domingo, 22 de março de 2015

SESSÃO SÁBADÃO - #2ª EDIÇÃO

Mais um sábado passou e mais um filme foi assistido para posteriormente ser avaliado aqui no blog "Eu e o Cinema". O filme da vez foi o drama lançado ano passado chamado "Selma - Uma Luta pela Igualdade". O longa foi um dos concorrentes ao Oscar de "Melhor Filme" neste ano, mas levou pra casa apenas o prêmio de "Melhor Canção" com a sua estrondosa e belíssima "Glory", composta e interpretada por John Legend e Common.
Filme apresentado, vamos á crítica do blog...


Selma - Uma Luta pela Igualdade - 2014

Elenco: David Oyelowo, Tom Wilkinson, Tim Roth e Carmen Ejogo

Nota (0/10): 7,5
Este longa dirigido pela diretora Ava DuVernay (iniciante que dirigiu "Middle Of Nowhere" e episódios da série "Scandal") traz a história da marcha pacífica organizada pelo ativista Martin Luther King Jr. (David Oyelowo) que seria em prol dos direitos de voto dos negros no estado do Alabama, ou seja, o filme é baseado em fatos reais.

PRÓS: O enredo do filme por si só, já é um material muito intenso que se fosse bem explorado, daria um bom filme. É o que acontece aqui. O enredo do filme é bem explorado, bem conduzido e bem dirigido. Outro ponto a favor de "Selma", são as atuações magistrais de todo o elenco principal, principalmente de David Oyelowo e de Tom Wilkinson. É difícil aceitar que David ficou de fora da disputa de "Melhor Ator" no Oscar deste ano, após dar uma aula de interpretação como Martin Luther King Jr. É possível perceber todas as angústias, as dúvidas, a perseverança e a força que compõe o seu personagem. Devido a estas ótimas interpretações, a maioria dos diálogos do filme são muito bonitos, fluem bem e emocionam.
As cenas das "batalhas" da polícia contra os passeatas também são muito bem feitas e de tirar o fôlego.