PRIMEIROS TRABALHOS
Dias de Violência (1990)
Elenco: Brad Pitt, Juliette Lewis, Michael Tucker, Michael O'Keefe, Alan Fudge, Laurie O'Brien, Tom Everett
Antes de protagonizar esta obra, Juliette Lewis já tinha se aventurado em papéis menores em alguns filmes dos anos 80, mas foi com o telefilme "Dias de Violência" de 1990 aonde ela mostrou o seu verdadeiro talento pela primeira vez. O longa conta a história de uma adolescente que é obrigada a se casar mas é abandonada pelo marido aos 15 anos de idade. Sem ter onde ficar ela acaba vivendo na rua aonde é violentada diversas vezes e acaba cometendo um assassinato após influência de um marginal chamado Billy. Na cadeia, ela é sentenciada a morte e conta com a ajuda de um advogado para salvar sua vida.
Dirigido por Robert Markowitz, este filme foi a inspiração propulsora para uma outra película protagonizada pelo casal que faria bastante barulho em Hollywood anos mais tarde.
PRIMEIRO SUCESSO
O Cabo do Medo (1991)
Após sua ótima performance dramática no telefilme "Dias de Violência", o mega diretor Martin Scorsese resolveu recrutar a jovem atriz ao elenco de "Cabo do Medo", remake do suspense de 1962 que levava o mesmo nome. No filme Juliette deu vida a adolescente Danielle Bowden, um dos principais alvos da maldade de Max Cady, um perigoso ex-detento interpretado de forma brilhante por Robert deNiro.
O roteiro conta a história de um advogado que esconde informações que poderiam salvar o seu cliente da cadeia, mas ele não o faz pois está certo da índole do mesmo. Anos após a detenção, o tal cliente (leia-se Max Cady) retorna a sociedade com sede de vingança e pretende acabar com a vida do advogado de forma literal.
Visceral, tenso e envolvente, este longa acabou se tornando o primeiro grande sucesso da carreira de Juliette Lewis.
CONFIRMAÇÃO DO SUCESSO
Kalifornia - Uma Viagem ao Inferno (1993)
Elenco: Brad Pitt, Juliette Lewis, David Duchovny, Michelle Forbes, Brett Rice
Depois do sucesso feito na TV, foi a vez de Hollywood se aproveitar da junção talentosa entre Brad Pitt e Juliette Lewis. Assim nasceu "Kalifornia - Uma Viagem ao Inferno" lançado em 1993. Com mais recursos investidos e um roteiro mais elaborado, o longa acabou fazendo considerável sucesso e tanto a imagem do ator, quanto o da atriz ficaram mais fortalecidos no cenário cinematográfico.
A história conta sobre o escritor Brian Kessler e sua namorada que decidem atravessar o país para estudarem casos de assassinatos ocorridos para seu mais novo livro. Para economizar eles viajam de carona com o casal Early e Adele, que de solícitos acabam se transformando em pessoas sensivelmente instáveis e perigosas no decorrer do percurso.
O CULTUADO
Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993)
Elenco: Johnny Depp, Juliette Lewis, Leonardo DiCaprio, Darlene Cates, Mary Steenburgen, Laura Harrington, Mary Kate Schellhardt, John C. Reilly, Crispin Glover
No mesmo ano em que estrelou o thriller "Kalifornia", Juliette Lewis também fez parte do reflexivo e cultuado "Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador". O drama foi bem recebido pelos cinéfilos e caiu nas graças da crítica especializada.
Protagonizada por Johnny Depp, este longa que segundo o diretor Lasse Hallström, é quase uma cinebiografia da sua juventude, traz como principal o personagem Gilbert Grape, um rapaz que após a morte do pai se torna responsável pelo sustento da sua família formado por uma depressiva mãe com obesidade mórbida e um irmão caçula portador de necessidade especiais. Sua vida ganhar nova cor quando conhece Becky, uma bela jovem que está de passagem.
THE BIG HIT!
Assassinos por Natureza (1994)
Woody Harrelson, Juliette Lewis, Robert Downey Jr., Tom Sizemore, Tommy Lee Jones
Se o jeito peculiar e desparafusado de Juliette Lewis já tinha te dado alguns papéis interessantes na carreira, nenhum deles chegou perto da loucura e sanguinolência de Mallory Knox, sua personagem em "Assassinos por Natureza", clássico do diretor Oliver Stone e lançado em 1994.
A trama segue a vida de Mickey e Mallory Knox, um casal de seria killers que ganha grande repercussão nacional após as dezenas de homicídio que cometeram. Após excessiva cobertura da mídia sensacionalista eles acabam se tornando parte da cultura popular e social.
Com uma abordagem fortemente crítica, sarcástica e polêmica, essa obra de arte conquistou milhares de fãs se tornando um longa cultuado até os dias de hoje.
MUDANÇA DE ARES
Garota Fantástica (2009)
Elenco: Ellen Page, Drew Barrymore, Juliette Lewis, Marcia Gay Harden, Kristen Wiig, Jimmy Fallon
Após os bons filmes no qual participou na década de 90, Juliette Lewis entrou em uma leva de películas de gosto duvidoso na década posterior. Entre as diversas comédias no qual participou, "Garota Fantástica" de 2009 talvez seja a ressalva positiva entre eles.
Primeiro trabalho dirigido e atuado por Drew Barrymore, o longa traz a história de Bliss Cavendar, uma jovem texana que vive no mundo dos concursos de beleza devido a vontade de sua mãe, mas deseja sair dessa rotina quando conhece a "Hurl Scouts", uma equipe de patins feminina. Na trama, Juliette interpreta a carismática Iron Maven, uma espécie de vilã e principal pedra do sapato da protagonista.
"Garota Fantástica" não se trata de uma obra requintada, mas é uma ótima pedida se seu desejo principal é dar risada.
O ÚLTIMO SUCESSO
Álbum de Família (2013)
Elenco: Meryl Streep, Julia Roberts, Ewan McGregor, Abigail Breslin, Chris Cooper, Margo Martindale, Juliane Nicholson, Benedict Cumberbatch, Juliette Lewis, Dermot Mulroney, Misty Upham, Sam Shepard
Ovacionado pela crítica especializada, "Álbum de Família" conta com um elenco de respeito e é sem dúvidas, o último trabalho de relevância estrelado por Juliette Lewis. Lançado em 2013, o filme traz uma reunião familiar que acontece forçadamente devido a morte repentina de seu patriarca. Encabeçada por Violet Wenston, uma mulher instável que passa por uma grave doença e com sérios problemas de convívio, o encontro é marcado por intrigas e as cobranças são trazidas a tona por cada membro dessa desajustada família.
Dirigido por John Wells, "Álbum de Família" trata-se de um drama muito bem feito que acabou recebendo diversas indicações ao Oscar do ano seguinte.
É isso aí pessoal! Coletânea listada só com a nata da carreira da talentosíssima Juliette Lewis. Gosta da atriz? Então não se esqueça de comentar, de compartilhar nossa ideia com amigos, e principalmente curtir a página do Eu e o Cinema no Facebook e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário