domingo, 27 de março de 2022

PALPITES - OSCAR 2022

Logo mais a premiação anual mais importante da sétima arte começa e todo aquele que ama o cinema provavelmente estará de frente pra TV, tablet, celular ou dispositivo de sua preferência para conferir os nomes e obras que levaram a estatueta dourada tão cobiçada pra casa. Assim como já foi feito em anos anteriores, o blog retorna com os seus palpites nas categorias principais salientando pra quem vai a nossa torcida e quem de fato a Academia deve premiar. Sendo assim, vamos aos pitacos...



Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Jessie Buckley (A Filha Perdida)
Quem deve ganhar: Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor)

Mesmo não morrendo de amores por "A Filha Perdida", a interpretação de Jessie Buckley é um dos pontos fortes do filme pois é uma performance que complementa a atuação de Olívia Colman que mais uma vez está soberba. Se tratando de versões diferentes da mesma personagem, Buckley incita todo o passado e o contexto que forma aonde se encontra o coração e mente de Colman. Pra mim, a melhor entre as indicadas nessa categoria. Porém, a Academia deve premiar Ariana DeBose que também está ótima em "Amor, Sublime Amor" e não só entrega muito carisma, charme e densidade dramática como canta e dança de forma graciosa.


Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães)
Quem deve ganhar: Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)

Na categoria de "Melhor Ator Coadjuvante" a estatueta deve ir mesmo para Troy Kotsur pela sua boa interpretação em "No Ritmo do Coração" que vem lhe rendendo prêmios como o BAFTA que desde 2014 pra cá só não coincidiu seu resultado com o Oscar em apenas uma ocasião. Mas a torcida deste blogger que vos fala vai para a performance misteriosa, introspectiva mas absurdamente curiosa e magnética de Kodi Smit-McPhee em "Ataque dos Cães". McPhee sustenta com muita propriedade a base do pequeno suspense contido na trama e para mim é o melhor entre os indicados.


Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)
Quem deve ganhar: Olivia Colman (A Filha Perdida)

Quando a britânica Olivia Colman venceu o Oscar por sua belíssima atuação em "A Favorita" na edição de 2019, foi uma surpresa já que ela desbancou Glenn Close que era a mais cotada pra receber a estatueta naquela ocasião. O mesmo pode acontecer esse ano já que a mesma Olivia é o principal nome da categoria de "Melhor Atriz" pela sua performance em "A Filha Perdida" mas existe grandes chances de ser surpreendida. A minha torcida vai para Jessica Chastain por sua atuação versátil que é de longe a melhor coisa do mediano "Os Olhos de Tammy Faye". Confesso que também seria muito bacana ver Kristen Stewart levando o Oscar pelo seu competente trabalho em "Spencer", afinal seria a verdadeira ascensão da eterna e insossa Bella Swan.


Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães)
Quem deve ganhar: Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães)

Há quem diga que não vai ter jeito e mesmo não sendo a melhor atuação entre os cinco indicados o Oscar vai acabar premiando Will Smith mais pelo peso do seu nome do que pela sua performance em "King Richard: Criando Campeãs". Mas levando em consideração as escolhas da Academia nos últimos anos temos exemplos como Sylvester Stallone e Glenn Close que vão contra essa teoria. E se os votantes decidiram prezar pelo talento da interpretação ao invés do prestígio do intérprete, não tem ninguém que mereça mais do que Benedict Cumberbatch por "Ataque dos Cães" na edição desse ano... e sinceramente eu acho que ele leva.


Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Steven Spielberg (Amor, Sublime Amor)
Quem deve ganhar: Jane Campion (Ataque dos Cães)

Talvez a categoria mais difícil deste ano seja a de "Melhor Direção". Com pelo menos quatro indicados que realizaram trabalhos excepcionais é bem provável de que a Academia premie a cineasta Jane Campion pelo que ela fez em "Ataque dos Cães". A torcida do blog vai para o icônico Steven Spielberg que mesmo a frente do desafio imenso de dirigir um remake de uma obra clássica em um gênero que ele nunca trabalhou antes, o cineasta se sobressaiu injetando muito mais força e personalidade na sua versão e claro que um Oscar a mais pra coleção desse gênio nunca é demais.


Quem o "Eu e o Cinema" quer que ganhe: Ataque dos Cães
Quem deve ganhar: Ataque dos Cães

Dessa vez a Academia decidiu preencher as dez vagas disponíveis na categoria de "Melhor Filme" e tratou de montar uma lista de indicados bem eclética. Entre eles, concorrem desde o cômico "Não Olhe Para Cima" até o mais tenso "O Beco do Pesadelo" passando pelo cinema estrangeiro com a obra japonesa "Drive My Car". Mas dificilmente o principal prêmio da noite vai pra outra obra se não o drama "Ataque dos Cães". Com uma trama densa, cheia de camadas e interpretações contando com um elenco poderoso e uma direção magistral, o longa se destaca entre seus concorrentes e merece levar essa pra casa.


Feito os palpites do blog! Concorda com os meus pitacos? Discorda? Então não deixe de comentar sua opinião e fique atento ao Oscar 2022 que vai ao ar hoje a partir das 21:00 horas. 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário