sábado, 24 de abril de 2021

RANKING: MELHORES FILMES DO OSCAR 2021

Véspera do Oscar 2021 e o blog vai se despedindo dessa temática que nos acompanhou nesse mês, mas não sem antes listar os 10 melhores filmes que estão concorrendo a alguma categoria na edição deste ano. Dito isso, vamos aos critérios que direcionam o ranking da vez:
- Apenas filmes que estão concorrendo a alguma indicação ao Oscar 2021
- Os filmes considerados para o ranking devem estar concorrendo nas seguintes categorias: "Melhor Filme", "Melhor Direção", "Melhor Ator", "Melhor Atriz", "Melhor Ator Coadjuvante", "Melhor Atriz Coadjuvante", "Melhor Animação" e "Melhor Filme Estrangeiro"
- Filmes que receberam indicações apenas em categorias que não foram citadas acima não foram considerados (Mesmo que sendo bons pra caramba)
- Ranking completamente embasado na humilde opinião deste blogger que vos fala
Então sem mais delongas, bora ranquear...

10º) Os 7 de Chicago



Segundo longa dirigido por Aaron Sorkin (que tem vasta carreira como roteirista), "Os 7 de Chicago" é baseado no julgamento real de sete ativistas que se opunham contra a guerra no Vietnã e foram perseguidos pelo governo americano. Mesmo que batendo ponto em todos os clichês possíveis de um filme de tribunal, a obra se movimenta bem, é engajante, tem personagens fortes e expõe problemas sociais que perduram até hoje. Envolvente, mesmo que um tanto quanto familiar, vale o décimo lugar do ranking.(clique aqui para ver a crítica)

9º) Druk - Mais Uma Rodada



Tesouro do cinema dinamarquês, "Druk" conta a história de um pequeno grupo de professores frustrados e entediados que resolvem por a prova uma teoria que envolve álcool e felicidade. Engraçado na mesma medida que é dramático, o longa explora seu tema com muita audácia e originalidade sem contar a cena final que é daquelas pra ficar na história do cinema.

8º) A Voz Suprema do Blues



Mais uma das dezoito produções originais da Netflix concorrendo ao Oscar nesse ano a entrar no ranking, "A Voz Suprema do Blues" traz como premissa uma tarde de gravação conflituosa entre a excelente e desbocada cantora Ma Rainey e sua banda de músicos com personalidades diferentes. Lírico e teatral, esse filme tem como sua principal força a atuação de seus protagonistas que dão um show a parte e elevam a qualidade da obra.

7º) Minari



Realizado nos Estados Unidos e protagonizado por atores de ascendência coreana, "Minari" acompanha a luta de uma família de imigrantes que tentam vencer na vida e enfim desfrutarem do sonho americano. Belo, conciso e sensível, o filme trabalha seu enredo e os laços de seus personagens de maneira muito realista mesmo que caminhe de forma um pouco mais ponderada.(clique aqui para a crítica na íntegra) 

6º) Pieces of a Woman



Outra obra que merece ter destaque no nosso ranking é o denso "Pieces of a Woman". Dirigido pelo cineasta húngaro Kornél Mundruczó (que merecia uma indicação na categoria de "Melhor Diretor"), o longa trata a luta de uma mulher tentando se reerguer emocionalmente após passar por um parto complicado com tristes consequências. Tratado de maneira crua e honesta, o filme se sobressai por conter uma das melhores atuações femininas do ano passado. Merece o sexto lugar do nosso ranking.

5º) Soul



Provável responsável por entregar mais uma estatueta pros estúdios Disney/Pixar no Oscar desse ano, "Soul" é uma belíssima animação que foge um pouco da estrutura narrativa já estabelecida para longas do seu gênero e entrega muita criatividade, um inesperado plot twist e humor de timing perfeito. (Clique aqui para ver a crítica na íntegra)

4º) Judas e o Messias Negro



Baseado em fatos reais, "Judas e o Messias Negro" não é um primor cinematográfico mas é um dos filmes mais potentes indicados ao Oscar desse ano. A trama que destrincha todos os trâmites que culminaram na morte de um dos homens mais poderosos do movimento dos Pantera Negras, pode perder a mão na falta de sutileza em tratar alguns pontos de sua história mas ganha no engajamento, dinâmica e na atuação enigmática de seus protagonistas. Filmão!!! 

3º) Nomadland



Chegamos ao pódio abrindo com aquele que provavelmente vai levar a estatueta de "Melhor Filme" pra casa: o belíssimo "Nomadland". Dirigido magistralmente por Chloé Zhao, o longa acompanha a vida de uma mulher que depois de perder marido e emprego resolve aderir a um estilo de vida nômade. Com um roteiro honesto, pontual e sem pretensão nenhuma de apontar erros ou acertos que somado a uma cinematografia linda e contemplativa, a obra consegue te entregar tudo mesmo que pareça não estar te entregando nada. Mesmo que soe um tanto quanto confuso essa façanha é para poucos.(Clique aqui para ver a crítica na íntegra)

2º) O Som do Silêncio



Na vice liderança do ranking coloco uma obra que talvez tenha a trama mais sucinta entre os concorrentes ao Oscar nesse ano, porém uma das mais impactantes. Dirigido por Darius Marder, "O Som do Silêncio" acompanha a vida de um baterista que luta para readaptar sua vida após perder severamente a sua audição. Com um roteiro pragmático mas desenvolvido com muito talento e sensibilidade, o longa se destaca como um dos melhores filmes do ano. 
(Clique aqui para ver a crítica na íntegra)

1º) Meu Pai



No primeiro lugar o filme que por onde passa vem mexendo com os sentimentos de seus espectadores devido a forma realista, triste e engenhosa de tratar a sua premissa principal: "Meu Pai". Dirigido por Florian Zeller e protagonizado pelo maravilhoso Anthony Hopkins, o longa relata o drama de um idoso e sua grave e gradativa perda de memória. Sem sentimentalismo barato e com um nível de inserção poucas vezes vistas no cinema, "Meu Pai" não só merece o lugar mais alto desse ranking como também merece a estatueta mais importante da noite.(Clique aqui para ver a crítica na íntegra)


Ranking devidamente listado! E você? Concorda com a lista? Qual filme do Oscar 2021 mereceria estar entre esses dez na sua opinião? Comente, compartilhe e não deixe de curtir a nossa página do Facebook.

 




 





Nenhum comentário:

Postar um comentário