terça-feira, 13 de julho de 2021

ROCK NACIONAL NOS CINEMAS

Hoje é o dia mundial do Rock e esse é o gênero musical que mais oferece material para a sétima arte. No Brasil esse fenômeno é menos corriqueiro mas contém bons exemplos de filmes que exploraram a vida e obra de grandes nomes do rock nacional. Então para celebrar esse dia tão especial, nada melhor do que um post novinho em folha pra retratar essas películas... afinal, como diria Christiane Torloni: "Hoje é dia de rock... bebê"...


Cazuza

Cazuza - O Tempo Não Para (2004)


Para iniciar nossa matéria, vamos falar daquele que é para muitos (inclusive para este blogger que vos fala) o melhor filme biográfico sobre um ícone do rock nacional: "Cazuza - O Tempo Não Para" de 2004. Contando com um roteiro muito elaborado que vai de encontro com acontecimentos importantes da vida e carreira do roqueiro carioca aliado com a atuação magistral e sincera de Daniel de Oliveira, o longa chamou atenção dos críticos e do público sendo uma das maiores bilheterias daquele ano e logo se tornaria uma das maiores de todos os tempos no cinema nacional.
Fora a icônica cena de um Cazuza já debilitado cantando "O Tempo Não Para" no que seria a reprodução de um dos seus últimos shows, a obra também marcou época pois se tornaria um dos primeiros a ditar uma nova linguagem no cinema brasileiro que seria adotado em produções futuras e que é usado até os dias atuais.