domingo, 30 de junho de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #122ª EDIÇÃO

Último domingo de Junho e nada melhor do que terminar o mês com mais uma edição da Sessão Sábadão! Hoje, vamos destrinchar o quarto longa de uma das franquias mais bacanas da sétima arte: "Toy Story 4". Então prepare seus brinquedos, exercite sua nostalgia e venha comigo para mais uma análise...

TOY STORY 4 - 2019

Elenco de Vozes: Tom Hanks, Annie Potts, Tony Hale, Tim Allen, Christina Hendricks, Keanu Reeves, Jordan Peele, Keegan-Michael Key, Joan Cusack, Antônio Tabet (BR), Marco Luque (BR), Mabel Cezar (BR).


SOBRE O FILME:
Nove anos após o lançamento do terceiro filme, "Toy Story 4" acompanha a vida dos brinquedos liderados por Woody agora em posse da pequena Bonnie que passa por problemas de adaptação na escola. Para se sentir mais confortável, a garotinha cria um brinquedo feito com materiais descartáveis no qual batiza de Garfinho. Para ajudar a entender o papel de Garfinho como brinquedo, Woody enfrenta uma jornada de aventuras e de auto conhecimento. Este é o primeiro trabalho de Josh Cooley como diretor, entretanto o mesmo já esteve por trás de produções como "Os Incríveis" de 2004, "Up - Altas Aventuras" de 2009 e "Divertida Mente" de 2015.

PRÓS:
A fórmula Pixar é famosa por nortear a maioria de seus filmes desde que nasceu, justamente com o lançamento do primeiro "Toy Story" em 1995. E o que mais impressiona nisso tudo, é que mesmo manjada ela ainda funciona. Claro que isso se deve a um roteiro muito bem elaborado que contém um humor bastante funcional, escolhas corajosas, boas reviravoltas e momentos tocantes que são completamente ricos de emoção, auto conhecimento, altruísmo e ternura. Juntando tudo isso com uma estrutura narrativa frenética e bem ritmada, os estúdios Disney/Pixar demonstram que se a fórmula é desgastada a criatividade ainda funciona... e muito!(1,5)
Ainda falando sobre escolha de roteiro, "Toy Story 4" acaba sacrificando figuras clássicas da franquia como Jessie, Slick, Rex, Sr. Cabeça de Batata, entre outros em prol do andamento da trama. Pra compensar, a história adiciona novos personagens extremamente interessantes, engraçados e cativantes. Destaco a boneca Gabby Gabby que demonstra uma personalidade mais complexa e ambígua do que outros "vilões" que já apareceram na franquia anteriormente.(1,5)
Por fim, falaremos da computação gráfica que neste longa atinge o ápice! Extremamente rico nos detalhes e nos proporcionando um trabalho abismal de construção de mundo visualmente espetacular e imersivo, este quesito injeta vivacidade a trama se tornando um dos recursos principais da obra como um todo.(1,5)
CONTRAS:
Pelo fato de ter assistido ao longa com minhas filhas pequenas e a falta de respeito dos cinemas não liberarem uma sessão legendada sequer na cidade aonde moro, tive que assistir "Toy Story 4" com o áudio dublado. Não tenho nada contra dublagens e me alongar neste assunto requer um post mais exclusivo, mas aqui vai menos meio ponto ao filme por escalar atores que não são dubladores e que acham que farão um bom trabalho só pelo fato de serem bons comediantes. Num país que tem tantos bons dubladores por aí, escalar Antonio Tabet e Marco Luque e os ouvir fazendo piadocas abrasileiradas é um pé no saco.(-0,5)
Sim, a fórmula Pixar ainda funciona mesmo tendo mais de vinte anos de existência. Mas mesmo que se saia bem no seu resultado final, é válido dizer que "Toy Story 4" flerta com o repetitivo e com a falta de originalidade. Alguns pontos principais da trama não tem mais nada a dizer do que já não fora dito em filmes anteriores da franquia, assim a história acaba caindo em reflexões e ideias cíclicas e já exploradas ao longo destes anos.(-1) 


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Sim, quando "Toy Story 4" foi anunciado eu fui um daqueles que torceram o nariz e achavam que a trilogia estava bem fechadinha e não precisava de um quarto filme. Por minha sorte, a animação é divertidíssima, feita de maneira espetacular e bastante comovente. Mesmo assim, ainda não sei dizer se sua existência é necessária. Somando tudo isso o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





É isso aí galera!!! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!



E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:
E também o nosso Instagram: @eueocinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário