quinta-feira, 25 de julho de 2019

COLETÂNEA: DAVID FINCHER

Julho já está nos seus últimos dias e ainda não postamos a COLETÂNEA desse mês, sendo assim, vamos reparar essa injustiça e listar os sete trabalhos mais importantes da carreira de um dos cineastas mais importantes da atualidade: David Fincher!
Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira deste renomado diretor? Então se ajeite na poltrona que o seu lugar é aqui...






PRIMEIROS TRABALHOS

Alien 3 (1992)


Elenco: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Paul McGann, Pete Postlethwaite, Brian Glover, Ralph Brown, Lance Henriksen.
Quando David Fincher estreou em Hollywood, já era um diretor de videoclipes renomado tendo um vasto currículo de trabalhos com artistas do porte de Sting, Paula Abdul, Madonna, Aerosmith, entre outros. Porém se deparou com uma responsabilidade imensa logo no seu primeiro longa metragem e já demonstrou tamanha personalidade ao dirigir "Alien 3". Terceiro longa de uma franquia que vinha de um primeiro filme magistral e um segundo filme muito bom, este traz novamente a tenente Ripley como protagonista sendo a unica sobrevivente de uma nave que cai em um planeta inóspito. Ao desembarcar, ela descobre que com sua nave também veio uma ameaça alienígena que destrói tudo que está ao seu redor.
Com o lançamento de "Alien 3", também vieram os elogios da crítica pública e especializada e a formação de um ótimo futuro cinematográfico para aquele cineasta debutante.

O PRIMEIRO BOOM!

Se7en - Os Sete Pecados Capitais (1995)


Elenco: Brad Pitt, Morgan Freeman, Kevin Spacey, Gwyneth Paltrow, R. Lee Ermey, John C. McGinley.
Três anos após a sua boa estréia em Hollywood, David Fincher resolveu mostrar ao mundo o que ele realmente sabe fazer e assim conhecemos "Se7en - Os Sete Pecados Capitais", o primeiro de tantos outros ótimos suspenses de sua carreira.
Estrelado por Brad Pitt, Morgan Freeman e grande elenco, o longa acompanha a história de um detetive prestes a se aposentar que une forças com um jovem oficial recém transferido em busca de um serial killer que mata pessoas baseando-se nos sete pecados capitais. Tenso, eletrizante, forte, gráfico e com uma das reviravoltas mais chocantes e sensacionais do cinema, o longa se tornou uma obra cinematográfica obrigatória a todos aqueles que amam a sétima arte.
Um soco no estômago, um puta filme!

THE BIG HIT!

Clube da Luta (1999)


Elenco: Edward Norton, Brad Pitt, Helena Bonham Carter, Jared Leto, Meat Loaf.
Pode-se dizer que sim, "Clube da Luta" de 1999 é o maior sucesso da carreira de David Fincher, porém essa aclamação não foi imediata. Criticada negativamente por especialistas e por uma boa parte do público no ano de seu lançamento, o longa começou a ganhar força e reconhecimento com o passar dos anos e hoje é considerado uma obra prima da sétima arte.
A história acompanha a vida de um pacato e frustrado rapaz que sofre de uma terrível insônia que ocasionalmente conhece Tyler Durden, um vendedor extravagante que possui uma gama de ideias radicais. Assim que se tornam amigos, os dois resolvem abrir um clube ultra secreto aonde homens lutam e se tornam membros de um grupo anárquico e revolucionário.
Com um roteiro sagaz, enredo frenético, diálogos bem elaborados e quiçá a maior reviravolta dos cinemas da década de 90, junto com "O Sexto Sentido". Um clássico!

LADO B

Zodíaco (2007)


Elenco: Jake Gyllenhaal, Mark Rufallo, Robert Downey Jr., Anthony Edwards, Brian Cox, John Carroll Lynch, Cloë Sevigny, Elias Koteas, Dermot Mulroney, Phillip Baker Hall, Adam Goldberg.
Mesmo não sendo o filme mais conhecido da carreira de David Fincher, esse sem dúvida nenhuma, está entre os seus melhores trabalhos. Lançado em 2007, "Zodíaco" conta a história real de um dos serial killers mais perigosos e misteriosos dos Estados Unidos, que fez diversas vítimas entre as décadas de 60 e 70. O roteiro acompanha as etapas dessas investigações e todos os contratempos que sucedem aos que estão dentro desta implacável busca ao assassino. 
Com um roteiro intrigante e um elenco de peso, "Zodíaco" recebeu aclamação da crítica especializada e se tornou um dos longas mais bem sucedidos daquele ano.


SEU TRABALHO MAIS COMERCIAL

O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)


Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Taraji P. Henson, Tilda Swinton, Julia Ormond, Jason Flemyng, Elle Fanning, Elias Koteas, Mahershala Ali.
Acostumado com longas de suspense com teor investigativo, foi com "O Curioso Caso de Benjamin Button" que David Fincher saiu da sua zona de conforto pela primeira vez e o fez de maneira magistral. Lançado em 2008, a obra protagonizada por Brad Pitt (em sua terceira parceria com o diretor) acompanha a história incomum de Benjamin Button, um homem que nasceu com aparência idosa e rejuvenesceu conforme foi crescendo, envolto por uma vida cheio de aprendizagem, descoberta e amores.
Um filme pra toda família que foi bem recebido pela sua trama engenhosa, envolvente e poética mais um trabalho de maquiagem que juntando-se a ótimos efeitos visuais gráficos, beiraram a perfeição.

O PREMIADO

A Rede Social (2010)



Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Armie Hammer, Justin Timberlake, Rashida Jones, Max Minghella, Joseph Mazzello.
Trazendo a tona a incrível e realista história dos bastidores questionáveis da origem do Facebook e do seu criador Mark Zuckerberg através de uma batalha judicial milionária, David Fincher voltou a fazer barulho em Hollywood e com "A Rede Social" recebeu diversos prêmios, entre eles, o Globo de Ouro de "Melhor Filme Dramático" e "Melhor Diretor" e sua segunda indicação ao Oscar de "Melhor Diretor" com chances reais de vitória.
Interessante, intrigante, divertido e até mesmo reflexivo em alguns momentos, este longa também fixou seu lugar entre os melhores trabalhos cinematográficos do diretor. 


O ÚLTIMO GRANDE SUCESSO!

Garota Exemplar (2014)


Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Carrie Coon, Emily Ratajkowski, Tyler Perry, Kim Dickens, Missi Pyle.
Lançado em 2014, "Garota Exemplar" só não é o último grande sucesso da carreira de David Fincher como também é o seu último trabalho lançado nos cinemas até então. E nesta obra ele volta a demonstrar todo o seu talento para suspenses investigativos poderosos que contém reviravoltas que deixam o espectador boquiabertos.
Protagonizado pela talentosíssima Rosamund Pike e por Ben Affleck (naquele que é um dos seus melhores trabalhos interpretativos), o filme acompanha o misterioso sumiço de Amy Dunne, uma pacata dona de casa que ficou conhecida graças ao sucesso dos livros infantis de seu pai e as investigações que levam a crer que seu esposo seja o principal suspeito do desaparecimento.
Assim como os seus melhores longas, "Garota Exemplar" deixa o espectador vidrado na tela ansiando pelo desenrolar de sua trama absurdamente intrigante. Se ainda não viu, larga tudo agora e vai ver...



Fora os filmes citados nesta COLETÂNEA, vale mencionar honrosamente outros ótimos trabalhos de David Fincher como "O Quarto do Pânico" de 2002 e "Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres" de 2011.
E você, caro cinéfilo internauta? Citaria mais algum clássico cinematográfico desse clássico diretor do cinema contemporâneo? Então já opina através dos comentários, compartilhe com os amigos e curta a página do "Eu e o Cinema" no Facebook para fortalecer cada vez mais a nossa ideia e também o nosso Instagram: @eueocinema 

Nenhum comentário:

Postar um comentário