A primeira semana de 2021 passou e já estamos em um novo Domingo e com ele, mais uma edição da nossa Crítica da Semana. O filme da vez é o trabalho mais recente do conceituado cineasta Christopher Nolan que foi lançado no último trimestre do ano passado: "Tenet". Então se ajeite no sofá e vamos para o que interessa...
TENET - 2020
Elenco: John David Washington, Robert Pattinson, Kenneth Branagh, Elizabeth Debicki, Aaron Johnson, Dimple Kapadia, Clémence Poésy, Himesh Patel e Michael Caine.
Após sobreviver a uma missão, um agente secreto é recrutado enviado para desmontar uma organização que pretende iniciar uma Terceira Guerra Mundial, entretanto ele se depara com obstáculos tecnológicos que desafiam as ordens cronológicas.
Este é o décimo primeiro longa dirigido por Christopher Nolan, renomado cineasta responsável por obras como "Amnésia" de 2000, "Cavaleiro das Trevas" de 2008, "A Origem" de 2010 e "Interestelar" de 2014 e também pelo auto grau de complexidade de seus roteiros.
PRÓS:
Muito pode se esperar de um longa dirigido por Christopher Nolan no quesito qualidade principalmente quando falamos de recursos técnicos e visuais, e com "Tenet" não é diferente. Ótima fotografia e cinematografia, edição impecável, trilha sonora atuante e efeitos gráficos e especiais de tirar o fôlego compõem o pacote e demonstram porque o cineasta é um dos melhores da atualidade.(1)
Por falar em efeitos gráficos e visuais, nada mais justo destacar aquele que talvez seja o maior trunfo do longa: suas sequencias de ação. Munidas de uma inventividade absurda e de uma grandiosidade latente, assistir "Tenet" em uma tela grande é abismal! Sem contar as cenas de luta corporal que são muito bem coreografadas e contribui para a originalidade da obra que sabe brincar muito bem (mesmo que de forma bastante perplexa) com as ordens cronológicas dos seus eventos.(2)
No quesito interpretativo temos alguns pontos positivos. Ignorando todos os personagens que estão no longa apenas para teor explicativo (e que são muitos), o núcleo principal é aonde estão as melhores atuações. Se temos em John David Washington um protagonista competente, Robert Pattinson esbanja carisma e funciona muito bem como um braço direito. Vale ressaltar a performance de Elizabeth Debicki que dá vida a personagem mais humana da trama e se torna de certa forma o vínculo do público com o filme.(0,5)
CONTRAS:
Ainda falando sobre personagens e atuações, o destaque negativo vai para o vilão super genérico interpretado pelo talentoso Kenneth Branagh. Construído de forma trivial, com motivações rasas e um sotaque russo bem canastrão, o ator até se esforça mas não consegue acertar o ponto da sua performance e acaba entregando um antagonista deveras superficial.(-0,5)
Voltando um pouco mais para a trama, um ponto crucial da obra que me incomodou bastante foram os seus diálogos. Construídos apenas para servirem de explicações para cada passo complexo que a história dá, noventa por cento das conversações parecem manuais extensos e perdem grande parte da sua fluidez.(-1)
Por fim, vamos falar do roteiro de "Tenet"(😓😵😒). Mesmo que tenha no centro de sua trama uma motivação tola e genérica, "Tenet" caminha de forma extensa, cansativa, rebuscada e altamente complexa. Trata-se daquelas histórias que exigem atenção demasiada do seu espectador e mesmo assim pode não ser suficiente - se piscar já era -. Juntando com o fato do filme conter algumas reviravoltas e duas horas e meia de duração, acompanha-lo pode ser para muitos um teste de paciência inimaginável.(-1,5)
DIAGNÓSTICO DO FILME:
Christopher Nolan não precisa provar seu talento pra ninguém e todos nós sabemos disso, mas se por ventura ele tivesse investido menos na trama rebuscada de sua obra e entrado de cabeça no conceito visual e original que é oferecido aqui, talvez "Tenet" poderia figurar entre mais uma das obras primas de sua filmografia. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:
E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário