Década de 50
Superman and the Mole Men
O primeiro longa metragem da história da sétima arte a levar o nome de um super herói no seu título foi a obra "Superman and the Mole Man" de 1951. O filme não foi um marco e nem responsável por fortalecer o gênero nos cinemas, mas deu início ao famoso seriado do homem de ferro que faria muito sucesso nos anos posteriores e foi estrelado por George Reeves, mesmo intérprete do Super Homem neste longa.
A bilheteria desta obra não foi um mega sucesso, muito menos comparado com os dias de hoje, tanto que esta película acabou sendo esquecida pelo grande público com o passar dos anos, se tornando apenas um artigo pouco valioso de museu.
Década de 60
Batman: O Homem-Morcego
Quinze anos após o lançamento do primeiro longa metragem de super herói da história do cinema, foi lançado o primeiro filme daquele que se tornaria o aclamado cavaleiro das trevas anos mais tarde. "Batman: O Homem-Morcego" foi lançado em 1966 e está mais para uma extensão da famigerada série protagonizada por Adam West e Burt Ward, do que uma obra cinematográfica propriamente original.
Diferente do que aconteceu com a película de 1951, as coisas correram melhor para este filme no quesito bilheteria e mesmo que não foram relevantes para a impulsão do gênero, ajudaram a fortalecer o programa de TV que durou até 1968.
Saindo do universo DC/Marvel, é possível citar outros exemplos cinematográficos sessentistas do gênero como o tosco, porém cultuado "Barbarella" de 1968, um dos primeiros sucessos de Jane Fonda na sétima arte.
Década de 70
Superman: O Filme
Foi na década de 70 que este gênero cinematográfico começou a tomar forma e se mostrar interessante para Hollywood em diversos setores. Isso muito se deve ao lançamento de "Superman: O Filme" de 1978. O longa estrelado por Christopher Reeve, Marlon Brando e Gene Hackman alcançou bastante apelo popular e conquistou a crítica especializada se tornando um clássico atemporal dos cinemas.
Com a Nova Hollywood mandando e desmandando no cenário cinematográfico da época, mesmo com o grande sucesso dessa película, não foi suficiente para alavancar o gênero que só começou a ser produzido freneticamente nas décadas posteriores.
Década de 80
Batman
Com a chegada dos anos 80, os filmes de super herói começaram a ser produzidos com mais regularidade e fazer parte do cenário cinematográfico de Hollywood. Entre erros e acertos é possível citar diversas obras como "Superman II - A Aventura Continua" de 1980 e "Superman III" de 1983, "Supergirl" de 1984, "Howard, O Super Herói" de 1986, "A Volta do Incrível Hulk" de 1988 e "O Justiceiro" de 1989. Mas nenhum deles teve o sucesso e a produção semelhante ao de "Batman" de 1989. Com direção de Tim Burton e estrelado por Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basinger, este longa foi determinante para o gênero em diversos quesitos e influenciou diretamente em películas posteriores.
Década de 90
O Corvo
Com a péssima performance dos longas de super-heróis nos cinemas, o gênero acabou perdendo força em Hollywood e deixou de ser levado a sério. Essa baixa durou até meados da década seguinte.
Década de 2000
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Se os anos 90 quase dizimaram o gênero de super heróis por completo, a década seguinte foi o período de redenção. Foi um tempo tão importante que as obras mais significativas foram lançadas justamente nessa época. É possível citar obras como "X-Men: O Filme" de 2000, "Homem Aranha" de 2002, "Homem Aranha 2" de 2004, "Batman Begins" de 2005 e "Watchmen - O Filme" de 2009. Mas o grande destaque da década vai para duas genuínas obras primas cinematográficas: "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e "Homem de Ferro" ambos de 2008. Se a produção da DC é visto como um dos melhores filmes da história da sétima arte, o longa metragem da Marvel foi a que iniciou a fase grandiosa dos estúdios que duram até os dias de hoje.
Também na década de 2000 heróis que não pertencem ao universo Marvel/DC também brilharam nas telonas com bons longas como "Os Incríveis" de 2004, "Hellboy" (também de 2004) e sua continuação lançada em 2008.
Década de 2010
Os Vingadores
Enfim chegamos a década aonde filmes de herói são sinônimos de fenômenos de bilheteria, franquias bem sucedidas e muito... muuuito dinheiro! Só nessa década, obras como "Capitão América: O Primeiro Vingador" e "Thor" ambos de 2011, "Guardiões da Galáxia" de 2014, "Deadpool" de 2016, "Logan" e "Mulher-Maravilha" de 2017 fizeram imenso barulho e recrutaram milhões de fãs (destaque para "Os Vingadores" de 2012, que para muitos, é o melhor longa do gênero na história dos cinemas). Este segmento está tão em alta nos dias de hoje que até os filmes de qualidade inferior conseguiram bons números nas bilheterias mundo afora (foi o exemplo de "Lanterna Verde" de 2011, "O Espetacular Homem-Aranha" de 2012, "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" e "Esquadrão Suicida" de 2016).
Se engana aquele que pensa que os últimos anos estão propícios apenas para super heróis que pertencem ao eixo Marvel/DC, pois películas como "Kick-Ass" de 2010, "Poder sem Limites" de 2012 e "Robocop" de 2014 também conquistaram seu espaço.
Chegamos na última estação e nesse ponto que vos deixo. E então... se divertiram na viagem? Então comentem nas nossas páginas oficiais, compartilhe com amigos e não se esqueça de curtir o nosso perfil oficial no Facebook para dar aquela força que é sempre bem vinda.
Se engana aquele que pensa que os últimos anos estão propícios apenas para super heróis que pertencem ao eixo Marvel/DC, pois películas como "Kick-Ass" de 2010, "Poder sem Limites" de 2012 e "Robocop" de 2014 também conquistaram seu espaço.
Chegamos na última estação e nesse ponto que vos deixo. E então... se divertiram na viagem? Então comentem nas nossas páginas oficiais, compartilhe com amigos e não se esqueça de curtir o nosso perfil oficial no Facebook para dar aquela força que é sempre bem vinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário