terça-feira, 4 de julho de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #63ª EDIÇÃO

Não importa se atrasamos, mas sim se quitamos a dívida! Seguindo essa ideia, o blog "Eu e o Cinema" fará dessa semana uma das mais produtivas da nossa história para recompensar todo esse tempo de marasmo que passamos. Pra iniciar os trabalhos vamos com a sexagésima terceira edição da nossa Sessão Sábadão. "Vida" é o longa analisado da vez. Então apertem os cintos, preparem seus óculos para leitura que essa semana promete.

Vida - 2017

Elenco: Jake Gyllenhaal, Rebecca Ferguson, Ryan Reynolds, Hiroyuki Sanada, Ariyon Bakare e Olga Dihovichnaya


SOBRE O FILME:
Enviados em uma missão, seis astronautas conseguem capturar um resquício de vida inteligente em Marte. Entretanto, esse experimento pode se tornar extremamente perigoso para a vida dos tripulantes envolvidos.
"Vida" foi dirigido pelo cineasta Daniel Espinosa, conhecido por longas como "Protegendo o Inimigo" de 2012 e "Crimes Ocultos" de 2015.

PRÓS: Uma das primeiras coisas que já me chamou atenção nesse filme, foi a maneira que ele encontrou para trabalhar seus personagens. Foi muito revigorante ver que mesmo com um elenco encabeçado por estrelas do naipe de Jake Gyllenhaal e Ryan Reynolds, cada um dos seis tripulantes acabam recebendo um cuidado especial por parte do roteiro dando a eles o seu momento de brilhar. Esse recurso acaba inserindo o espectador na história, cativando empatia do público para com todos os personagens envolvidos.(1,5)
Uma outra coisa que esse recurso faz, mesmo que por tabela, é a falta de apego do roteiro por esses mesmos personagens. O longa basicamente não tem dó de ninguém. Dessa maneira, o espectador pode se surpreender com quem pode morrer ou sair vivo dessa missão. Não há favoritos e nem presas fáceis, todos ali estão submetidos ao mesmo perigo e isso aumenta o nível de tensão do enredo.(1,5)
A partir do momento que o ser marciano começa a se estabelecer na trama, o fator suspense do filme vai crescendo gradativamente e de maneira bem trabalhada. O medo e a angústia se tornam cada vez mais palpáveis e se tornam elementos indispensáveis para a obra.(1,5)
No quesito atuação, todos estão bens e operantes. Se concentrando no trio protagonista, Jake Gyllenhaal e Rebecca Ferguson são os que injetam mais peso e mais camadas em suas atuações, enquanto Ryan Reynolds vai se distanciando cada vez mais de suas interpretações unidimensionais, injetando carisma, humor e tensão na dose certa.(0,5)
Por fim, os quesitos técnicos tornam-se mais um ponto positivo em "Vida". A belíssima fotografia, a edição competente, uma trilha sonora correta e a computação gráfica excepcional ajudam a formar a identidade do filme.(1)