quarta-feira, 24 de julho de 2019

BATALHA #1 - STALLONE vs SCHWARZENEGGER

O cinema é uma arte tão histórica e abrangente que se tornou palpável tanto para gregos e para troianos. Com o surgimento de tal fenômeno, afetos e desafetos nasceram e vários atores, diretores, roteiristas, produtores, produtoras, etc e etc resolveram disputar o mesmo lugar no centro das atenções. Para enfim resolver estes embates, o blog "Eu e o Cinema" resolveu montar o seu ring cinematográfico e tirar essas diferenças neste mais novo quadro denominado BATALHA!
Para estrearmos com tudo, vamos colocar frente a frente as carreiras de duas lendas dos filmes de ação e definir de uma vez por todas quem afinal é melhor: Stallone ou Schwarzenegger... IIIIIIT´S TIIIIIME!!!





PRIMEIRO ROUND

Primeiro Filme de Sucesso


Stallone: Antes de estrelar seu primeiro grande sucesso cinematográfico, Sylvester Stallone já tinha aparecido em longas menos expressivos, entre eles, uma pornochanchada bem chinfrim. Mas quando o grandalhão resolveu roteirizar e protagonizar "Rocky: Um Lutador" em 1976 sua carreira mudaria para sempre. O sucesso foi tanto, que a obra levou o Oscar de "Melhor Filme" sobre clássicos como "Taxi Driver" e "Rede de Intrigas".

Schwarzenegger: Assim como seu oponente, "Conan, o Bárbaro" de 1982 não foi o primeiro filme de Arnold Schwarzenegger nos cinemas. Ele já tinha participado de diversas obras, entre elas uma aonde ele passeava até pelo Brasil. No entanto, mesmo que tenha feito um certo sucesso, o épico nem de longe se compara com a aclamação de "Rocky: Um Lutador" (que já era uma franquia rentável naquela época) e acabou rendendo até uma Framboesa de Ouro de "Pior Ator" para o Schwarzenegger. Pelo menos serviu para abrir portas futuras para sua carreira.

Vencedor do Primeiro Round: Stallone

SEGUNDO ROUND

Maiores Bilheterias


Stallone: Quando Stallone lançou "Rambo II: A Missão" em 1985 ele já mandava em Hollywood. Estrelas de duas franquias rentáveis, o segundo longa do super soldado americano em terras vietnamitas rendeu $190 milhões de dólares só na América do Norte. Mundialmente ele bateu $300 milhões. Se no quesito números o filme arregaçou, no quesito qualidade ele foi massacrado pela crítica abalizada, rendendo dessa vez a ele, o prêmio de pior na implacável "Framboesa de Ouro".

Schwarzenegger: Lançado em 1991, "O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final" não só entrou pra história por arrecadar mais de $500 milhões nas bilheterias como também marcou época por ser um dos casos mais bem sucedidos onde o segundo filme é melhor do que o primeiro. Com uma história empolgante, explosiva, eletrizante, com um vilão épico e um "hasta la vista baby", não há nada mais que precisa ser dito sobre essa obra de arte da testosterona!

Vencedor do Segundo Round: Schwarzenegger

TERCEIRO ROUND

Personagens Icônicos


Stallone: Fora Rambo e Rocky Balboa que já foram citados anteriormente e até os dias atuais rendem obras cinematográficas na carreira de Stallone, podemos destacar outros personagens que entraram no inconsciente coletivo e se tornaram ícones da sétima arte como por exemplo o tenente Marion Cobretti de "Stalone: Cobra" de 1986 e até mesmo o rei do braço de ferro Lincoln Hawk de "Falcão - O Campeão dos Campeões" de 1987. Goste ou não, todos estes se tornaram sinônimos do cinema brucutu.

Schwarzenegger: Se tratando de filmes clássicos da carreira de Schwarzenegger, é possível citar muitos. Mas quando o assunto é personagem que marcou época, a coisa fica mais modesta pro grandalhão austríaco. Fora o mega androide Terminator da franquia "Exterminador do Futuro", o ator não chegou a emplacar mais nenhum outro grande nome na cultura popular mesmo que tenha protagonizado obras de sucesso como "O Predador" de 1987, "O Vingador do Futuro" de 1990 e "True Lies" de 1994.

Vencedor do Terceiro Round: Stallone


QUARTO ROUND

Outros Gêneros


Stallone: Se na ação o garanhão italiano dificilmente falhou, não pode se dizer o mesmo quando ele tentou sair do lugar comum e se aventurar em outros gêneros cinematográficos. Com exceção do bem avaliado drama policial "Cop Land" de 1997, todas as vezes que Stallone resolveu mudar de ares ele presenteou o espectador com filmes questionáveis como o mediano "Oscar - Minha Filha Quer Casar" de 1991 e o horrível "Pare! Senão Mamãe Atira" de 1992. Isso sem contar sua participação nos sofríveis "Pequenos Espiões 3D: Game Over" de 2003 e "O Zelador Animal" de 2010.

Schwarzenegger: Diferente do seu rival, Schwarzenegger se deu bem melhor quando saiu da zona de conforto, tanto que acabou sendo pioneiro de um gênero cinematográfico que não tinha sido explorado por ninguém até então. Mesmo com o engraçadíssimo "Irmãos Gêmos" de 1988 no currículo, foi em 1990 que ele encontrou o X do tesouro ao estrelar "Um Tira no Jardim de Infância". Juntando comédia familiar com uma boa dose de ação dentro de um roteiro despretensioso e amarradinho, o filme se tornou um clássico instantâneo e influenciou outros atores de ação como Vin Diesel ("Operação Babá" de 2004), Jackie Chan ("Três Ladrões e Um Bebê" de 2006) e Dwayne "The Rock" Johnson ("O Fada do Dente" de 2010) a também fazerem o mesmo mas obtendo bem menos sucesso.

Vencedor do Quarto Round: Schwarzenegger

ÚLTIMO ROUND

Trabalhos Recentes


Stallone: É bem verdade que tanto Stallone quanto Schwarzenegger não protagonizam um filme tão bom quanto os que costumavam estrelar em seus tempos áureos já faz algumas décadas, mesmo assim o garanhão italiano conseguiu se manter em evidência sendo o principal nome da franquia "Os Mercenários" (conhecida por juntar todo e qualquer nome importante do gênero de ação em seus filmes) e ressuscitando personagens encostados como Rocky Balboa (nos competentes longas "Rocky Balboa" de 2006 e "Creed" de 2015 que rendeu a sua primeira indicação ao Oscar como "Melhor Ator Coadjuvante") e John Rambo (nos longas "Rambo 4" de 2008 e "Rambo: Last Blood" que tem data de lançamento para Setembro deste ano).

Schwarzenegger: Depois que deixou sua vida política e voltou ao cinema, a filmografia de Arnold Schwarzenegger se resume a participações coadjuvantes em "Os Mercenários" e as derivadas continuações na franquia "Exterminador do Futuro" que terá um novo longa ainda neste ano. Fora isso, não há nada demais que mereça ser ressaltado.

Vencedor do Último Round: Stallone


RESULTADO DA BATALHA:

Stallone 3x2 Schwarzenegger


E O VENCEDOR DA BATALHA FOI...



SYLVESTER STALLONE


Em uma batalha suada sendo disputada round a round, Sylvester Stallone levou uma ligeira vantagem e se tornou o vencedor da primeira edição da Batalha do "Eu e o Cinema"!
E você? Concorda com o nosso resultado? Comente, compartilhe com amigos, deixe sua opinião e sugestão de batalhas futuras que você queira ver! Caso tenha gostado do nosso novo quadro não deixe de curtir a nossa página no Facebook (www.facebook.com/eueocinema) e no Instagram (@eueocinema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário