PRIMEIROS TRABALHOS
Gosto de Sangue (1985)
Elenco: John Getz, M. Emett Walsh, Frances McDormand, Dan Hedaya.
Além de ser a estréia de Frances McDormand em Hollywood, "Gosto de Sangue" também é o primeiro trabalho dos Irmãos Coen nos cinemas. Drama policial intenso com belas doses de suspense, a trama se desenrola através de um dono de bar desconfiado, que ao saber que sua esposa o trai com um de seus empregados, decide contratar um detetive para assassiná-los assim que tiver oportunidades. Numa atuação debutante porém muito interessante, Frances dá vida a Abby, a esposa infiel relatada.
Após atingir boas críticas e fazer um certo barulho em festivais, "Gosto de Sangue" concorreu á premiações alternativas e recebeu estatuetas no cenário independente, o que acabou alavancando tanto a carreira dos cineastas quanto o da atriz.
O PRIMEIRO BOOM!
Mississipi em Chamas (1988)
Após estar em um papel menor no ótimo "Arizona Nunca Mais", Frances McDormand resolveu integrar o elenco de "Mississipi em Chamas". Forte, dramático e necessário, o longa foi bem recebido pela crítica especializada e se tornou um clássico do cinema moderno. A trama que acompanha a problemática investigação do desaparecimento de ativistas civis em meio a forte segregação racial que dominava o estado de Mississipi, concorreu ao Oscar em diversas indicações propiciando a atriz sua primeira nomeação na categoria de "Melhor Atriz Coadjuvante".
THE BIG HIT!
Fargo (1996)
Elenco: Frances McDormand, William H. Macy, Steve Buscemi, Peter Stormare, Harve Presnell, John Carroll Lynch.
Após participar de diversos longas e fortalecer seu nome na cena, em 1996, Frances McDormand chegou naquele que seria seu auge. Terceiro trabalho em parceria com os Irmãos Coen, "Fargo" chegou fazendo barulho com aclamação imensa e dezenas de premiações. Na trama, Frances da vida a policial Marge Gurdenson, uma mulher pacata que mesmo gestante, lidera as investigações de um sequestro duvidoso que abalou as estruturas de uma pequena cidade de Dakota do Norte. Ótima comédia dramática recheada de humor negro, "Fargo" foi o responsável pela primeira estatueta dourada na carreira da atriz e se tornou um dos filmes mais importantes da década de 90.
O CULTUADO!
Quase Famosos (2000)
Elenco: Billy Crudup, Kate Hudson, Frances McDormand, Patrick Fugit, Jason Lee, Philip Seymour Hoffman, Zooey Deschanel, Anna Paquin, Jimmy Fallon.
O extremo talento de Frances McDormand também é perceptivo neste clássico cinematográfico e mesmo que aparecendo pouco em cena, ela é um dos pilares da trama ficando atrás apenas da imagem icônica de Kate Hudson.
Dirigido por Cameron Crowe, "Quase Famosos" se passa nos anos 70 e retrata a vida de um jovem adolescente, que aficionado pelo rock, consegue um estágio como jornalista e acompanha uma banda em ascensão na sua primeira turnê pelos Estados Unidos.
Na trama, Frances dá vida a preocupada, porém super apoiadora mãe do protagonista em um trabalho que lhe resultou mais uma indicação para o Oscar na categoria de "Atriz Coadjuvante".
O MAIS INTENSO!
Terra Fria (2005)
Elenco: Charlize Theron, Frances McDormand, Sissy Spacek, Woody Harrelson, Sean Bean, Jeremy Reener, Michelle Monaghan, Richard Jenkins, Amber Heard.
Após estar em algumas comédias, filmes policiais, romances, filmes de tribunal e até mesmo aventura, chegamos aquele que talvez seja o seu trabalho mais duro e intenso até aqui: "Terra Fria" de 2005. Protagonizado por Charlize Theron, o longa se passa em Minnesota no final dos anos 80 e acompanha a vida de Josey, uma mãe solteira que decide trabalhar em uma mineradora para sustentar sua casa. Indignados, os funcionários dessa mesma mineradora submete ela e outras mulheres, a todos os tipos de abusos verbais e sexuais. Decidida, ela tenta lutar contra o sistema e levar o caso até a justiça.
Mesmo estando em um papel secundário, Frances McDormand brilha com uma interpretação forte que mais uma vez lhe concedeu uma indicação a estatueta dourada.
O ENCANTADOR!
Moonrise Kingdom (2012)
Elenco: Jared Gilman, Kara Hayward, Edward Norton, Bruce Willis, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton, Harvey Keitel, Jason Schwartzman, Bob Balaban.
Dirigido por Wes Anderson e formado por um elenco forte e afiado, o belo e sensível "Moonrise Kingdom" é um dos destaques da filmografia de Francis McDormand. Numa história que se passa nos anos 60 e acompanha a aventura de duas crianças que decidem fugir de suas casas para conhecer o mundo, Frances dá vida a mãe de um dos protagonistas e dividiu cena com nada mais, nada menos que Bill Murray, formando uma dupla com uma química imensa em tela. Por falar em parceria, este foi o primeiro entre a atriz e o renomado cineasta. Ela ainda participaria do cast de vozes da animação "Ilha dos Cachorros" de 2018 e atualmente está em produção de um longa com data prevista de lançamento para 2020.
O ÚLTIMO GRANDE SUCESSO!
Três Anúncios Para Um Crime (2017)
Elenco: Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, Lucas Hedges, Caleb Landry Jones, Peter Dinklage, John Hawkes.
Um dos últimos grandes filmes da carreira de Frances McDormand até aqui, "Três Anúncios Para Um Crime" é um drama denso, relevante e muito bem escrito que acompanha a vida de uma mãe, que vivendo um longo período de luto pela sua filha e sem respostas da polícia local, decide publicar três anúncios como forma de protesto e ganha atenção nacional. Dotada de talento em uma interpretação forte, realista e cheia de personalidade, Frances voltou a concorrer ao Oscar e voltou a ganhar a estatueta na categoria de "Melhor Atriz".
Sem dúvidas, um dos últimos grandes trabalhos da ótima e extensa filmografia dessa lenda viva dos cinemas.
E você, caro cinéfilo internauta? Citaria mais algum clássico cinematográfico de Frances McDormand? Então já opina através dos comentários, compartilhe com os amigos e curta a página do "Eu e o Cinema" no Facebook para fortalecer cada vez mais a nossa ideia e também o nosso Instagram: @eueocinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário