Domingo... dia 02 de Janeiro... de 2022... Aqui estou mais um dia preparadíssimo para a primeira "Crítica da Semana" do ano. E para começar com pé direito, vamos falar da mais recente animação lançada pelos estúdios Disney: o atmosférico "Encanto". Então sem mais delongas já prepare seus super poderes mágicos e vamos ao que interessa... Feliz ano novo!!!
ENCANTO - 2021
Elenco de Vozes: Stephanie Beatriz, María Cecilia Botero, John Leguizamo, Diane Guerrero, Jessica Darrow, Rhenzy Feliz, Wilmer Valderrama, Alan Tudyk e Maluma.
Mirabel Madrigal é uma jovem garota colombiana que integra uma família onde seus membros são abençoados com poderes especiais. Como ela é a única que não recebeu tais poderes, a mesma se vê como ponto principal de uma trama que pode colocar em risco a dádiva encantada que protege seus familiares.
Essa é a sexagésima animação lançada pelos estúdios Disney e foi dirigida por Byron Howard e Jared Bush, também responsáveis pela realização de "Zootopia" de 2016.
As canções foram idealizadas pelo artista multifacetado Lin-Manuel Miranda.
PRÓS:
Assim como de costume, os efeitos gráficos e visuais das animações dos estúdios Disney continuam formidáveis e mostrando alguma evolução gradativa em relação a obras anteriores. Os movimentos, as expressões faciais, a própria construção de mundo e a belíssima fotografia que a obra tem são resultados de um ótimo trabalho que só tem o que melhorar com o passar dos anos.(2)
Mesmo não sendo perfeito e passeando por lugares comuns, o roteiro é bem construído, conta com passagens genuinamente tocantes e dentro da sua premissa principal consegue abordar temas importantes como o amor familiar e a auto aceitação.(1)
Outra coisa que "Encanto" faz muito bem é a construção de seus personagens. Fora a protagonista que acaba ganhando a simpatia do espectador no ato, os demais possuem tanto carisma e presença que acabam contribuindo demais para que a experiência de acompanhar a animação se torne divertida e agradável.(1)
A retratação cultural que a obra faz também é muito bacana e merece destaque aqui. Colorida e lúdica ao mesmo tempo que é sincera e representativa, é possível notar que houve pesquisa e estudo para a construção das montanhas rochosas colombianas e elaborar a atmosfera necessária para evocar o país em questão (no filme tem uma capivara😍).(1)
Diferente da maioria das animações que critiquei anteriormente aqui no blog, por um acaso consegui conferir "Encanto" no idioma original. Sendo assim, foi possível acompanhar o belo trabalho do elenco de voz com destaques para Stephanie Beatriz que dubla Mirabel e John Leguizamo que dá voz ao personagem Bruno.(1)
Apesar de não ter nenhuma canção memorável como é de costume em filmes animados da Disney, "Encanto" tem boas canções elaboradas por Lin-Manuel Miranda e são muito bem realizadas pelo elenco de vozes.(1)
CONTRAS:
Pela fórmula de estrutura narrativa que vem se estendendo desde o primeiro "Toy Story" de 1995, já deixo aqui meio ponto negativo.(-0,5)
Sim, a maioria das músicas do longa são bacaninhas e até divertidas mas cá pra nós, são muitas. O longa tem oito canções o que já é bem mais do que a média de outras animações e conflita com um lema que trago sempre comigo: "Se é pro filme ter muitas músicas então certifique-se de que quase todas sejam realmente muito boas" Eu e o Cinema, Blogger do.(-0,5)
Mesmo tendo um bom roteiro que trabalha uma premissa principal interessante, a trama escorrega em facilitações narrativas que empobrecem o impacto de alguns acontecimentos da história que seriam de suma importância para que o engajamento do espectador fosse maior.(-1,5)
Tirando o arco central que envolve o conflito entre Mirabel e sua abuela, os demais arcos e conflitos que a trama desenvolve são executados de maneira menos cuidadosa e mais abruptas. Isso também acaba influenciando negativamente na maneira que o público investirá na história.(-1)
DIAGNÓSTICO DO FILME:
Divertido, representativo, cultural e com uma gama de personagens interessantes, "Encanto" fecha o ano de 2021 de maneira muito positiva para os Estúdios Disney. Poderia ser melhor se a animação trabalhasse melhor pontos importantes de sua própria premissa. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:
E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário