sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

COLETÂNEA: ANTHONY HOPKINS

Chegou a hora de postar a primeira coletânea cinematográfica do blog neste ano de 2022 e iremos fazer de maneira magistral. Afinal, nada mais majestoso do que listar os sete filmes mais importantes da carreira de ninguém menos que Anthony Hopkins, uma das lendas vivas da sétima arte. 
Nascido no País de Gales o ator construiu uma filmografia sólida e importante que lhe rendeu duas estatuetas do Oscar na categoria de "Melhor Ator" fora as incontáveis indicações em premiações como BAFTA e Globo de Ouro. Então sem mais delongas, vamos destrinchar a vida e obra desse monstro sagrado dos cinemas.


PRIMEIROS TRABALHOS

O Leão no Inverno (1968)


Elenco: Peter O'Toole, Katharine Hepburn, Anthony Hopkins, John Castle, Jane Merrow, Nigel Terry e Timothy Dalton.
Um ano após estrear em um filme feito para TV e um curta metragem, Anthony Hopkins iniciou sua carreira cinematográfica de maneira repentina e extremamente promissora ao dividir cenas com lendas clássicas do cinema antigo como Peter O'Toole e Katharine Hepburn. No épico "O Leão no Inverno", Hopkins chamou tanta atenção que acabou recebendo sua primeira indicação ao Globo de Ouro logo no seu trabalho debutante.
Nesse drama que acompanha uma intensa decisão envolvendo interesses da família real do século 11, o ator deu vida a Ricardo Coração de Leão, o terceiro filho dos reis da Inglaterra que também tem grande ambição pela coroa. Um filme indispensável para quem ama o cinema e quer se deleitar com atuações daqueles que pavimentaram o caminho que conhecemos até os dias atuais.

O PRIMEIRO GRANDE BOOM!

O Homem Elefante (1980)


Elenco: John Hurt, Anthony Hopkins, Anne Bancroft, Freddie Jones, John Gielgud, Wendy Hiller, Michael Elphick e Hannah Gordon.
Após uma década de 70 bem movimentada porém pouco relevante em termos de indicações e bilheterias veio aquele que seria o primeiro grande trabalho da carreira de Anthony Hopkins: o clássico "O Homem Elefante" de 1980. Dirigido por David Lynch (sendo um dos filmes mais lineares da sua filmografia excêntrica) essa cinebiografia acompanha a vida de John Merrick, um jovem inglês que nasceu com uma condição que afetou seriamente sua aparência o forçando a viver como uma aberração circense em situações sub-humanas. No filme, Hopkins interpreta o Dr. Freddie Treves, médico que encontra e cuida de John Merrick.
Intrigante, angustiante e contemplativo, "O Homem Elefante" entrou para os anais do cinema e precisa ser conferido por todo aquele que se denomina amante da sétima arte

MUDANÇA DE ARES

Rebelião em Alto Mar (1984)


Elenco: Mel Gibson, Anthony Hopkins, Laurence Olivier, Edward Fox, Tevaite Vernette, Wi Kuki Kaa, Daniel Day-Lewis, Bernard Hill e Liam Neeson.
Depois de consolidar sua carreira em dramas compostas por atuações de intensas, Anthony Hopkins decidiu expandir seus horizontes participando dessa típica aventura oitentista digna de Sessão da Tarde.
Dirigido pelo eclético Roger Donaldson, "Rebelião em Alto Mar" traz Hopkins no papel do cruel William Bligh, comandante de um navio inglês que acaba sofrendo uma grande rebelião liderada por um jovem Mel Gibson.
Divertido e despretensioso, o longa não chega a ser um primor mas cumpre bem o papel no qual se propõe e se sai como um exemplar de um bom cinema pipoca.

THE BIG HIT!

O Silêncio dos Inocentes (1991)


Elenco: Jodie Foster, Anthony Hopkins, Scott Glenn, Ted Levine, Chris Isaak e George Romero.
Se antes de "O Silêncio dos Inocentes" Anthony Hopkins já era visto como um ator versátil e talentoso, depois de seu lançamento seu nome foi alçado para o estrelato.
Dono de uma interpretação ímpar, Hopkins deu vida a um charmoso porém satânico Hannibal Lecter que até hoje é tido como uma das figuras vilanescas mais importantes da história do cinema.
Protagonizado por Jodie Foster e vencedor de cinco Oscars, "O Silêncio dos Inocentes" acompanha uma detetive forense que conta com a ajuda de um psiquiatra condenado por canibalismo para encontrar um misterioso serial killer.
Uma curiosidade sobre esse filmaço é que se juntarmos todas as cenas em que Hopkins aparece totaliza apenas 15 dos 118 minutos que a obra tem de duração. 

O DESAFIADOR

Nixon (1995)


Elenco: Anthony Hopkins, Joan Allen, James Woods, J.T. Walsh, Paul Sorvino, Ed Harris, Bob Hoskins, Mary Steenburgen e Powers Boothe.
Assim como relatado anteriormente, com a aclamação de "O Silêncio dos Inocentes" o nome de Anthony Hopkins foi alçado ao primeiro escalão de astros hollywoodianos e sua figura começou a marcar presença em filmes mais comerciais na década de 90. Um que talvez tenha recebido menos atenção do que merecia é a cinebiografia "Nixon" de 1995. Dirigido por ninguém menos que Oliver Stone, a obra que acompanha a vida de um dos nomes mais controversos da política americana chegou a ser lembrado pelas premiações da época mas passou desapercebido do grande público. Uma pena, já que nem todos puderam contemplar o talento do ator britânico dando vida a uma figura americana nascida em Nova York sem apelar para maneirismos ou imitação afetada. Vale a pena conferir.

O CULTUADO

Um Crime de Mestre (2007)


Elenco: Anthony Hopkins, Ryan Gosling, David Strathairn, Rosamund Pike, Embeth Davidtz, Billy Burke, Cliff Curtis e Fiona Shaw.
"Eu atirei na minha esposa... Agora prove que fiz isso"... Foi com esse dilema que "Um Crime de Mestre" alcançou sucesso e se tornou uma das obras mais cultuadas da carreira de Anthony Hopkins até aqui.
Em mais uma atuação enigmática, Hopkins dá o tom desse thriller psicológico que se por um lado não é uma primazia, por outro prende a atenção do espectador até o último minuto para que se descubra como, porque ou se foi realmente ele quem assassinou sua mulher. 


O ÚLTIMO GRANDE TRABALHO

Meu Pai (2020)


Elenco: Anthony Hopkins, Olivia Colman, Imogen Poots, Mark Gatiss, Rufus Sewell e Olivia Williams.
Aos 83 anos e consolidado como uma lenda de Hollywood, Anthony Hopkins nos presentearia com uma das atuações (que para muitos) é uma das melhores de sua carreira ao lado de sua performance em "O Silêncio dos Inocentes": a sua brilhante interpretação no drama "Meu Pai" de 2020. Neste longa que considero uma obra de arte do cinema recente, Hopkins dá vida a Anthony, um senhor idoso que começa a sofrer na pele as condições do mal de Alzheimer. Contado de um prisma completamente tocante e imersivo, o filme foi o responsável pelo segundo Oscar de "Melhor Ator" da carreira de Hopkins e já é um dos seus melhores trabalhos de toda sua filmografia.


Coletânea Anthony Hopkins devidamente listada! Menciono honrosamente outros bons filmes do lendário ator como "Magia Negra" de 1978, os épicos "Retorno a Howard´s End" de 1992 e "Vestígios do Dia" de 1993, o clássico "Drácula de Bram Stoker" de 1992, os românticos "Lendas da Paixão" de 1994 e "Encontro Marcado" de 1998, o poderoso "Amistad" de 1997 e o belíssimo "Dois Papas" de 2019.
E você? Gostou da lista? Alteraria algum filme por outro? Deixe seu comentário, compartilhe com amigos e não deixe de curtir a página do "Eu e o Cinema" no Facebook.








 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário