Chegamos na oitava crítica especial do Oscar 2022 há exatamente sete dias da cerimônia que vai premiar as melhores obras e atuações cinematográficas do ano passado. Para iniciar essa semana que promete ser bastante corrida por aqui vamos analisar o longa "Licorice Pizza", filme dirigido pelo sempre ótimo Paul Thomas Anderson e conta com um elenco novato e extremamente talentoso. Então sem mais delongas, prepare as memórias de seu amor adolescente dos anos 70 e vamos para mais uma crítica novinha em folha...
LICORICE PIZZA - 2021
Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Mary Elizabeth Ellis, Bradley Cooper, Sean Penn, Tom Waits, Skyler Gisondo, Ben Safdie, Harriet Samson Harris, John Michael Higgins, Joseph Cross, Maya Rudolph e George DiCaprio.
CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Roteiro Original
SOBRE O FILME:
Em meados dos anos 70 um adolescente dono de uma auto confiança quase que surpreendente vive todas as alegrias, dores e descobertas de seu primeiro amor ao se apaixonar por uma jovem alguns anos mais velha.
O longa é escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, responsável por clássicos como "Boogie Nights" de 1997, "Magnólia" de 1999, "Sangue Negro" de 2007, "O Mestre" de 2012, entre outros, e traz como protagonistas dois nomes debutantes: Alana Haim (mais conhecida por integrar a banda de indie rock chamada "Haim") e Cooper Hoffman (filho mais velho do talentosíssimo ator Phillip Seymour Hoffman, falecido em 2014).
PRÓS:
O primeiro grande ponto positivo de "Licorice Pizza" são seus quesitos técnicos. A belíssima fotografia, os enquadramentos engenhosos, a edição dinâmica, o figurino que junto a maquiagem adicionam veracidade a época que a trama se passa e sua trilha sonora inspirada marcam a maneira primorosa que o diretor faz cinema.(1,5)
Mesmo não tendo um enredo propriamente dito, o roteiro de Thomas Anderson é bem escrito, elaborado com muita sensibilidade e toca em assuntos existenciais de forma leve, com um certo grau de alegoria e com muita identificação já que é bem possível que o espectador se veja em alguma ou outra passagem que o filme traz.(1,5)
Ainda sobre o roteiro, outro ponto extremamente funcional são seus diálogos. Dinâmicos, naturais e bem desenvolvidos por seus intérpretes, as conversações se tornam deliciosamente fluidas e divertidas.(1)
Apesar do longa ser protagonizado por dois atores em seus primeiros trabalhos no cinema, as interpretações formam um outro ponto poderoso de "Licorice Pizza". Fora as ótimas participações de Sean Penn, Bradley Cooper e Harriet Samson Harris, o casal principal formado por Cooper Hoffman e Alana Haim emanam carisma, química e talento. Se Hoffman já demonstra uma presença em cena de um veterano, Alana (que nem atriz era) merecia ser lembrada pela Academia por sua atuação expressiva, cheia de nuances e muito realista.(1,5)
CONTRAS:
Nem todas as viagens de Paul Thomas Anderson são fáceis de embarcar. Algumas ideias e passagens que o roteiro nos conta são tão destoantes que são capazes de tirar o espectador da experiência mesmo que momentaneamente. Aqui vai um mini spoiler para exemplificar melhor uma dessas situações: Eu não tô por dentro de como funcionavam os trâmites para se abrir um negócio na América dos anos 70, mas um garoto de 15 anos gerenciar uma loja de colchões d'água pareceu muito pra mim.(-1)
Vale dizer que a estrutura narrativa do longa é um pouco episódica e até um pouco truncada principalmente entre os dois últimos atos. Dessa maneira a história flerta com a redundância e não justifica a sua longa duração.(-1)
DIAGNÓSTICO DO FILME:
Leve, acessível e com muita identificação, "Licorice Pizza" é mais um ótimo filme a figurar na poderosa filmografia de Paul Thomas Anderson e merecia concorrer ao Oscar de "Melhor Atriz" pela performance de sua protagonista. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:
E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário