Aniquilação - 2018
Elenco: Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson, Gina Rodriguez, Tuva Novotny, Oscar Isaac e David Giasy.
SOBRE O FILME:
Uma das produções Netflix mais esperadas do ano, "Aniquilação" acompanha a jornada de uma bióloga que após o repentino retorno de seu marido desaparecido em uma expedição misteriosa, resolve acompanhar uma equipe de cientistas que vão explorar o lugar aonde ele se encontrava, para tentarem decifrar a força e as anomalias que tomaram conta daquele local. O longa é dirigido por Alex Garland, que no papel de roteirista este envolvido em obras como "Extermínio" de 2002, "Dredd" de 2012 e "Ex-Machina" de 2015 (filme no qual ele também dirigiu).
PRÓS: Apesar de algumas escorregadas (que serão melhor exploradas posteriormente),os quesitos técnicos são bastante eficientes. Compostas de uma belíssima fotografia, um trabalho de maquiagem primoroso, efeitos gráficos, sonoros e visuais bem trabalhados e uma trilha sonora pontual, a produção se sobressai neste setor.(1,5)
O enredo traz uma estrutura que trabalha cautelosamente e se desenvolve com calma sem cair na monotonia. Dessa maneira ele constrói um poderoso clima de suspense e tensão deixando o espectador engajado e inserido nos eventos que o roteiro traz.(1,5)
Por falar no roteiro, é possível salientar positivamente o seus diálogos. Mesmo que auto-explicativos na maioria das vezes, eles são contextualizados de forma tão natural que se tornam muito pertinentes, hábeis e acima de tudo, críveis.(0,5)
No quesito atuação, o longa tem um elenco muito bom em cena. Todos que rondam o núcleo principal, compreenderam a essência de seus personagens e trabalham em cima disso com muita eficiência. O destaque, claro, vai para Natalie Portman, quem em mais uma interpretação de muito talento, entrega uma ótima performance física e emocional, construindo uma personagem forte e determinada, mas ao mesmo tempo, abalada e vulnerável.(1)
PRÓS: Como dito anteriormente, os quesitos técnicos do filme são muito bons, mas escorregam em determinados momentos. Um destes momentos, são os seus efeitos gráficos que se tornam muito perceptíveis e carregados, principalmente nas cenas abertas que exploram os cenários e a construção de mundo. É tela verde com força!(-0,5)
Mesmo quando coerentes, este blogger que vos fala não é muito fã de conveniências do roteiro, pois é um recurso que dificilmente funciona e sempre enfraquece o impacto de alguns eventos. "Aniquilação" não abusa desse recurso, mas usa este clichê em situações pontuais se tornando dependente da boa vontade do público para comprar aquele determinado evento.(-0,5)
O roteiro contém alguns flashbacks que servem apenas para contextualizar a vida amorosa de sua protagonista e acabam desinflando a história sempre que aparecem. Não prejudicam a obra mas certamente não fariam falta se fossem retirados do filme no corte final.(-0,5)
DIAGNÓSTICO DO FILME:
Não assisti a todas as produções Netflix disponíveis no catálogo do site, mas apostaria que "Aniquilação" é uma de suas melhores obras desde "Beasts of No Nation" de 2015. Bem trabalhado, cauteloso, tenso e visceral, o filme se torna uma experiência interessante ao entregar variadas mensagens para aqueles que o assistem. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:
É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário