domingo, 27 de março de 2022

PALPITES - OSCAR 2022

Logo mais a premiação anual mais importante da sétima arte começa e todo aquele que ama o cinema provavelmente estará de frente pra TV, tablet, celular ou dispositivo de sua preferência para conferir os nomes e obras que levaram a estatueta dourada tão cobiçada pra casa. Assim como já foi feito em anos anteriores, o blog retorna com os seus palpites nas categorias principais salientando pra quem vai a nossa torcida e quem de fato a Academia deve premiar. Sendo assim, vamos aos pitacos...


sábado, 26 de março de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #170ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2022)

O Oscar 2022 enfim chegou!!! E com ele, a última edição da crítica especial do blog "Eu e o Cinema" sobre os longas que concorrem a categoria mais importante da noite que é a de "Melhor Filme". E para encerrarmos nossa fase dourada vamos falar do mais recente trabalho do icônico diretor Steven Spielberg que decidiu criar sua própria versão de um dos clássicos que marcaram época: "Amor, Sublime Amor". Então prepare os seus "tss, tss... tss, tss" e seus "Pow... Uau... Chow" e vamos para o que interessa...

AMOR, SUBLIME AMOR - 2021

Elenco: Ansel Elgort, Rachel Zegler, Ariana DeBose, Mike Faist, David Alvarez, Corey Stoll, Rita Moreno, Brian d'Arcy James, Iris Menas, Josh Andrés Rivera, Paloma Garcia-Lee e Kyle Coffman.


CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Figurino
Melhor Som

SOBRE O FILME:
Passado na década de 50, "Amor, Sublime Amor" acompanha a história de Tony e Maria, dois apaixonados que decidem lutar pelo seu amor em meio de uma guerra étnica de gangues que domina um bairro periférico de Nova York e ameaça essa união.
Como ressaltado anteriormente, esse longa recebe a direção do inenarrável cineasta Steven Spielberg e trata-se de um remake do clássico musical lançado em 61. Outro link interessante sobre as duas obras é que atualmente a atriz Ariana DeBose concorre pela mesma categoria no qual Rita Moreno ganhou no Oscar de 1962 interpretando a mesma personagem.

terça-feira, 22 de março de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #169ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2022)

Penúltimo longa dentre os indicados a categoria de "Melhor Filme" no Oscar deste ano que irá acontecer no próximo domingo dia 27 a receber sua "Crítica Especial" do blog "Eu e o Cinema" é coincidentemente a primeira obra japonesa a figurar por aqui. "Drive My Car" (ou "Doraibu mai ka" no original) recebe a direção do respeitado cineasta Ryusuke Hamaguchi e entra pra história por ser o primeiro filme japonês a concorrer na categoria principal da cerimônia.
Então prepare seu carro antigo porém conservado e uma motorista a tira colo e vamos para mais uma análise do blog...

DRIVE MY CAR - 2021

Elenco: Hidetoshi Nishijima, Tôko Miura, Masaki Okada, Reika Kirishima, Park Yu-rim, Jim Dae-Yeon, Sonia Yuan e Satoko Abe. 


CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Filme Estrangeiro
Melhor Roteiro Adaptado

SOBRE O FILME:
Após uma série de eventos abalar sua vida pessoal, um renomado ator de teatro é convidado para dirigir uma importante peça de teatro em Hiroshima. Chegando lá, situações o obrigam a confrontar seu passado enquanto fortalece laços com uma jovem misteriosa que foi designada para ser sua motorista particular.
Primeiro longa japonês da história a concorrer a categoria de "Melhor Filme", "Drive My Car" chamou atenção por ganhar o Globo de Ouro e mais recentemente o BAFTA, ambos na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro", e por conter três horas de duração.

domingo, 20 de março de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #168ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2022)

Chegamos na oitava crítica especial do Oscar 2022 há exatamente sete dias da cerimônia que vai premiar as melhores obras e atuações cinematográficas do ano passado. Para iniciar essa semana que promete ser bastante corrida por aqui vamos analisar o longa "Licorice Pizza", filme dirigido pelo sempre ótimo Paul Thomas Anderson e conta com um elenco novato e extremamente talentoso. Então sem mais delongas, prepare as memórias de seu amor adolescente dos anos 70 e vamos para mais uma crítica novinha em folha...

LICORICE PIZZA - 2021

Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Mary Elizabeth Ellis, Bradley Cooper, Sean Penn, Tom Waits, Skyler Gisondo, Ben Safdie, Harriet Samson Harris, John Michael Higgins, Joseph Cross, Maya Rudolph e George DiCaprio.


CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Roteiro Original

SOBRE O FILME:
Em meados dos anos 70 um adolescente dono de uma auto confiança quase que surpreendente vive todas as alegrias, dores e descobertas de seu primeiro amor ao se apaixonar por uma jovem alguns anos mais velha.
O longa é escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, responsável por clássicos como "Boogie Nights" de 1997, "Magnólia" de 1999, "Sangue Negro" de 2007, "O Mestre" de 2012, entre outros, e traz como protagonistas dois nomes debutantes: Alana Haim (mais conhecida por integrar a banda de indie rock chamada "Haim") e Cooper Hoffman (filho mais velho do talentosíssimo ator Phillip Seymour Hoffman, falecido em 2014).

terça-feira, 15 de março de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #167ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2022)

Estamos há uma semana e meia do Oscar e as máquinas por aqui no "Eu e o Cinema" não param. O indicado a "Melhor Filme" da vez a ser destrinchado por mais uma crítica especial do blog é o remake "No Ritmo do Coração". Então prepare sua língua de sinais e seu super talento vocal e vamos para mais uma análise...

NO RITMO DO CORAÇÃO - 2021

Elenco: Emilia Jones, Troy Kutsur, Marlee Matlin, Daniel Durant, Eugenio Derbez, Amy Forsyth e Ferdia Walsh-Peelo.


CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Roteiro Adaptado

SOBRE O FILME:
Ruby de 17 anos é a única pessoa a ter audição em uma família de surdos. Fundamental para os negócios familiares, a adolescente é o elo de comunicação que movimenta todos os trâmites e negociações dessa profissão. Entretanto, a mesma se encontra em um grande dilema quando se descobre dona de uma voz incrível e para correr atrás desse novo sonho precisa abrir mão de suas obrigações.
"Coda" (no original) é um remake do longa francês "A Família Bélier" de 2014 e todos os seus personagens surdos de fato são interpretados por atores com a mesma situação.

sábado, 12 de março de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #166ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2022)

E cá estamos com mais uma edição da Crítica Especial do Oscar 2022 para destrinchar mais um indicado a categoria de "Melhor Filme" na cerimônia deste ano. O escolhido da vez é o quase autobiográfico "Belfast", longa dirigido por Kenneth Branagh que para alguns é um dos francos favoritos a levar a estatueta pra casa. Então prepara suas memórias da infância e seus coquetéis molotov e vamos ao que interessa...

BELFAST - 2021

Elenco: Jude Hill, Caitriona Balfe, Jamie Dornan, Ciarán Hinds, Judi Dench, Colin Morgan, Lara McDonnell e Lewis McAskie.


CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Roteiro Original

SOBRE O FILME:
No estouro da guerra civil politico social que tomou conta da cidade norte irlandesa de Belfast, um garotinho encara toda a situação com bastante curiosidade 
e pureza enquanto seus pais buscam opções para proteger a família.
Quase que autobiográfico, "Belfast" é dirigido pelo versátil cineasta Kenneth Branagh que volta a concorrer na categoria de "Melhor Direção" desde 1990 quando foi indicado por seu belo trabalho no épico "Henrique V".

quarta-feira, 9 de março de 2022

CRÍTICA DA SEMANA - #165ª EDIÇÃO (ESPECIAL OSCAR 2022)

Hoje não é domingo mas como o Oscar está logo ali precisamos acelerar os motores para postarmos análises de todos os filmes que estão concorrendo na categoria de "Melhor Filme" neste ano. O longa da vez é o thriller noir "O Beco do Pesadelo" que foi dirigido por ninguém menos que Guillermo del Toro e contém grande elenco. Então sem mais delongas, prepare seu chapéu vintage e suas luvas de ilusionista e vamos para o que interessa...

O BECO DO PESADELO - 2021

Elenco: Bradley Cooper, Rooney Mara, Cate Blanchett, Toni Collette, David Strathairn, Willem Dafoe, Ron Perlman, Mark Povinelli, Richard Jenkins, Mary Steenburgen, Holt McCallany e Tim Blake Nelson.


CATEGORIAS INDICADAS:
Melhor Filme
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Figurino

SOBRE O FILME:
Passado nos anos 40, "O Beco do Pesadelo" acompanha a jornada de um simplório e atormentado rapaz que após se juntar a um circo descobre que tem talento para ludibriar pessoas através de truques de ilusionismo. Ambicioso e com faro para o negócio, ele decide encarar desafios maiores em busca de mais dinheiro lidando com pessoas muito mais perigosas.
Conforme dito anteriormente, este é o décimo quarto trabalho do diretor mexicano Guillermo del Toro, conhecido por obras como "Blade II" de 2002, "O Labirinto do Fauno" de 2006, "A Colina Escarlate" de 2015 e ganhou o Oscar de "Melhor Filme" e "Melhor Diretor" por "A Forma da Água" de 2017.

domingo, 6 de março de 2022

ASTROS QUE MERECIAM UM OSCAR

Ainda tratando o Oscar como o assunto central no blog, hoje vamos destacar nomes de grandes atores, atrizes e diretores que já deveriam ter mas ainda não ostentam uma estatueta dourada em suas estantes chiques. Lembrando que esse post pode envelhecer mal já que todos que serão citados nessa matéria ainda podem ser congratulados com essa que é a premiação mais honrosa da sétima arte. Dito isso, vamos ao que interessa...

Edward Norton


Metódico, versátil e extremamente talentoso, Edward Norton se firmou como uma das estrelas mais importantes de Hollywood desde que começou a chamar atenção ao estrelar o suspense "As Duas Faces de Um Crime" de 1996 que é um dos seus primeiros trabalhos no cinema. Três anos após o seu debute, Norton já recebia sua segunda indicação ao Oscar pela sua performance em "A Outra História Americana" naquela que considero uma das melhores interpretações masculinas dos últimos vinte e cinco anos. Naquela ocasião o ator acabou sendo injustiçado pela Academia que achou melhor presentear o italiano Roberto Benigni pela sua atuação em "A Vida é Bela". De lá para cá, Norton foi indicado apenas mais uma vez por "Birdman" de 2014 e ainda segue na busca de sua estatueta dourada que já deveria estar em suas mãos a mais de duas décadas.