domingo, 8 de outubro de 2017

SESSÃO SÁBADÃO - #77ª EDIÇÃO

E lá vamos nós outra vez para mais uma Sessão Sábadão! Hoje vamos analisar o tenso suspense "Um Contratempo", introduzindo o cinema espanhol no nosso quadro semanal. Quer saber o que este blogger que vos fala achou deste filme? Então senta na poltrona e segue a leitura...

Um Contratempo - 2016

Elenco: Mario Casas, Ana Wagener, Bárbara Lennie, José Coronado, Francesc Orella e Iñigo Gastesi.


SOBRE O FILME:
Dirigido por Oriol Paulo, este longa espanhol traz uma trama de suspense que tem como personagem central a figura de Adrián Doria, um jovem empresário que tem sua vida virada de cabeça pra baixo quando sua amante é morta misteriosamente. Para provar sua inocência, ele contrata uma das melhores advogadas do ramo e juntos tentam descobrir o que realmente aconteceu naquela fatídica noite.

PRÓS: Vamos iniciar as críticas positivas por um quesito extremamente determinante para filmes que contém essa mesma premissa e narrativa: a atmosfera. Bem manipulada pelo diretor, a tensão e a injeção constante de uma nova informação ao enredo conseguem prender a atenção do espectador e são trabalhadas de maneira complementares.(1,5)
O roteiro de "Um Contratempo" é muito bem trabalhado, pois contém ótimos diálogos, uma estrutura minuciosa e bem desenvolvida que deixa pouco espaço para falhas e/ou furos na trama.(2)
No quesito interpretativo, temos um elenco estrondosamente inspirado. Se direcionarmos a análise exclusivamente ao quarteto principal, conseguimos extrair atuações densas, fortes e orgânicas que formam a identidade perfeita para seus respectivos personagens.(2)
Os quesitos técnicos não se sobressaem e nem carregam o filme nas costas, porém os efeitos gráficos e especiais funcionam muito bem quando requisitados e a fotografia é quase um recurso narrativo para contar a história.(1)