Enfim chegamos naquela que para muitos é a data mais importante do ano pois evoca harmonia, felicidade e amor embalados ao som da cantora Simone cantando ao fundo: "então é Natal"... E para comemorar essa data tão importante, o blog "Eu e o Cinema" decidiu listar os dez maiores filmes natalinos de todos os tempos. Como de costume, destaquei alguns critérios minuciosos para deixar essa lista mais coerente e embasada:
- Apenas filmes aonde o Natal é tão determinante para o andamento da trama que acaba se tornando quase um personagem do filme. Sendo assim, longas como "Duro de Matar" e "Gremlins" não são bem vindos neste ranking.
- Apenas filmes que eu assisti.
- Ranking completamente embasado na humilde opinião deste blogger que vos fala.
Preparados? Então vamos ao que interessa...
10º) Férias Frustradas de Natal (1989)
Terceiro longa de uma franquia que rendeu quatro filmes originais, mais spin-offs e reboots de gosto duvidoso, "Férias Frustradas de Natal" revigora a saga ao trazer o pacato e frustrado patriarca da família Griswold em busca daquela que será a melhor ceia natalina de todos os tempos. Engraçado, lúdico e bobalhão na medida certa, a comédia é um exemplar ideal para iniciar o nosso ranking de hoje.
9º) Tudo Bem no Natal que Vem (2020)
Talvez aquela que seja a presença mais polêmica desse ranking é a comédia nacional "Tudo Bem no Natal que Vem" estrelada por Leandro Hassum e que figura no nosso nono lugar. Claro que não se trata de nenhuma obra de arte pois o longa é cheio de facilitações narrativas, coadjuvantes unidimensionais e exageros caricatos, mas acaba quase que compensando tudo na performance pontual e hilária de seu protagonista e no seu roteiro esforçado que o transforma em um dos melhores filmes natalinos do cinema brasileiro.
8º) Feliz Natal (2005)
Provavelmente a obra mais densa entra as que serão citadas nesse ranking, "Feliz Natal" de 2005 pode não parecer mas é um dos melhores filmes natalinos de todos os tempos. Situada na Primeira Guerra Mundial, esse drama franco-alemão conta a belíssima história de quando o Natal foi o responsável em promover uma breve trégua entre soldados alemães, ingleses e franceses. Este não é só um longa que merece ser contemplado como é um dos que melhor transmite a essência dessa data tão especial.
7º) Klaus (2019)
6º) O Grinch (2000)
Outro clássico do cinema natalino que merece um lugar de destaque no nosso ranking é a comédia familiar "O Grinch" lançado em 2000 e protagonizado magistralmente por Jim Carrey. Dirigido pelo satisfatório Ron Howard, o filme acompanha os planos de uma mesquinha e isolada criatura esverdeada que pretende acabar com o Natal como um plano de vingança. Divertido, a obra se destaca pelo maravilhoso trabalho de efeitos visuais e maquiagem, um Jim Carrey no auge e um roteiro bem elaborado que respeita o seu material fonte.
5º) Papai Noel às Avessas (2003)
O que esperar de um filme natalino aonde Papai Noel é um alcoólatra inveterado, picareta profissional e de tão breaco acaba se urinando publicamente sem nenhum tipo de pudor? Pois é... nada mais, nada menos que o quinto lugar do nosso ranking. Hilário, politicamente incorreto e até mesmo icônico, "Papai Noel às Avessas" foge completamente das convenções do gênero e ao invés de entregar uma trama familiar nos presenteia com uma comédia ácida, crítica e indispensável.
4º) Um Duende em Nova York (2003)
Diferente do longa anterior, "Um Duende em Nova York" (que foi lançado no mesmo ano) passeia em terras mais familiares do gênero natalino, entretanto o faz de maneira tão acertada que o colocou numa posição superior beliscando o pódio do nosso ranking. Dirigido por Jon Favreu e estrelado pelo quase sempre genial Will Ferrell, o filme acompanha a vida de um duende adulto que deslocado do mundo natalino onde cresceu vai em busca de seu verdadeiro pai que mora em Nova York. Deliciosamente engraçado, a obra se tornou um clássico instantâneo desse subgênero e até hoje é lembrado como um dos melhores já feito.
3º) O Estranho Mundo de Jack (1993)
Não teria como listar um ranking dos melhores filmes natalinos de todos os tempos sem citar o clássico "O Estranho Mundo de Jack" de 1993. Produzido por Tim Burton, o longa que acompanha o dilema de um ser fantasmagórico que de saco cheio das festividades macabras de seu mundo acaba descobrindo toda a beleza e a felicidade do Natal consegue amedrontar na mesma medida que encanta e nos proporciona aquela que é a melhor e maior animação de natal de todos os tempos. Um marco!
2º) De Ilusão Também se Vive (1947)
Na vice-liderança do ranking vamos citar aquele que é uma das obras natalinas mais icônicas de todos os tempos e se perdura até hoje. Em "De Ilusão Também se Vive" de 1947, a trama quase adota um tom de filmes de tribunal e nos conta a interessante história de um advogado que precisa ajudar o Papai Noel a provar que de fato ele é o bom velhinho. Fora os momentos marcantes e emocionantes que o longa nos proporciona, ele também apresenta aquele que seria o Papai Noel definitivo da sétima arte interpretado magistralmente por Edmund Gwenn. Épico!
1º) Esqueceram de Mim (1990)
Pense rápido: cite o primeiro longa que lhe vem a cabeça quando o assunto é filme natalino... Pois é... se a sua resposta não foi "Esqueceram de Mim" então você tem grandes chances de ser um(a) psicopata. Mesmo não sendo perfeito, como não dar a liderança para uma obra que tem um fofíssimo Macaulay Culkin no auge do seu carisma gritando em frente ao espelho depois de passar a loção pós barba? E quem tem Joe Pesci queimando a careca nas labaredas de fogo flamejante? E que tem a mãe do personagem principal lembrando que esqueceu o filho sozinho em casa depois de ter embarcado no avião? Entre tantas outras cenas icônicas. Num tem jeito, o primeiro lugar só podia ser esse...
Ranking dos dez melhores filmes natalinos devidamente listado. Concorda com a lista? Trocaria alguma posição? Que filme ficou faltando na sua opinião? Comente, monte seu ranking e não deixe de curtir a nossa página no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário