SPENCER - 2021
Elenco: Kristen Stewart, Sally Hawkins, Timothy Spall, Sean Harris, Jack Farthing, Jack Nielen, Freddie Spry, Amy Manson e Stella Gonet.
No natal de 1991 a família real britânica pretende comemorar a data passando por uma série de eventos tradicionais que se estenderão por três dias. Contrariada mas tendo que seguir os protocolos formais, a Princesa de Gales comparece ao evento tendo que lidar com questões que afetam sua sanidade sentimental, pessoal e até mesmo física e mental.
O longa é dirigido pelo cineasta chileno Pablo Larrain que já concorreu ao Oscar na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro" com o filme "No" de 2012 e também foi o responsável por realizar a obra "Jackie" de 2016 que acompanhava a vida da primeira-dama americana Jackie Kennedy dias após o assassinato de seu marido.
PRÓS:
Iniciando sempre pelos quesitos técnicos, aqui temos um belo exemplar de que esses recursos podem ser muito mais do que meramente estéticos e se tornarem primordiais na condução de uma obra cinematográfica. Tirando o belíssimo trabalho de fotografia e enquadramentos, os quesitos técnicos se mostram essenciais na realização de sua edição, maquiagem, figurinos que jogam o espectador no período que a história se passa e uma trilha sonora poderosa e pontual que ajuda a definir o tom da trama.(1,5)
Outro ponto que o filme acerta é na elaboração de seu roteiro. Mesmo não sendo totalmente original e inventivo a sua história é bem escrita, sabe brincar com algumas quebras de expectativas e relata as dores e angustias de sua protagonista de maneira muito palpável e realista sem a necessidade de vilanizar terceiros o que acabaria empobrecendo a obra como um todo dentro do contexto que ela se passa.(1)
Ainda falando do roteiro, pontuo os diálogos e conversações inseridas no mesmo. Bem construídos e bem conduzidos pelos seus interpretes, as conversas contidas aqui passam o seu recado sem cair na tentação de se tornar expositivo ou sentimentalista.(1)
No quesito atuação todo o elenco está bem, mas se tem alguém que merece algum tipo de reconhecimento a mais esse alguém é Kristen Stewart. Mesmo não me sentindo capaz em julgar se a atriz americana consegue acertar ou não no sotaque britânico, todas as outras facetas que ela apresenta aqui são admiráveis. Sua atuação invoca a figura de Lady Di com muita precisão e todos os sentimentos que ela imerge é feito de maneira poderosa e realista. Dizer que sua performance é digna de Oscar talvez seja muito cedo pra falar, mas definitivamente ela merece ser lembrada pelo que fez aqui.(1,5)
CONTRAS:
O ritmo de "Spencer" é muito circular e pesaroso. Sem muito o que mostrar e com pouca história para trabalhar a sua estrutura narrativa parece empacada e episódica demais afetando de maneira considerável o teor de entretenimento do filme.(-1,5)
Confesso que a conclusão da trama também me incomodou devido a maneira que ela é conduzida. Um tanto quanto desregulado com a proposta que ele construiu até ali, o tom do longa sofre de tal maneira que ele quase passa de um drama denso para um leve filme familiar. Não chega a atrapalhar totalmente a experiência mas me causou uma leve estranheza.(-0,5)
DIAGNÓSTICO DO FILME:
Denso, angustiante e flertando com o terror psicológico, "Spencer" tem como um de seus maiores trunfos a interpretação magnífica de sua protagonista e a tensão palpável de sua trama. Mesmo sendo mais vagaroso do que precisava, o filme se sobressai como a obra cinematográfica definitiva de uma das figuras mais intrigantes da realeza britânica. Somando tudo isso, o veredito do "Eu e o Cinema" para o filme fica assim:
E você?! Já assistiu esse filme??? Quer assistir??? Comente esse post e se torne um amigo que assim como eu, simplesmente ama o cinema!!!
E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário