O décimo mês de 2021 vai dando adeus e 2022 vai ficando cada vez mais próximo. E como todo final de mês o blog seleciona os sete melhores trabalhos de algum ícone da sétima arte em uma poderosa coletânea. O escolhido da vez é aquele que para muitos deu vida ao melhor Bruce Wayne da sétima arte: o multifacetado Micheal Keaton. Então se prepare e vamos ao que interessa...
PRIMEIROS TRABALHOS
Fábrica de Loucuras (1986)
Debutando nos cinemas em 1982, Michael Keaton ainda não era um grande astro hollywoodiano mas já era um nome conhecido quando protagonizou o remake "Gung Ho" de 1986 que aqui no Brasil recebeu o infame título de "Fábrica de Loucuras".
Na trama Keaton da vida a Hunt Stevenson, o homem responsável por tentar convencer um grupo de empresários japoneses a comprar uma fábrica de carros americana que faliu.
Além de divertida, a comédia tratou temas importantes de maneira tão eficiente que influenciou as empresas do Japão a tratarem melhor seus trabalhadores estrangeiros.
Vale dizer que o sucesso do longa foi tão satisfatório que acabou gerando uma série de televisão.
O PRIMEIRO GRANDE BOOM!
Bettlejuice (1988)
Elenco: Michael Keaton, Winona Ryder, Alec Baldwin, Geena Davis, Jeffrey Jones, Catherine O'Hara e Glen Shadix.
Clássico da "Sessão da Tarde" dos anos 90, não tem nenhuma viva alma no mundo que tenha entre 30 e 35 anos e nunca tenha ouvido falar de "Bettlejuice".
Pois foi justamente essa comédia/terror a responsável não só por alavancar a carreira de Michael Keaton como também a de um novato diretor que atendia pelo nome de Tim Burton.
Na história, Keaton encarna o personagem que dá título ao filme, um ser fantasmagórico que está disposto transformar a vida de todos ao seu redor em um verdadeiro caos.
A parceria Keaton/Burton renderia mais alguns bons frutos em suas filmografias e merecem lugar cativo nessa coletânea. Falando nisso...
THE BIG HIT!
Batman (1989)
Elenco: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger, Michael Gough, Pat Hingle, Billy Dee Williams e Jack Palance.
Quando filmes de heróis ainda eram tudo mato em Hollywood, Tim Burton foi escalado para realizar a obra que pavimentaria esse caminho e tornasse o gênero no que ele é hoje: o atmosférico "Batman" de 1989.
Com essa missão em mãos, o cineasta decidiu recrutar Michael Keaton com quem trabalhou em "Bettlejuice" e lhe entregou a responsabilidade de incorporar um dos heróis mais fodásticos de todo universo das HQs. Dinâmico e carismático, o ator matou a oportunidade no peito e se consagrou como uma das principais estrelas do cinema daquela época.
O longa por sua vez, é lembrado até hoje como uma das melhores obras cinematográficas do homem morcego e que tem o terceiro (para alguns o segundo ou até o primeiro) melhor Coringa de todos os tempos.
SURFANDO NO SUCESSO
Batman: O Retorno (1992)
Elenco: Michael Keaton, Michelle Pfeiffer, Danny DeVito, Christopher Walken, Michael Gough e Pat Hingle.
Após três anos do lançamento de seu filme de mais sucesso, Burton e Keaton voltaram para dar continuidade na saga do herói mais sombrio de Gotham e assim chegava aos cinemas "Batman: O Retorno" de 1992.
Com Keaton novamente na pele de Bruce Wayne e seu alter ego, o longa também contou com participações pontuais de Michelle Pfeiffer como a sexy e perigosa Mulher-Gato e Danny DeVito que nasceu para interpretar o vilão Pinguim.
Mantendo a qualidade satisfatória em relação ao seu antecessor, "Batman: O Retorno" foi um sucesso de bilheteria e só não resultou em outras sequências pois tanto Keaton quanto Burton não estavam mais interessados no projeto.
MUDANÇA DE ARES
Jackie Brown (1997)
Elenco: Pam Grier, Robert Foster, Samuel L. Jackson, Robert De Niro, Bridget Fonda, Michael Keaton, Michael Bowen e Chris Tucker.
Confesso que entre as obras do magnífico cineasta Quentin Tarantino, "Jackie Brown" de 1997 não consta entre os meus preferidos. Mas como aqui listamos a coletânea dos melhores trabalhos de Michael Keaton aí a coisa muda de figura. Principalmente se levarmos em conta que as décadas de 90 e 2000 não foram tão generosas assim para carreira do ator devido a qualidade dos projetos no qual ele embarcava o jogando quase a um ostracismo absoluto.
Nesta trama tipicamente tarantinesca Keaton da vida a Ray Nicolette, um detetive que vive no encalço da personagem principal.
Bem elaborado, cheio de reviravoltas e plot twist, "Jackie Brown" é material obrigatório para o acervo de qualquer cinéfilo que se preze.
O GRANDE RETORNO!
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)
Após quase vinte anos de participações em filmes de qualidade questionável e de relevância quase nula, Michael Keaton recebe o convite do talentoso e engenhoso cineasta Alejandro González Iñárritu para protagonizar uma das obras mais transcendentes do cinema recente: "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" de 2014.
Em uma trama que se confunde até com a vida do próprio ator, Keaton interpreta Rigan Thomson, um decadente astro hollywoodiano que teve sua carreira cinematográfica reduzida a zero depois de recusar o quarto filme do super-herói Birdman. Para voltar ao prestígio perdido, Thomson aposta todas as suas forças em uma peça teatral extremamente problemática.
Bem elaborado, extremamente original, meta linguístico, meta físico, entre outros elogios, "Birdman" colocou o nome de Michael Keaton novamente nos holofotes e acabou rendendo uma inédita indicação ao Oscar na categoria de "Melhor Ator" em 2015.
O ÚLTIMO GRANDE TRABALHO
Spotlight (2015)
Elenco: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schreiber, John Slattery e Stanley Tucci.
Um ano após estrelar "Birdman", filme vencedor do Oscar e que lhe colocou novamente entre os grandes nomes de Hollywood, Keaton decidiu embarcar em um outro projeto que se não chamava atenção pela engenhosidade e originalidade, se sobressaiu pela coragem e o realismo de sua trama.
Em "Spotlight", Keaton interpreta Walter Robinson, o editor chefe de uma equipe de jornalismo que investiga casos de abuso e pedofilia praticados em igrejas católicas de Boston.
Baseado em uma história real e destrinchando todos os bastidores dessa reportagem que rendeu um prêmio Pulitzer aos envolvidos, a obra é, até então, o último grande trabalho de Michael Keaton nos cinemas não só pelo que ele aborda mas também pela qualidade que o aborda. Filmaço que também levou o Oscar de "Melhor Filme" em 2016.
Coletânea Michael Keaton devidamente listada! Menciono honrosamente outros bons filmes do ator como o divertido "De Médico e Louco Todo Mundo tem um Pouco" de 1989, "Muito Barulho por Nada" de 1993, o fofo "Uma Noite Mágica" de 1998 e o mais recente "Fome de Poder" de 2016.
E você? Gostou da lista? Alteraria algum filme por outro? Deixe seu comentário, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a página do "Eu e o Cinema" no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário