domingo, 5 de junho de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #180ª EDIÇÃO

Primeiro domingo de Junho e cá estamos novamente com mais uma edição da Crítica da Semana no blog "Eu e o Cinema". E para não ficarmos de fora das tendências atuais, decidimos conferir o longa que tem chamado uma inesperada atenção nos últimos dias desde sua estreia na plataforma da Disney Plus: a animação "Tico e Teco: Defensores da Lei". Será que vale o burburinho que tem causado ou é coisa de nostálgico emocionado? Se quiser saber já pode preparar seu chapéu do Indiana Jones e sua camisa estampada do Magnum e vamos ao que interessa...

TICO E TECO: DEFENSORES DA LEI - 2022

Elenco: Andy Samberg, John Mulaney, Kiki Layne, Will Arnett, J.K. Simmons, Seth Rogen, Eric Bana, Tress MacNeille, Dennis Haysbert e Keegan-Michael Key.


SOBRE O FILME:
Anos após fazerem muito sucesso com o seu próprio programa de TV, os decadentes esquilos Tico e Teco voltam a se encontrar após o desaparecimento de um amigo em comum. Intrigados com a situação, a dupla volta a unir forças para investigar e tentar descobrir quem está por trás desse plano maléfico.
Disponível no catálogo do Disney Plus, "Tico e Teco: Defensores da Lei" mistura animação, live-action, stop motion, entre outros estilos gráficos sob a tutela do diretor Akiva Schaffer.
Além da recepção positiva por parte da crítica especializada e do público, o filme também causou controvérsia ao abordar a vida do vilão de maneira muito parecida com o que ocorreu com o ator Bobby Driscoll entre as décadas de 50 e 60.

PRÓS:
Extremamente determinante para o sucesso do projeto, os quesitos técnicos de "Tico e Teco: Defensores da Lei" são primorosos. Fora a montagem dinâmica, a belíssima fotografia e a trilha sonora funcional, a maneira que o filme mistura seres humanos com personagens animados é tão natural que possibilita uma interação fluida entre todos os estilos gráficos e melhor inserção a atmosfera proposta pela obra.(2)
Mesmo tendo uma estrutura narrativa bastante previsível (falaremos sobre isso mais tarde), o roteiro de "Tico e Teco: Defensores da Lei" se esforça tanto para ser original que acaba apresentando um arsenal de boas sacadas que acaba deixando a história muito mais divertida e com muito mais personalidade.(1,5)
Já o quesito cômico do longa é surpreendentemente eficaz. Sem apelar para o humor básico e pastelão, o filme trabalha bem suas piadas físicas e situacionais demonstrando um timing muito preciso que consegue arrancar boas gargalhadas do espectador enquanto se distancia de um teor mais infantilóide.(0,5)
"Tico e Teco: Defensores da Lei" merece mais meio pontinho pela maneira que sua nostalgia é desenvolvida. Passeando por um vasto oceano de referências e meta linguagem, a obra consegue transformar esse fator em uma ferramenta de desenvolvimento da sua trama.(0,5)

CONTRAS:
Conforme mencionado anteriormente, talvez o único e principal problema do filme seja a sua estrutura narrativa batida e familiar. Implantada a partir do segundo ato, a trama se desenvolve de maneira tão comum que acaba contranstando com a própria proposta apresentada pela obra passando a impressão de que a história poderia ir bem mais além que foi.(-2) 


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Surpreendentemente divertido, "Tico e Teco: Defensores da Lei" é uma animação que foge do meramente infantil para se tornar algo mais sagaz e original. Tropeça em uma estrutura narrativa batida mas não deixa de ser uma experiência cinematográfica muito agradável. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:





E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário