Quer saber quais são eles? Então bora....
Assim Caminha a Humanidade (1956)
Clássico do cinema antigo, "Assim Caminha a Humanidade" de 1956 ficou marcado não só pela sua qualidade e importância como também por ser o último longa contracenado pelo ator James Dean antes de sua morte prematura.
Mesmo sendo um filmasso que rendeu o Oscar de "Melhor Diretor" para o cineasta George Stevens, fora as outras nove indicações que recebeu, "Giant" (no original) acabou se tornando uma obra um tanto quanto datada no decorrer do tempo, não só na maneira de se fazer cinema, como na maneira de se atuar. Sendo assim, creio que um bom remake dirigido por um grande nome do calibre de Paul Thomas Anderson e protagonizado por atores do porte de George Clooney, Natalie Portman e Ryan Gosling, poderiam dar um gás a mais para essa obra e torná-la igualmente relevante nos dias atuais assim como foi naquela época.
"Três Amigos!" é uma das melhores comédias que já assisti e entraria fácil no meu ranking das 25 melhores comédias de todos os tempos. Entretanto, toda vez que penso em Ben Stiller fazendo as vezes de Steve Martin, Owen Wilson substituindo Chevy Chase e Charles Day no papel interpretado por Martin Short, me vem uma sensação um tanto quanto agradável. Claro que os atores que protagonizaram o filme nos anos 80 são inegavelmente melhores e mais engraçados do que os nomes que citei acima, mas se o roteiro fosse readaptado de forma adequada, o humor sofresse uma atualização concisa e o remake fosse dirigido por alguém que conhecesse a essência e a atmosfera dessa comédia, o resultado poderia ser satisfatório para o espectador.
Seria uma obra necessária? Não... afinal, qual remake é necessário não é mesmo?! Mas pelo menos seria um longa que aguçaria minha curiosidade.
Labirinto (1986)
Essa é a parte do post que você fala: "O quê?! Esse doido tá falando pra fazer um remake deste clássico dos anos 80?"... Sim, eu sei que é quase um sacrilégio, mas pensa comigo... Que "Labirinto" é uma ótima aventura que na época de seu lançamento encantou adultos e crianças e foi protagonizado por nada mais, nada menos que David Bowie, todo mundo já sabe. Mas se relançassem essa obra com os recursos de maquiagem atuais, efeitos especiais e CGI? Imagina que força esses elementos dariam á obra... Vai dizer que não deu aquela instigada de leve? Claro que os bonecos e fantoches do Frank Oz dão um charme a mais para o filme, e que não me veio ninguém na cabeça com a força e o carisma essencial para fazer jus aos personagens interpretados por David Bowie e Jennifer Connelly, mas é uma ideia que devidamente estudada e bem amadurecida poderia resultar em uma obra bacana.
Street Fighter - A Batalha Final (1994)
Já se foram mais de 20 anos e ninguém teve a bondade de lançar um remake que substituísse esse abominável acontecimento que alguns se atrevem a chamar de filme. Lançado em 1994 e protagonizado por Jean-Claude Van Damme, "Street Fighter - A Batalha Final" é uma obra caça níquel que não fez absolutamente nada, a não ser ganhar dinheiro nas custas do aclamado jogo de luta. O roteiro é uma bagunça, as atuações são uma porcaria, a caracterização dos personagens é uma avalanche de cosplays ruins e o longa não conseguiu engambelar uma criança de 8 anos (eu tinha essa idade quando assisti essa bomba pela primeira vez).
Um remake aqui não precisaria ser a oitava maravilha do mundo, mas se trouxesse o mínimo de dignidade aos fãs de "Street Fighter" que se sentem enganados desde o lançamento dessa porcaria ambulante, já seria um puta negócio...
Só de pensar que esse foi o último trabalho da carreira do mito Raúl Juliá... :(
Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981)
Este é provavelmente o exemplo mais polêmico dessa lista, afinal trata-se de um dos clássicos do terror nos anos 80 que foi uma década importantíssima para os filmes deste gênero. "The Evil Dead", conhecido no Brasil como "Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio", se tornou um longa aclamado e tremendamente cultuado pelos fãs de histórias sobre demônios e zumbis. Para muitos, trata-se de uma obra intocável e que deve permanecer assim pelo resto da vida, mas como esse blogger que vos fala é metido a diferentão, nada me tira da cabeça que um remake protagonizado por Ryan Reynolds seria uma ótima ideia. Fora o avançado trabalho de maquiagem e os efeitos especiais atuais que beiram a perfeição, o resultado final do longa poderia ser bem legal... e vamos combinar que em um mundo aonde refilmaram "A Fantástica Fábrica Chocolate" e "Psicose", refilmar "Evil Dead" não seria nenhum crime, né...
Lista montada! E vocês, caros cinéfilos internautas... o que acharam do post de hoje? Concorda com algum dos exemplos? Discorda? Dê sua opinião nos comentários e não deixe de curtir a página do blog no Facebook para nos ajudar a crescer cada vez mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário