quinta-feira, 16 de maio de 2019

FILMES QUE NINGUÉM FEZ E QUE EU FARIA!!! - JONESTOWN

Está na hora de brincar de produtor de Hollywood e imaginar filmes que existem na minha cabeça, mas não na vida real. Dessa vez, o meu longa seria baseado em uma das histórias de fanatismo religioso mais horrendas da humanidade: o massacre em Jonestown. Fato ocorrido em meados da década de 70, Jonestown foi o nome dado a uma comunidade religiosa que ficava em uma área afastada da Guiana e era liderada pelo reverendo Jim Jones. Carismático, persuasivo e dotado de uma noção socialista utópica, Jones ergueu seu pequeno império a base de distorções ideológicas, autoritarismo, abuso de poder e maus tratos. Mesmo assim, sua influência sobre os seus liderados era tamanha que resultou em um suicídio coletivo que vitimou mais de 900 pessoas, entre elas, crianças.
E se essa história macabra saísse dos livros e dos jornais policiais e se tornasse uma produção cinebiografica hollywoodiana, como ela poderia ser? É aí que o blog "Eu e o Cinema" entra...



Título do Filme

"The Sect" (pensei em colocar "Jonestown" mas achei que seria um título óbvio demais e menos impactante)

Sinopse

O roteiro iniciaria contando detalhes da vida de Jim Jones como reverendo e como ele se tornou líder de Jonestown, mas sua premissa principal focaria em eventos ocorridos na comunidade até o fatídico dia do massacre.

Elenco

Ator: Michael Stuhlbarg
Personagem: Reverendo Jim Jones



Fisicamente, Michael Stuhlbarg não lembra o Reverendo Jim Jones. Mas como se trata de um ator dotado de um imenso talento, creio que ele seria o intérprete ideal para passar todas as facetas de seu personagem desde o carisma até a maldade humana que o compõe. E pra deixá-lo mais parecido, coloca um óculos preto e um aplique e pronto... caso encerrado!

Ator: Mark Ruffalo
Personagem: Tim Stoen


Antes membro da seita, Tim Stoen se tornou um dos oponentes mais ferrenhos de Jonestown, tanto que apelou ao governo americano para que o ajudasse a trazer seu filho de volta já que o menino estava aos cuidados do reverendo. Em um papel forte como esse, nada melhor do que Mark Ruffalo. Fora a pequena semelhança física, o talento do ator é indiscutível. 

Ator: Bill Pullman
Personagem: Leo Ryan



Confesso que não sou grande fã do trabalho de Bill Pullman não, mas no papel do deputado Leo Ryan acho que ele se sairia bem já que interpretou vários políticos em sua cinematografia. Figura importante da história, Ryan foi o representante do governo americano a visitar Jonestown para analisar de perto as acusações feitas contra o reverendo Jim Jones. Acabou sendo assassinado por membros da seita.

Atriz: Judy Greer
Personagem: Marceline Jones



Para dar vida a esposa do reverendo Jones, eu escolheria a talentosa Judy Greer. Além de versátil e talentosa, creio que ela interpretaria com muita propriedade uma personagem submissa, permissiva que apoiava e acreditava nas "verdades" impostas pelo seu marido.

Atriz: Laura Harrier
Personagem: Leslie Wilson



Mesmo devota, Leslie Wilson nunca foi totalmente a favor das insanidades propagadas por Jim Jones, mas por pressão de seus familiares que também faziam parte da seita, ela decidiu ficar. Questionadora e intrigada, logo pensei na atriz Laura Harrier que poderia desenvolver a personagem com muita competência.

Ator: Stephan James
Personagem: Odell Rhodes



Outro membro da seita liderada por Jim Jones, Odell Rhodes foi de seguidor fiel para questionador após presenciar fatos controversos. Foi um dos poucos que conseguiram fugir do massacre de Jonestown. Para interpretá-lo, eu convocaria o ator Stephan James não só pelas semelhanças físicas, mas também pelo seu talento.


Pretensões do Filme

Como se trataria de um filme biográfico contendo forte teor dramático e até mesmo elementos de horror, o Oscar seria visado. Claro que esperaria bons números da bilheteria já que o longa trata de uma das tragédias mais marcantes da humanidade.


Diretor: Denis Villeneuve



Para ter a sensibilidade ideal que a trama pede sem deixar a história afetada ou expositiva demais, vamos com aquele que eu acho um dos melhores diretores da atualidade: Denis Villeneuve. Se eu quero um filmaço, tenho que ter os melhores!

É isso aí meu povo!!! O que acharam dessa bela viajada no parmesão que o blog acabou de postar?? Gostou??? Mudaria alguém do elenco ou direção?? Qual filme você faria se tivesse money??? Participe através dos comentários e não deixe de curtir a pagina do Facebook que está no link a seguir. Afinal, você assim como eu, também ama o cinema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário