sexta-feira, 28 de maio de 2021

COLETÂNEA: TIM ROBBINS

Mais um mês chegando ao seu final mas não sem antes o post de mais uma coletânea de filmes aqui no blog do "Eu e o Cinema". O escolhido da vez é o talentosíssimo ator e diretor Tim Robbins. Com uma filmografia que reveza entre obras de sucesso e trabalhos mais independentes, a sua vasta carreira merece ser devidamente destrinchada. Então bora lá...



PRIMEIROS TRABALHOS

Vingança Tardia (1987)


Elenco: Jodie Foster, Tim Robbins, John Turturro, Todd Graff, Bill Cosby, Mike Starr e Eriq La Salle.
Antes do lançamento de "Vingança Tardia", Tim Robbins já havia feito papéis menores em obras de significativo sucesso como "Garota Sinal Verde" de 1985, "Top Gun" e "Howard, o Super-Herói" ambos de 1986. Mas foi nesse drama dirigido por Tony Bill que ele teve mais espaço para demonstrar seu talento.
Na trama Tim Robbins dá vida a Harry, o durão do bairro que salvou a personagem principal (interpretada por Jodie Foster) do ataque de um perigoso psicopata mas se vê em perigo quando esse mesmo bandido volta as ruas.
Com um roteiro sucinto e bem elaborado, o longa recebeu boas avaliações e serviu como uma alavanca na carreira do ator.


O INTRIGANTE

Alucinações do Passado (1990)


Elenco: Tim Robbins, Elizabeth Peña, Danny Aiello, Jason Alexander e Ving Rhames.
Anos após o seu primeiro trabalho mais relevante, Tim Robbins viria a protagonizar aquele que seria um dos trabalhos mais intrigantes de sua carreira.
Em "Alucinações do Passado" o ator interpreta Jacob, um veterano de guerra que começa a entrar em um espiral delirante que ameaça cada vez mais a sua sanidade mental.
Forte, gráfico e impactante, o filme propõe um terror psicológico tão eficaz que figura entre os melhores trabalhos já lançados desse gênero servindo até de inspiração para a séries de jogos do Silent Hill. Filmaço!



O SUBESTIMADO

Bob Roberts (1992)


Elenco: Tim Robbins, Giancarlo Esposito, Gore Vidal, Ray Wise, Alan Rickman, Peter Gallagher e Jack Black.
Filme conduzido no formato de mockumentary (falso documentário) "Bob Roberts" de 1992 é a estreia de Tim Robbins no roteiro e na direção destacando o que seria mais uma vertente de seus talentos.
Na trama Robbins dá vida a Bob Roberts, um político republicano que está disposto a qualquer coisa para vencer as eleições ao senado.
Sátira afiada, irônica, assustadora de tão realista e perfeitamente adequada até os dias atuais -principalmente nos dias atuais- o longa é daqueles que muita pouca gente viu e deveria ser visto por todo mundo. 


O PRIMEIRO GRANDE BOOM!

O Jogador (1992)


Elenco: Tim Robbins, Greta Scacchi, Fred Ward, Whoopi Goldberg, Peter Gallagher, Vincent D'Onofrio e Brion James.
No mesmo ano de lançamento do seu primeiro trabalho como diretor também chegou aos cinemas o que seria o primeiro trabalho de mais destaque de sua carreira: o sarcástico e maravilhoso drama "O Jogador".
No longa dirigido pelo clássico cineasta Robert Altman, Tim Robbins interpreta Griffin Mill, um produtor hollywoodiano bem sucedido e inescrupuloso que se vê no meio de uma trama que envolve ameaças e reviravoltas.
Metalinguístico e com uma mensagem relevante, o filme recebeu ótimas avaliações e deu a Robbins o seu primeiro Globo de Ouro numa categoria de atuação.


THE BIG HIT!

Um Sonho de Liberdade (1994)


Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler, Clancy Brown, Gil Bellows e James Whitmore.
Depois de ter consolidado sua carreira em dramas e comédias independentes, Tim Robbins estaria naquele que é sem dúvidas o trabalho de mais alcance e sucesso de sua filmografia: o belíssimo "Um Sonho de Liberdade" de 1994.
Na trama Robbins dá vida a Andy Dufresne, um pacato banqueiro que é condenado a prisão perpétua pela morte de sua esposa e amante. Na prisão ele faz amizade com um dos detentos, passa por diversas atribulações e carrega consigo um forte desejo de liberdade.
Poderoso, bem contado e marcante, "Um Sonho de Liberdade" cativou uma multidão de espectadores ao passar dos anos e atualmente figura entre um dos melhores filmes de todos os tempos.


O DIVERTIDO!

Nada a Perder (1997)


Elenco: Martin Lawrence, Tim Robbins, Kelly Preston, John C. McGinley, Giancarlo Esposito, Michael McKean e Steve Oedekerk.
Após se destacar nos dramas, Tim Robbins resolveu se aventurar naquela que seria a sua primeira comédia mais escrachada e talvez a obra mais divertida de sua carreira.
Em "Nada a Perder", ele interpreta um publicitário bem sucedido que ao descobrir a suposta traição da esposa acaba se envolvendo com um assaltante em um desajeitado plano de vingança.
Co-estrelado por Martin Lawrence que vivia os louros de sua carreira naquela época, o longa é bem escrito, tem momentos de puro humor físico e situacional e a química de seus protagonistas é irretocável. É risada do início ao fim!


O ÚLTIMO GRANDE TRABALHO

Sobre Meninos e Lobos (2003)


Elenco: Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laurence Fishburne, Marcia Gay Harden, Laura Linney e Emmy Rossum.
Após algum tempo revezando sua filmografia entre boas produções e participações especiais, veio aquele que pode ser considerado o grande último trabalho da carreira de Tim Robbins até então: o intenso drama "Sobre Meninos e Lobos".
Na história Robbins dá vida a Dave Boyle, um homem introvertido e problemático que carrega um passado doloroso e começa a agir de forma estranha depois que a filha de um amigo seu é encontrada morta.
Dirigido por Clint Eastwood e cheio de feras no elenco, o longa impactou os espectadores por onde passou e premiou tanto Tim Robbins quanto Sean Penn com o primeiro Oscar de ambos. Uma obra de arte!!!


Coletânea Tim Robbins devidamente listada! Menciono honrosamente outros bons filmes do ator como "Short Cuts" de 1993, "Na Roda da Fortuna" de 1994, "O Suspeito da Rua Arlington" de 1999 e "A Natureza Quase Humana" de 2001. 
E você? Gostou da lista? Alteraria algum filme por outro? Deixe seu comentário, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a página do "Eu e o Cinema" no Facebook.

  








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário