terça-feira, 13 de abril de 2021

CRÍTICA ESPECIAL OSCAR 2021 - #6ª EDIÇÃO

E a nossa saga de análise dos filmes do Oscar 2021 continua e chegamos na nossa reta final. Hoje, o longa da vez a ser criticado por esse blogger que vos fala é o elogiado drama "Nomadland" dirigido por Chloé Zhao e protagonizado pela sempre ótima Frances McDormand. Então prepare sua van que viaja por todo o país e vamos ao que interessa...

NOMADLAND - 2020

Elenco: Frances McDormand, David Strathairn, Tay Strathairn, Linda May, Charlene Swankie, Bob Wells e Melissa Smith.


CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Atriz (Frances McDormand)
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Cinematografia/Fotografia
Melhor Edição/Montagem

SOBRE O FILME:
Após a grande crise econômica que assolou os Estados Unidos em 2008, uma mulher decide viajar pelo país morando dentro de uma van como uma nômade.
Assim como dito na introdução, esse longa é dirigido pela cineasta Chloé Zhao que tem em seu currículo os independentes "Songs My Brother Taught Me" de 2015 e "Domando o Destino" de 2017 e está prestes a lançar "Os Eternos" que será um dos longas da próxima fase do universo cinematográfico da Marvel.

PRÓS:
Assim como de costume, começo as análises positivas pelos dessa obra pelo seus ótimos quesitos técnicos. Em "Nomadland" a direção se faz muito presente e transparece muita personalidade devido a sua boa montagem e edição, sua fotografia e enquadramentos que capturam takes contemplativos, o competente uso do plano sequência e a trilha sonora certeira e sublime.(1,5)
Dentro da história que o roteiro se propõe a nos contar, ele nos entrega uma trama bem amarradinha e conduzida com um ritmo leve porém nunca travado. A maneira que a trama evolui é bem desenvolvida, sensível e honesta.(1,5)
Ainda sobre o roteiro, os diálogos que o mesmo contém são bem elaborados, realistas, profundos, tocantes e mesmo quando precisam ser expositivos, sua condução é feita de maneira precisa e cuidadosa.(1)
No quesito interpretativo "Nomadland" também se sobressai. Com atuações introspectivas ao mesmo tempo que passam muita verdade e naturalidade, Frances McDormand capitaneia esse segmento do filme como ninguém e entrega uma performance sem reservas e vaidades nos fazendo comprar totalmente a ideia de que ela seja uma nômade de fato. Dona do filme!!!(1)

CONTRAS:
Por não entregar uma estrutura narrativa mais familiar aonde se tem uma trama central e tudo se desenvolve ao seu redor, a obra pode perder muito do seu valor de entretenimento para os espectadores menos pacientes ou os que procuram uma história mais engajante. Não é precisamente uma falha do filme já que ele propositalmente explora sua premissa dessa maneira, mas já que ele assume o risco de não ser mais cativante do que podia ser, meio ponto a menos.(-0,5)
Talvez por ser contemplativo demais o longa acaba entregando algumas cenas que não justificam sua existência. Caso o roteiro tivesse tido mais cuidado com essas poucas redundâncias a obra poderia ter uma duração de 15 ou 10 minutos a menos.(-0,5) 


DIAGNÓSTICO DO FILME:
Sensível, belo e contemplativo, "Nomadland" é um acontecimento cinematográfico que é acima de tudo honesto com o seu tema principal. Se pode não agradar alguns por não ter uma estrutura narrativa familiar é importante para todos devido a mensagem humana de seu conteúdo. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:




E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!

E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook através do seguinte link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário