domingo, 24 de março de 2019

SESSÃO SÁBADÃO - #108ª EDIÇÃO

Mais um domingo bacana propício para mais uma edição da Sessão Sabadão e hoje vamos de um dos filmes mais esperados deste ano: o horripilante "Nós", mais novo trabalho do comediante/cineasta Jordan Peele. Sendo assim, prepare suas tesouras douradas e vamos ao que interessa...


Nós - 2019

Elenco: Lupita Nyong'o, Winston Duke, Shahadi Wright-Joseph, Evan Alex, Elizabeth Moss, Tim Heidecker, Kara Hayward e Cali Sheldon.


SOBRE O FILME:
Após ser vítima de um acontecimento traumático na sua infância, Adelaide e sua família voltam a praia aonde ocorreu tal fato e se deparam com versões malignas deles mesmos.
Como dito anteriormente, "Nós" é o segundo filme realizado por Jordan Peele, o mesmo que abalou as estruturas de Hollywood com o incrível "Corra!" de 2017, outra obra de horror que também tem análise na Sessão Sábadão (clique aqui).

PRÓS: Jordan Peele deixou bem claro: "'Nós' é um filme de horror!". Já que é assim, vamos iniciar as críticas positivas da obra justamente por este fator que é o mais importante para filmes deste gênero. "Nós" provavelmente não vai te deixar genuinamente assustado, mas trabalha este elemento com muita competência inserindo tensão, agonia e uma dúzia de jump scares bem certeiros.(1)
Uma boa parcela da expectativa que se criou em cima deste longa, se deve a originalidade do roteiro apresentado pelo trabalho anterior deste diretor. Felizmente, essa expectativa se justifica. Bem elaborado, alegórico, se esquivando de clichês e com um enredo frenético, dinâmico e funcional, a história consegue fugir das mesmices que o gênero costuma nos apresentar.(1)
A trilha sonora é um outro fator que merece destaque. Poderoso, atmosférico e até mesmo incômodo, a música consegue somar a obra em todos as variedades que ele passeia, seja no terror, na comédia ou na ação.(1)
Os quesitos técnicos também tem grande valor, pois possuem uma excelente edição, uma bela fotografia e cinematografia, um figurino pontual e uma ótima maquiagem.(0,5)
Para finalizar os pontos positivos, vamos falar das atuações que estão acima da média. Vale dizer que todo o elenco brilha em seus personagens entregando uma atuação carismática e fisicamente poderosa. Mas a dona da bola é Lupita Nyong'o! Ela domina a cena como ninguém e entrega um trabalho monstruoso que surpreende em todas as camadas de sua performance.(2)