Operação Red Sparrow - 2018
Elenco: Jennifer Lawrence, Joel Edgerton, Matthias Schoenaerts, Jeremy Irons, Thekla Reuten, Mary-Louise Parker, Sebastian Hülk, Douglas Hodge, Charlotte Rampling e Ciarán Hinds.
SOBRE O FILME:
Após sofrer um acidente que a afasta dos palcos, uma ex-bailarina russa acaba sendo recrutada por uma organização de espionagem governamental aonde se torna uma agente sparrow. Usando sua beleza, seus dotes físicos e seu poder de sedução, a jovem é usada como a principal arma de seu país para desvendar um perigoso mistério que envolve traição e tramas conspiratórias.
O filme é dirigido por Francis Lawrence, conhecido por trabalhos como "Constantine" de 2005, "Eu Sou a Lenda" de 2007 e os três últimos longas da franquia "Jogos Vorazes" que também são protagonizados por Jennifer Lawrence.
PRÓS: Um dos pontos positivos que me ganhou logo de cara e me deixou investido nos primeiros minutos da trama, é a violência visceral que "Operação Red Sparrow" apresenta. Forte, incômodo e bastante gráfico, esse elemento (quando bem feito) é sempre bem vindo em longas deste gênero, pois ele acaba ganhando mais peso e mais personalidade.(0,5)
Nos quesitos técnicos, o filme é um primor! Bela cinematografia e fotografia, edição dinâmica, interessante jogo de câmeras, ótimo trabalho de maquiagem e uma trilha sonora precisa e elaborada.(1)
Na transição do segundo para o terceiro ato é aonde o longa tem seu melhor momento. Sua trama conspiratória ganha fluidez e dinamismo graças ao roteiro que desenvolve alguns elementos de maneira quase imprevisível. Por mais que você suspeite aonde a história vai chegar, o filme consegue te surpreender em determinados eventos que resultaram naquela situação.(1)
O elenco é talentoso e bastante operante, mas poucos se destacam. No centro, temos Jennifer Lawrence em uma atuação pontual que mistura raiva, medo, imponência e sensualidade dentro de uma performance minimalista aonde quase tudo é transpassado apenas com o olhar ou pequenos movimentos. Joel Edgerton também da uma boa interpretação e Jeremy Irons consegue fazer muito com o pouco que o roteiro te dá.(1)
CONTRAS: Tão imediato quanto a violência que o filme apresenta, são alguns fatores e relacionamentos envolvendo a protagonista que são estabelecidos de maneira muito rasa e abrupta. São pontos que poderiam injetar mais peso e identificação a esta personagem caso fossem melhor explorados pelo roteiro. Desta forma, ele acaba indo em sentido contrário deixando alguns pontos básicos muito vagos e até mesmo ilógicos em alguns casos.(-1,5)
Se "Operação Red Sparrow" tem na transição do segundo para o terceiro ato o seu melhor momento, não pode se dizer o mesmo da transição entre o primeiro para o segundo ato. Cansativo, redundante e genérico, o longa deixa de lado o bom andamento da história para investir pesado na sua rocambolesca trama conspiratória. Com isso, o filme perde força de forma considerável e acaba flertando com o marasmo.(-1)
DIAGNÓSTICO DO FILME:
Como filme de espionagem, "Operação Red Sparrow" está longe de figurar entre os melhores. Como cinema pipoca, ele diverte e entretém os menos exigentes. Sobre a polêmica que envolve o longa, vale dizer que trata-se de uma obra conscientemente sexista que escorrega uma vez ou outra na linha tênue entre o sexismo proposital e o sexismo gratuito. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:
É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário