quarta-feira, 9 de maio de 2018

COLETÂNEA: STUDIOS GHIBLI

Hoje a nossa coletânea não se tratará de atores, atrizes ou diretores. O post de hoje focará nos sete melhores trabalhos de um estúdio de animação, mais precisamente os Studios Ghibli. Responsável por uma importante e relevante gama de filmes animados, a produtora pode até ser apelidada de Disney do oriente. Fundada no Japão em 1985 pelos geniais Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, os Studios Ghibli tem lançado muita coisa boa de lá pra cá e caso você não conheça suas obras, o "Eu e o Cinema" está aqui pra te ajudar... Vamos, então?!






PRIMEIROS TRABALHOS

O Castelo no Céu (1986)


Elenco de Vozes: Keiko Yokozawa, Mayumi Tanaka, Minori Terada, Kotoe Hatsu, Fujio Tokita.
Primeiro filme lançado pelos Studios Ghibli, "O Castelo no Céu" acompanha a aventura de Sheeta, uma garotinha órfã que é raptada pelo maléfico coronel Muska e está a caminho de uma prisão militar. Neste meio tempo, a aeronave que os levava é atacada por uma gangue de piratas voadores e possibilita a fuga da garota para uma cidade misteriosa e flutuante chamada Laputa. Junto com o também órfão Pazu, ela explora o misticismo do lugar enquanto são perseguidos por Muska e os demais piratas.
Escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, o longa abriu com o pé direito os trabalhos dos estúdios e se tornou um clássico imediato das animações orientais. 


O PRIMEIRO BOOM!

Túmulo dos Vagalumes (1988)


Elenco de Vozes: Tsutomu Tatsumi, Ayano Shiraishi, Yoshiko Shinohara, Akemi Yamaguchi.
Se você acha que animação são filmes feitos exclusivamente para crianças, você precisa assistir "Túmulo dos Vagalumes" urgentemente. Dirigido e roteirizado por Isao Takahata, o longa relata a vida do garoto Seita e sua irmãzinha Setsuko que após perderem os pais, precisam sobreviver em um Japão devastado e assolado pela Segunda Guerra Mundial.
Com uma abordagem séria, pesada, forte, difícil e insanamente triste, a animação alcançou aclamação pública e se tornou não só um dos melhores filmes animados de todos os tempos, como também, um dos longas de guerra mais relevantes da história. Sem dúvida, uma obra memorável que não pode ser perdida por ninguém que ama o cinema... 😭😭😭


THE BIG HIT!

Meu Amigo Totoro (1988)


Elenco de Vozes: Hitoshi Takagi, Noriko Hidaka, Chika Sakamoto, Shigesato Itoi, Sumi Shimamoto.
No mesmo ano em que lançou a sua obra mais pesada, os Studios Ghibli lançaria aquele que também seria o seu maior sucesso e se tornaria a identidade visual da produtora: "Meu Amigo Totoro". Com uma história que aparenta simplicidade em primeiro momento, acaba entregando um vasto mar de inventividade e originalidade.
Dirigido e escrito por Hayao Miyazaki, o roteiro acompanha a vida das pequenas irmãs Mei e Satsuki que vão morar no campo após sua mãe ser internada. Ali, elas acabam descobrindo a existência de animais fantásticos chamados Totoros.
O sucesso do filme foi tão avassalador na época, que os personagens se tornaram ícones culturais do Japão.


O MAIS DIVERTIDO!

O Serviço de Entregas da Kiki (1989)


Elenco de Vozes: Minami Takayama, Rei Sakuma, Kappei Yamaguchi,Toda Keiko, Koichi Miura.
Outra obra dirigida e escrita pelo gênio Miyasaki, "O Serviço de Entregas da Kiki" adota um tom mais lúdico e mais brando que o torna mais divertido em relação a outros trabalhos da filmografia dos Studios Ghibli.
Kiki é uma bruxa adolescente e imatura que acaba perdendo seus poderes após tentar apurá-los em uma viagem para a Europa. Dotada de teimosia e muita personalidade, ela vai fazer de tudo para tentar recuperar suas magias.
"Majo no Takkyūbin", no original, foi a primeira parceria entre o estúdio japonês com a Walt Disney Pictures. Isso resultou no relançamento do filme no ocidente em 1998, trazendo atores hollywoodianos como Kirsten Dunst, Phil Hartman, Jeanine Garofalo e Debbie Reynolds como dubladores.


O REFLEXIVO

Princesa Mononoke (1997)


Elenco de Vozes: Yõji Matsuda, Yuriko Ishida, Hisaya Morishige, Yüko Tanaka, Akihiro Miwa, Tsunehiko Kamijô.
Em meados dos anos 90, os Studios Ghibli lançou aquele que seria a sua obra mais pensante, simbólica e repleta de parábolas: o reflexivo "Princesa Mononoke" de 1997. Nesta animação dirigida e roteirizada por Hayao Miyazaki (de novo), a trama se passa em uma guerra protagonizada pelos colonizadores e os seres florestais, tendo no centro da trama o personagem Ashitaka, um jovem guerreiro que é amaldiçoado por um deus-Javali e vai em busca da sua cura. Nesse meio tempo ele conhece a forte e enigmática Princesa Mononoke, uma protetora da natureza que acaba nutrindo por ele um sentimento especial.
Devido ao seu estrondoso sucesso, "Mononoke Hime" (título original) foi considerado o melhor anime cinematográfico da década de 90. 



O MAIS ACLAMADO!

A Viagem de Chihiro (2001)


Elenco de Vozes: Rumi Hiiragi, Miyu Irino, Mari Natsuki, Yo Oizumi, Mari Natsuki, Bunta Sugawara, Tatsuya Gashuin.
Se para alguns os Studios Ghibli já tinha alcançado o auge da qualidade e da inventividade e nunca mais lançaria ótimas animações como as citadas anteriormente, é porque eles não contavam com o ápice que ainda estava por vir, e quando o ápice chegou em 2001, recebeu o título de "A Viagem de Chihiro".
Sua trama acompanha a personagem título que está prestes a se mudar para outra cidade. No caminho, seus pais param em um vilarejo abandonado e resolvem provar os pratos e guloseimas locais. Subitamente, os mesmos se tornam porcos obrigando a jovem garota para uma aventura na busca de torná-los humanos novamente.
Original, cativante, divertido e deliciosamente estranho, "A Viagem de Chihiro" entrou pra história da sétima arte por ser o único filme oriental a receber o Oscar de "Melhor Animação" na cerimônia de 2003.


O ÚLTIMO GRANDE SUCESSO

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (2008)


Elenco de Vozes: Hiroki Doi, Yuria Nara, George Tokoro, Yüki Amami, Kazushige Nagashima, Tomoko Yamagushi.
Com um roteiro inspirado em contos como "A Pequena Sereia" com pitadas generosas de "Pinóquio", "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar" foi lançado em 2008 e pode ser considerado o último grande sucesso dos Stúdios Ghibli até os dias de hoje.
A história acompanha a vida de Sousuke, um garotinho que decide ajudar um pequeno peixe dourado preso em uma garrafa sem saber que aquela era Ponyo, uma poderosa deusa do mar. Comovida, ela se torna humano pra ficar mais perto de seu amigo e curtir sentimentos como carinho e amor. Por um outro lado, sua ausência nos mares pode custar caro pra todos que os cercam.
Com uma história tocante e momentos emocionantes, "Ponyo" consegue resgatar a essência dos Stúdios Ghibli (que parecia um pouco suspensa naquela época) e entrega notoriedade para o estúdio novamente.
Aaaah... e adivinha quem dirigiu e escreveu esse vídeo....


Finalizada nossa primeira coletânea dos melhores trabalhos de um estúdio cinematográfico! Só animação de qualidade! E você... Conhecia os trabalhos dos Studios Ghibli e seus geniais fundadores? Então já deixa sua opinião nos comentários, compartilhe com os amigos e curta a página do "Eu e o Cinema" no Facebook para fortalecer cada vez mais a nossa ideia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário