domingo, 7 de maio de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #55ª EDIÇÃO

Tradição é tradição e com ela não se brinca. Como acredito fielmente nessa sentença, estamos nós aqui em mais um domingo preparados para mais uma Sessão Sábadão, faça chuva ou faça sol...
O filme a ser analisado nessa edição de número 55, é o suspense "Corra!". Aproveitando o ensejo, vamos deixar de milongas e vamos correr para a nossa crítica... (triste trocadilho)

Corra! - 2017

Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener, Bradley Whitford, Caleb Landry Jones, Beth Gabriel, Keith Stanfield, Lil Rel Howary, Marcus Henderson e Stephen Root.


SOBRE O FILME:
Primeiro filme dirigido por Jordan Peele, que tem vasta carreira como ator cômico trabalhando por muito tempo no programa televisivo MadTV, "Get Out" ou "Corra!" é um suspense com elementos de horror que conta a história de um rapaz negro que ao passar o final de semana na casa dos pais de sua namorada, começa a desconfiar que alguma coisa muito estranha está por trás daquela família.

PRÓS: A melhor forma que encontrei para começar a falar sobre "Corra!" está justamente na maneira gradativa que o filme estabelece o seu suspense. A inserção desse elemento encaixa pois ele mescla pequenas situações com acontecimentos mais angustiantes. Sendo assim, o espectador acaba sendo tragado pelas mesmas desconfianças e medos do protagonista deixando a atmosfera do longa cada vez mais densa conforme a história vai se desenrolando.(1,5)
Outro ponto bacana dessa película é o seu roteiro. Se no quesito enredo e conteúdo ele acaba se sobressaindo como um dos melhores do gênero nos últimos anos, a critica racial que ele faz também é muito interessante. Não se trata do racismo explícito ou segregado, mas sim daquele que eu costumo chamar de "racismo do bem", um preconceito carregado de "boas intenções" mas acaba ofendendo tanto quanto aquele que é mais direto. A maneira que o longa trabalha essa questão é muito bem feita.(2)
No quesito atuação todos estão devidamente corretos. Destaque para Catherine Keener que consegue passar todos os agravantes de sua personagem com gestos sutis, olhares acolhedores e postura branda, e para Daniel Kaluuya que passa carisma e terror em uma interpretação pontual.(1,5)
Um dos últimos filmes de suspense/horror que foi analisado na Sessão Sábadão (clique aqui pra saber qual foi) só não levou a primeira nota 10 da história do blog pois o seu ato final foi muito aquém do esperado. O mesmo não acontece aqui. Sem enrolações e sem cenas excedentes com momentos desnecessários, a conclusão de "Corra!" é feito de maneira direta, sintética e sem retornos. Uma revigorada para o gênero.(1)