compartilhe e não deixe de curtir a página do Eu e o Cinema no Facebook para chegarmos a 1000 likes até o fim do ano. Sendo assim, um bom dia internacional do rock pra você e pra toda a sua família! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário