quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

COLETÂNEA: DAVID BOWIE

Última coletânea do ano e ela precisa ser de peso! Sendo assim, vamos listar a coletânea dos sete filmes mais importantes daquele que já tem uma coletânea musical extremamente relevante: estou falando do camaleônico David Bowie. Conhecido por canções que atravessaram gerações, o cantor britânico também se aventurou na sétima arte e formou uma filmografia extensa e consistente. 
Quer saber um pouco mais sobre essa outra faceta de um dos artistas mais completos da história contemporânea? Então bora com isso...



PRIMEIROS TRABALHOS

O Homem que Caiu na Terra (1976)


Elenco: David Bowie, Candy Clark, Rip Torn, Buck Henry, Bernie Casey, Tony Mascia e Rick Riccardo.
Com sua carreira musical consolidada desde o início da década de 70, David Bowie chamava atenção não só pelas suas canções mas pela sua figura excentricamente andrógena. Não demorou para que o mesmo ampliasse seus talentos e se aventurasse nos cinemas.
Mesmo não sendo seu primeiro filme, "O Homem que Caiu na Terra" de 1976 é um dos seus trabalhos iniciais de mais destaque justamente por ser o mais alinhado com a proposta artística que Bowie aderiu naquela época.
Na trama, o cantor dá vida a um extra terrestre que pousa na Terra em busca de água para seu planeta e que acaba entrando em colisão com as autoridades daqui ao demonstrar todo o poder dos seus recursos tecnológicos. 

O AMBICIOSO

Merry Christmas, Mr. Lawrence (1983)


Elenco: David Bowie, Takeshi Kitano, Tom Conti, Ryuichi Sakamoto e Jack Thompson.
Com a chegada dos anos 80 David Bowie já era um astro colossal na musica e tinha uma carreira modesta e promissora nos cinemas, entretanto as coisas começaram a mudar com o lançamento do ambicioso "Merry Christmas, Mr. Lawrence" de 1983.
Neste épico bélico, Bowie protagoniza a trama que acompanha soldados britânicos aprisionados em território japonês.
Em uma performance densa e corajosa, o musico provou de vez que também tinha talento para atuar e a partir dali a sua filmografia começou a ganhar mais corpo.
Uma curiosidade interessante de "Merry Christmas, Mr. Lawrence" é que o personagem do Capitão Yonoi é interpretado por Ryuichi Sakamoto, um outro musico de renome.

O CULT

Fome de Viver (1983)


Elenco: Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon, Cliff De Young, Beth Ehlers e Dan Hedaya.
Ainda em 1983, David Bowie encabeçaria o poderoso elenco daquele que para muitos é um dos filmes de vampiros mais importantes da história da sétima arte. 
Estréia do diretor Tony Scott nos cinemas, "Fome de Viver" acompanha a saga da belíssima e milenar vampira Mirian em busca de um novo amante imortal já que o seu atual passa por um processo de rápido envelhecimento.
Sexy, gótico e sanguinário, o filme acabou ganhando uma fama cult e tem na charmosa e intrigante atuação de Bowie um dos tantos pontos altos da obra.

THE BIG HIT!

Labirinto (1986)


Elenco: David Bowie, Jennifer Connelly, Brian Henson, Ron Mueck, Shari Weiser e Frank Oz.
Quando falamos de David Bowie muitas coisas nos vem a cabeça imediatamente. Alguns vão se lembrar de Ziggy Stardust, outros de canções clássicas como "Starman" e "Space Odissey", outros se lembrarão da marcante pintura facial de raio que enfatizava a "heterocromia" dos seus olhos e tantos outros se lembrarão com alegria de "Labirinto".
Lançado em 1986, esse filme de fantasia infanto-juvenil fez tanto sucesso na época de seu lançamento que acabou entrando no imaginário coletivo de toda uma geração.
Envolto em uma trama simplória mas extremamente eficiente, "Labirinto" acompanha Sarah, uma adolescente sonhadora que parte numa jornada atrás de seu irmãozinho que foi raptado pelo misterioso Rei dos Duendes.
Por mais que os efeitos especiais sejam bastante datados, a experiência de conferir essa obra ainda é indispensável.

O MAIS POLÊMICO

A Última Tentação de Cristo (1988)


Elenco: Willem Dafoe, Harvey Keitel, Barbara Hershey, David Bowie, Verna Bloom e Harry Dean Stanton.
E se Jesus Cristo tivesse dito não ao plano divino e não se sacrificasse na cruz, como sua vida seria? É justamente essa polêmica pergunta que Martin Scorsese faz e tenta responder no denso "A Última Tentação de Cristo" de 1988.
Na trama protagonizada por Willem Dafoe no papel de Jesus, David Bowie faz uma breve porém considerável participação na pele de um enigmático Pôncio Pilatos.
Com uma repercussão eclética, o filme concorreu ao Oscar como "Melhor Diretor", Barbara Hershey como Maria Madalena concorreu ao Globo de Ouro como "Melhor Atriz Coadjuvante" e Harvey Keitel no papel de Judas recebeu a indicação de "Pior Ator Coadjuvante" na Framboesa de Ouro.
Se você é daqueles que ama a sétima arte independente de crenças e religião, vale a pena assistir essa película.

O INDEPENDENTE

Basquiat (1996)


Elenco: Jeffrey Wright, David Bowie, Dennis Hopper, Benicio del Toro, Gary Oldman, Courtney Love, Christopher Walken, Willem Dafoe e Claire Forlani.
Após uma movimentada década de 80, David Bowie foi tirando um pouco o pé da sua carreira cinematográfica focando mais na sua carreira musical. Felizmente isso não o impediu de estar presente em uma das obras mais significativas do cinema independente dos anos 90.
Longa que retrata a conturbada vida do jovem pintor Jean Michel Basquiat, "Basquiat" de 1996 tem um roteiro reflexivo e um elenco poderoso que conta com David Bowie no papel de ninguém mais, ninguém menos que Andy Warhol, um dos artistas plásticos mais influentes da história.
Uma curiosidade bacana sobre este ótimo filme é que o mesmo trata-se do primeiro trabalho do cineasta Julian Schnabel que também é pintor.

O ÚLTIMO GRANDE TRABALHO

O Grande Truque (2006)


Elenco: Hugh Jackman, Christian Bale, Scarlett Johansson, Michael Caine, David Bowie, Rebecca Hall e Andy Serkis.
Em uma época onde David Bowie já era David Bowie e já não precisava provar nada pra ninguém pois já tinha destilado seu talento em todos os setores culturais possíveis, porque não participar do projeto de um cineasta ainda novato mas que já demonstrava habilidades suficientes para se tornar um dos maiores da sétima arte? Assim, Bowie interpretou Nikola Tesla no misterioso thriller "O Grande Truque" de 2006.
Protagonizado por Hugh Jackman e Christian Bale e dirigido por Christopher Nolan, o longa retrata a intensa rivalidade de dois ilusionistas do século 19 na busca pela soberania e prestígio. 
Filmão que merece ser assistido por qualquer amante dos cinemas.


Coletânea David Bowie devidamente listada! Menciono honrosamente outros bons filmes do cantor/ator como "Apenas Um Gigolô" de 1978, o musical "Absolute Beginners" de 1986, o faroeste "Duelo de Forasteiros" de 1998 e o divertido "Zoolander" de 2001.
E você? Gostou da lista? Alteraria algum filme por outro? Deixe seu comentário, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a página do "Eu e o Cinema" no Facebook.


 







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário