domingo, 17 de janeiro de 2021

CRÍTICA DA SEMANA - #133ª EDIÇÃO

E estamos aqui a postos para mais uma edição da "Crítica da Semana" anteriormente conhecido como "Sessão Sábadão". O longa da vez é a continuação "Mulher-Maravilha 1984" lançado no finalzinho do ano passado. Então prepare seu chicote da verdade e seu jato invisível e vamos ao que interessa...


MULHER-MARAVILHA 1984 - 2020

Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Pedro Pascal, Kristen Wiig, Robin Wright, Connie Nielsen, Kristoffer Polaha, Lilly Aspell e Linda Carter. 


SOBRE O FILME:
Setenta anos depois dos eventos contados no primeiro filme, Diana já estabelecida como heroína se vê desafiada pelos poderes de uma pedra mágica que concede desejos quando a mesma cai nas mãos de um empresário ganancioso que deseja conquistar o mundo. Pois é, mais genérico impossível!
O filme é dirigido por Patty Jenkins, a mesma que dirigiu o primeiro "Mulher-Maravilha" de 2017 e também tem o excelente "Monster" de 2003 na sua filmografia.

PRÓS:
Começo essa crítica adiantando que esse é um daqueles casos que é difícil saber por onde começar a destacar os pontos positivos. Infelizmente não pelo grande número de acertos que a obra tem mas justamente pelo contrário. "Mulher-Maravilha 1984" tem muito mais erros do que acertos. Sendo assim, inicio pelo quesito mais básico que são os técnicos. O longa contém boa fotografia, trilha sonora e edição operantes, um bom trabalho de figurino e construção de mundo e efeitos visuais que por algumas vezes cai em território exagerado mas funciona na maior parte do tempo.(0,5)
O que nos leva ao próximo quesito positivo que são as divertidas sequências de ação. Operantes e com ideias engenhosas, as cenas de batalha são bem coreografadas e se tornam o grande trunfo da obra.(1)
As interpretações não são um primor e em geral são afetadas e até beiram a canastrice em alguns casos. Dentro disso, é possível dizem que alguns atores se sobressaem positivamente. É o caso do genérico e divertido vilão de Pedro Pascal, o arco bem construído (tirando o final horroroso) da personagem de Kristen Wiig graças a sua performance carismática e Chris Pine que também entrega uma atuação pontual e correta.(0,5)


CONTRAS:
Mudando da água pro vinho mas sem mudar de quesito, inicio as críticas negativas ainda falando das atuações mais especificamente de Gal Gadot. Sim, ela se sai bem como a personagem principal e entrega presença e fisicalidade necessária para faze-la funcionar. O problema começa quando o roteiro pede mais do que isso deixando vidente de que falta muita bagagem interpretativa para a atriz.(-0,5)
Talvez esteja no roteiro, a maior falha de "Mulher-Maravilha 1984". Com uma premissa rasa, tola, que envolve motivações genéricas, irrisórias e até irracionais, o longa acaba oferecendo uma trama circular e completamente afundada em momentos cafonas, diálogos dolorosamente bregas e conclusões implausíveis.(-2)
Também vale destacar negativamente tudo que inclui a subtrama de Diana e Steve. Forçado, entediante e (de novo) extremamente brega, toda vez que a história investe seu tempo nesse setor ele não se justifica e acaba perdendo a força de maneira significante.(-1)
Em um momento aonde os filmes de heróis começam a enfrentar a saturação de Hollywood cada vez mais forte, o tom de "Mulher-Maravilha 1984" parece regredir o subgênero em décadas lembrando obras semelhantes que ficaram conhecidas pela galhofada e implausibilidade -"Batman & Robin" mandou um alô-(-1)
Por fim, vale dizer que o fato do longa se passar nos anos 80 não faz diferença nenhuma. Tirando o bom trabalho de figurino, nada mais invoca o período retratado na história pois o filme não consegue trabalhar uma potencial atmosfera e nostalgia que para minhas expectativas era algo quase certo.(-0,5)


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Não acho o primeiro "Mulher-Maravilha" de 2017 um primor mas confesso que  tinha expectativas significantes para sua continuação. Pena que essa obra que se passa nos anos 80, acabou regredindo até demais (também na estrutura narrativa de filmes de heróis) ficando imensamente genérico, tolo e absurdamente cafona. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:

 


E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!

E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário