quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

HOLLYWOOD EM DÉCADAS - OSCAR

Desde sua primeira cerimônia no ano de 1929, o Oscar (prêmio oferecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) se tornou o principal evento da sétima arte. Realizada anualmente, a festa celebra os principais destaques do cinema no ano anterior, lhes premiando com a tão cobiçada estatueta dourada. Já que estamos na nossa fase pré-Oscar nesse mês de Fevereiro, vamos destrinchar esse acontecimento tão importante década a década no nosso túnel do tempo. Então prepare sua gravata borboleta e embarque em mais essa viagem...


Década de 50

Joseph L. Mankiewics


Em 1950, o Oscar já era uma cerimônia importantíssima para o cinema e era adorado devido ao prestígio, o garbo e a elegância com que as estrelas hollywoodianas desfilavam no tapete vermelho. Antes dessa década, nomes como Spencer Tracy, Bette Davis, Anthony Quinn, Luise Rainer e Fredrich March já tinham conquistado a honraria por duas vezes e deixaram suas marcas na história da premiação. 
Com os musicais em alta, a década de 50 nomeou dois filmes do gênero como melhor produção do ano ("Sinfonia em Paris" no Oscar de 1952 e "Gigi" no Oscar de 1959) e indicou mais um ("Moulin Rouge" no Oscar de 1953). Outros vencedores que marcaram aquela época foram Vivian Leigh (que recebeu sua segunda estatueta por "Uma Rua Chamada Pecado" na cerimônia de 1952), Marlon Brando (que debutou vencendo por "Sindicato dos Ladrões" na cerimônia de 1955) e os diretores George Stevens (que levou dois prêmios em 1952 por "Um Lugar ao Sol" e em 1957 por "Assim Caminha a Humanidade") e Joseph L. Mankiewics (que conquistou duas estatuetas consecutivamente nos anos de 1950 e 1951 pelos filmes "Quem é o Infiel?" e "A Malvada").