domingo, 9 de julho de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #64ª EDIÇÃO

Domingão, mais uma Sessão Sábadão na área e hoje estamos europeus. O filme escolhido para receber a nossa tão abalizada análise é o francês "Demain Tout Commence", que aqui no Brasil recebeu o título de "Uma Família de Dois". Dito isso, não tem mais nada a acrescentar que você ainda não saiba. Prepare seus óculos de leitura e seu chocolate quente e vamos ao que interessa...


Uma Família de Dois - 2016

Elenco: Omar Sy, Gloria Colston, Clémence Poesy, Antoine Bertrand, Ashley Walters e Clémentine Célarié


SOBRE O FILME:
Remake de "Não Aceitamos Devoluções", longa de maior bilheteria da história do México, "Uma Família de Dois" é uma comédia dramática dirigida por Hugo Gélin e conta a história de Samuel, um solteirão despreocupado que descobre de uma hora pra outra que tem uma filha recém nascida. Após essa descoberta, ele acaba readaptando sua vida para se tornar um pai de fato, mas a vinda repentina da mãe pode estremecer o laço criado entre eles.
O filme foi originalmente lançado em 2016, mas chegou aos cinemas brasileiros no finalzinho do mês passado.

PRÓS: Uma coisa já possa ser dita logo de cara sobre "Uma Família de Dois": Omar Sy carrega o filme nas costas. Carismático, engraçado e com uma forte presença, o ator injeta personalidade na dosagem certa pra compor seu personagem. Isso acaba refletindo muito na relação e na química entre Samuel e sua filha Gloria, interpretada por Gloria Colston, que por sua vez dá uma atuação que oscila entre o correto e o problemático, sorte que foi conduzida pela experiência do protagonista.(1)
No quesito comédia, o humor do filme não é um dos mais afiados e inspirados da história do cinema, mas é agradável e funciona na maioria das vezes. Poderia ser mais efetivo se não perdesse sua sutileza e não apelasse para o repetitivo, mas é possível dar boas risadas ao acompanhar a trama.(1)
Na parte técnica, nada faltando e nada sobrando. O longa tem uma boa edição e uma boa fotografia, mas o destaque vai para a sua empolgante trilha sonora.(0,5)
A estrutura narrativa de "Uma Família de Dois" está longe de ser perfeita e a história que seu roteiro conta não é original e já foi feito antes de maneira bem melhor (vide a obra que originou esse remake). Pelo menos é notável o esforço em fugir dos clichês do gênero e entregar uma história um pouco mais surpreendente do que o esperado.(1,5)