Free Fire - 2016
Elenco: Brie Larson, Armie Hammer, Cillian Murphy, Sharlto Copley, Sam Riley, Jack Reynor, Michael Smiley e Baboou Ceesay.
SOBRE O FILME:
Dirigido por Ben Wheatley e produzido por Martin Scorsese, "Free Fire" se passa em meados da década de 70 e acompanha uma noite de negociações de armas entre bandidos e traficantes localizada em um galpão abandonado. Devido a uma crescente tensão entre os negociantes e uma série de mal entendidos, um tiroteio toma conta do lugar e qualquer um se torna alvo em potencial.
Foi lançado originalmente em 2016, mas devido ao pouco apelo comercial chegou ao Brasil diretamente em DVD no último semestre de 2017.
PRÓS: Praticidade é o adjetivo que melhor se encaixa para definir esse filme. Isso porque sua tal praticidade influencia diversos fatores positivos ao decorrer da obra. Um exemplo imediato é a maneira que o roteiro estabelece a personalidade de seus personagens. Não existe evolução aqui. Cada um é o que é do inicio até o final da história. Em cima desse fator, o elenco consegue brilhar entregando de forma simples exatamente o que se espera deles. O grande destaque vai para a atuação de Sharlto Copley. Irritadiço mas ao mesmo tempo complacente, ele se torna o papel mais interessante e engraçado do longa.(0,5)
Isso nos leva ao fator humorístico que carrega a história e faz isso corretamente. Pontual, o humor do filme passeia de forma muito competente entre a comédia satírica e até mesmo na comédia física e pastelão.(1)
Um outro ponto que o roteiro faz bem em "Free Fire" é ser o mais imparcial possível quando o tiroteio se estabelece. Mesmo obtendo os personagens chamados principais, ele não toma partido da maioria deles e acaba passando a sensação de imprevisibilidade que se sustenta até o final.(1)
A praticidade, já citada anteriormente, influência também na duração do longa. Sem se estender, ele passa a sua mensagem e diverte o espectador no tempo necessário.(0,5)
Ponto positivo para seus quesitos técnicos como a fotografia, o design de som, a trilha sonora e especialmente o figurino que transmite uma noção exata da época em que a história se passa de maneira bastante convincente.(0,5)
CONTRAS: O principal problema do roteiro é a falta de material que ele tem nas mãos. Sim, ele é pratico e não se estende mas acaba se tornando truncado quando ele tenta entregar mais do que tiros e explosões. Sem muito pra contar, a história fica amarrada e circular por boa parte do segundo ato.(-1)
Uma coisa que "Free Fire" estabelece desde do seu início é o fato de que nenhum daqueles que estão inseridos na história tratam-se de mocinhos. Todos aqui são bandidos e só querem salvar seus traseiros. Devido a isso, o filme acaba escorregando na sua própria convicção quando tenta inserir elementos destoantes na relação entre os personagens de Brie Larson e Cillian Murphy. Mesmo que justificável e até se redimindo no seu ato final, a obra acaba perdendo força por tentar investir nesse fator.(-0,5)
DIAGNÓSTICO DO FILME:
"Free Fire" é um filme prático e divertido que entrega aquilo que propõe sem maiores enrolações. Está longe de ser um filmaço mas merecia maior atenção do público. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:
É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:
(https://www.facebook.com/blogeueocinema)
Gostei ver Cillian Murphy no elenco. Adoro muito os filmes, sobre tudo os que tem ótimas histórias, ancho que o trabalho de Cillian Murphy e bom, sempre escolhe projetos com um bom elenco e roteiro, é um profissional e em cada uma das suas obras me deixa hipnotizada com o seu grande talento em a Dunkirk, é uma obra prima. Ancho que é umo dos mehores filmes da filmografia de Cillian Murphy, seu personagem exige muito esforço e talento também o ritmo do filme foi muito ameno, acho que é um filme que impacta todo o público.
ResponderExcluir