quinta-feira, 1 de março de 2018

SESSÃO SÁBADÃO OSCAR 2018 - #6ª EDIÇÃO

Começamos o mês de Março com mais uma Sessão Sábadão Especial apenas com críticas dos filmes indicados ao Oscar de "Melhor Filme" na cerimônia deste ano. O longa da vez foi o badalado e franco favorito a estatueta "A Forma da Água". Quer saber qual é a opinião deste blogger que vos fala em relação a esta produção? Então prepare suas guelras e suas barbatanas e acompanhe a leitura a seguir...


A Forma da Água - 2017

Elenco: Sally Hawkins, Doug Jones, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer, Michael Stuhlbarg, David Hewlett e Nick Searcy.



CATEGORIAS INDICADAS:
Oscar de Melhor Filme
Oscar de Melhor Diretor
Oscar de Melhor Atriz
Oscar de Melhor Ator Coadjuvante
Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante
Oscar de Melhor Trilha Sonora Original
Oscar de Melhor Roteiro Original
Oscar de Melhor Fotografia
Oscar de Melhor Figurino
Oscar de Melhor Montagem
Oscar de Melhor Direção de Arte
Oscar de Melhor Mixagem de Som
Oscar de Melhor Edição de Som

SOBRE O FILME:
Dirigido por Guillermo del Toro (o mesmo de "Blade 2" de 2002, "O Labirinto do Fauno" de 2006 e "Círculo de Fogo" de 2013), "A Forma da Água" se passa em meados dos anos 60 e acompanha a vida de Elisa, uma zeladora muda que trabalha em uma agência secreta do governo americano, e tem sua rotina alterada totalmente depois que se depara com uma criatura meio homem/meio anfíbio que foi capturada pelos militares para servir de cobaia e estudo científico.




PRÓS: Filmes dirigidos por Guillermo del Toro são conhecidos por se destacarem nos quesitos técnicos e visuais. Trabalhos antigos como "Círculo de Fogo" de 2013, "Hellboy" de 2004 e "O Labirinto do Fauno" de 2006 comprovam e enaltecem essa tese. Em "A Forma da Água", o cineasta demonstra mais um exemplo de bom trabalho e transforma esse recurso em fio condutor para realização da obra, mais uma vez. A bela fotografia, a edição bem montada, o figurino pontual, os efeitos gráficos que somam ao resultado final e principalmente a maquiagem, formam uma atmosfera e uma construção de mundo com uma destreza fantástica.(2)
O longa não perde tempo para estabelecer sua premissa principal e isso gera diversos acertos, pois ele acaba com qualquer chance de amarrar a história, tornando o ritmo da narrativa bem fluida e dinâmica.(1)
Já o roteiro se mostra bem mais abrangente do que apenas focar no desenrolar da trama dos protagonistas. Com um conteúdo que aborda vários assuntos passeando em teores conspiratórios, bastidores políticos de guerra e questões éticas e sociais, a história não abandona a premissa principal e nem afeta o andamento da mesma.(1,5)
Por sua vez, o quesito interpretativo também vai muito bem. Octavia Spencer está usualmente bem como a Octavia Spencer que já conhecemos (e pelo segundo ano consecutivo não justifica a nomeação ao Oscar como "Melhor Atriz Coadjuvante") e Richard Jenkins demonstra diversas facetas de seu personagem com bastante competência e Michael Stuhlbarg tem uma performance discreta, porém carregada, mas os destaques do elenco vão para Michael Shannon (que interpreta com muita imponência e veemência todos os "ismos" possíveis em uma pessoa só, pois trata-se de um homem carregado de machismo, fascismo, chovinismo, entre outros adjetivos), Doug Jones (que com muita fisicalidade dá vida e sentimentos variados a um ser extraordinário) e Sally Hawkins (que sem falar uma palavra, passa toda a personalidade da protagonista nos gestuais e principalmente no olhar).(1)


CONTRAS: Se por um lado "A Forma da Água" acerta em estabelecer sua premissa principal rapidamente para desamarrar a trama, ele sacrifica alguns setores que mereciam melhor cuidado do roteiro. Um exemplo que não se característica como um Spoiler, é a maneira em que a personagem Elisa se afeiçoa pela criatura anfíbia. A forma abrupta dos fatos que culminaram nessas situações me fizeram questionar os seus sentimentos, tardando um pouco o meu investimento 100% naquela relação.(-0,5)
Outro ponto que enfraquece a obra, é a maneira familiar que a estrutura narrativa se desenvolve, principalmente no seu ato conclusivo. Dolorosamente óbvio demais, o filme se desenrola de maneira trivial e premeditada quase que telegrafando qual o próximo passo do roteiro.(-1)
Confesso que tive problemas com grande parte dos diálogos desse longa. Não que sejam conversações ruins ou mal feitas, mas a maneira de como grande parte disso é conduzida acabou refletindo em exposição gratuita e sentimentalismo piegas.(-1)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
"A Forma da Água" é um filme muito abrangente e tem muito mais pra contar do que a sua premissa principal. Escorrega em grande parte dos diálogos e na familiaridade do enredo. Mesmo assim, a obra se desenvolve e se destaca positivamente. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!! 


E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário